A INTERPRETAÇÃO DOS SONHOS DO FARAÓ PELO EX-PRESIDENTE DO FED ou A PRODUÇÃO DO MEDO DA FALSA CRISE

greenspanVOU TE PEGAR!!!

Alan Greenspan, ex-presidente do Federal Reserve (FED), o banco central americano, em entrevista ao programa Love of Money, da emissora BBC Two, afirmou que o mundo está saindo da “crise”, porém para “eles” sempre há um porém “a crise acontecerá novamente, mas será diferente”. Para ele, a questão passa pela “natureza humana”, a “insaciável capacidade dos seres humanos quando confrontados com um longo período de estabilidade de presumir que esse período continuará”.

O FARAÓ, JOSÉ E DEUS EM UM

Será que Greenspan teve um daqueles sonhos premonitórios como o faraó bíblico, aqueles das 7 espigas magras que engoliam as 7 espigas gordas e das 7 vacas magras que devoravam as 7 vacas gordas, e que o jovem prisioneiro israelita José, com a ajuda de Deus, interpretou como sendo a sucessão de tempos de bonança e tempos de escassez?

Acontece que Greenspan é ao mesmo tempo o faraó que sonha, é José, uma caixa de ressonância de Deus, e é Deus, este adivinho, tudo ao mesmo tempo. E, diferente daquele tempo, quando José auxiliou o faraó, através de Deus, a precaver-se dos desígnios (crise?) dEle mesmo, a tríade Faraó-José-Deus em Greenspan é totalmente despótica e impotente ao mesmo tempo, já que premoniza, mas sem possibilidade de modificação de destinos, como o sonho do soldado, que, antes, José havia premonizado que morreria em três dias e assim se deu sem tirar nem por.

FREUD, JUNG, LACAN, SARTRE E GREENSPAN

Muito séculos depois, em 1900, “de buraco”, Freud bingou ao publicar A Interpretação dos Sonhos como pretensão de dar aos sonhos uma suposta cientificidade. Ou seja, no conteúdo manifesto dos sonhos há sempre um conteúdo latente (desejo recalcado), um segredinho sujo. Édipo. Na polução no fundilho da cueca estará para sempre o Pai.

Na rebarba, vieram diversos outros pensadores. Entre eles, Jung, que estabeleceu a ligação do individual, passando pelo coletivo e chegando ao universal (“arquétipos”). Seria a linha dura que segue Greenspan, que vem desde a antiguidade, da relação credor-devedor, por isso ele vê as chamadas “dívidas podres”, empréstimos a pessoas com “nome sujo” na praça, como o principal fator da atual bancarrota da economia americana?

Já para Lacan, o sonho é a manifestação do desejo como falta em relação a um “objeto ausente”. Para ele, a lei (interdição) e o desejo recalcado (incesto) são uma só e mesma coisa. Daí Greespan afirmar, como num gozo, que a crise atual é “um evento que ocorre uma vez por século” e que ele não esperava testemunhar um evento como esse?

Finalmente, da Desein-Análise à psicanálise existencial – Husserl, Heidegger, Sartre, entre outros -, principalmente em Sartre, devido à sua profunda leitura de Marx, se Deus existe, é contingente, portanto, o destino do homem está em suas escolhas em situação. Portanto, em quase duas décadas de presidente de uma das mais importantes agências (des)reguladoras da economia global, Greenspan tenta, em má-fé, imiscuir-se de suas responsabilidades, de sua angústia e pessimismo.

MAIS UMA FALSA CRISE: A SAÚDE DO CAPITAL

Por isso, voltando ao início, não se diga que Greenspan é um ingênuo sonhador, ainda que faraônico. Ele não sonhou. Não existe mais o sonho americano. Não há mais lado de fora do Capital. Por isso o faraó-José-Deus estão em Greenspan e em todo o Globo, totalmente imanentes, sem qualquer possibilidade de transcendência.

Também, freudianamente, não há mais interpretação, já que o conteúdo manifesto é o conteúdo latente e os segredinhos sujos já não existem. Desviam-se vultuosas cifras públicas ou mata-se um criança palestina como uma pequena concessão de quem toma uma coca-cola. Corrupção dos afetos e dos sentidos.

Na obra Império, Michael Hardt e Toni Negri dizem que “a razão da relativa (mas eficaz) coincidência do novo funcionamento da lei nacional com a lei supranacional deriva, em primeiro lugar, do fato de que elas operam no mesmo terreno, ou seja, o terreno da crise”. Onicrise. Greenspan sabe do que está falando; ele foi, até 2006, presidente do Fed por 18 anos. Mas não foram homens (no sentido personalístico) como Greenspan que produziram este estado de coisas, mas sim subjetividades como Greenspan. Não, também, como causa, mas sim como consequência. Triste sujeito sujeitado, por isso ele assiste à suposta crise como um espetáculo inesperado.

Mas, como telespectador-produtor, ele vai bolando a sua nefasta comunicação: a crise faz parte da natureza humana. Ainda o antiquado e estúpido método da época de Hobbes, diriam Hardt e Negri: o medo. Apenas não há mais um Leviatã subjugando os desejos da multidão, mas, pós-modernamente, as redes de comunicação veiculando o medo, pois se o Mercado Global deixar, ou melhor, se não conseguir conter, seguindo essa linha dos dois filósofos, a produção da multidão, ela vai levar-se não somente a uma estabilidade econômica – boa para o Capitalismo, mas péssima para os capitalistas individualmente, como já notara Marx -, mas ao próprio solapamento do Capitalismo. A verdadeira crise, tudo o que Greenspan não quer.

1 Response to “A INTERPRETAÇÃO DOS SONHOS DO FARAÓ PELO EX-PRESIDENTE DO FED ou A PRODUÇÃO DO MEDO DA FALSA CRISE”


  1. 1 ANTÔNIO ALBERTO (Pe.Alberto) MENDES FERREIRA quinta-feira, 10 setembro, 2009 às 8:01 am

    FANTÁSTICO !!! >>

    A POSE DO ASSOMBRAÇÃO, ENTÃO, NEM SE FALA …>>


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

Acesse esquizofia.wordpress.com

esquizofia.wordpress.com

CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

_________________________________

BLOG PÚBLICO

Propaganda Gratuita

Você que quer comprar entre outros produtos terçado, prego, enxada, faca, sandália, correia, pé de cabra ou bola de caititu vá na CASA UYRAPURU, onde os preços são um chuchu. Rua Barão de São Domingos, nº30, Centro, Tel 3658-6169

Pão Quente e Outras Guloseimas no caminho do Tancredo.
PANIFICADORA SERPAN (Rua José Romão, 139 - Tancredo Neves - Fone: 92-8159-5830)

Fique Frio! Sabor e Refrescância!
DEGUST GULA (Avenida Bispo Pedro Massa, Cidade Nova, núcleo 5, na Rua ao lado do DB CIdade Nova.Todos os dias).

O Almoço em Família.
BAR DA NAZA OU CASA DA VAL (Comendador Clementino, próximo à Japurá, de Segunda a Sábado).

Num Passo de Mágica: transforme seu sapato velho em um lindo sapato novo!
SAPATEIRO CÂNDIDO (Calçada da Comendador Clementino, próximo ao Grupo Escolar Ribeiro da Cunha).

A Confluência das Torcidas!
CHURRASQUINHO DO LUÍS TUCUNARÉ (Japurá, entre a Silva Ramos e a Comendador Clementino).

Só o Peixe Sabe se é Novo e do Rio que Saiu. Confira esta voz na...
BARRACA DO LEGUELÉ (na Feira móvel da Prefeitura)

Preocupado com o desempenho, a memória e a inteligência? Tu és? Toma o guaraná que não é lenda. O natural de Maués!
LIGA PRA MADALENA!!! (0 XX 92 3542-1482)

Decepcionado com seus desenganos? Ponha fé nos seus planos! Fale com:
PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ (Rua Belforroxo, S/N - Jorge Teixeira IV) (3682-5727 / 9154-5877).

Quem tem fé naõ é um qualquer! Consultas::
PAI JOEL DE OGUM (9155-3632 ou paijoeldeogum@yahoo.com.br).

Belém tá no teu plano? Então liga pro Germano!
GERMANO MAGHELA - TAXISTA - ÁGUIA RADIOTAXI - (91-8151-1464 ou 0800 280 1999).

E você que gostaria de divulgar aqui seu evento, comércio, terreiro, time de futebol, procurar namorado(a), receita de comida, telefone de contato, animal encontrado, convites diversos, marocagens, contacte: afinsophiaitin@yahoo.com.br

Outras Comunalidades

   

Categorias

Arquivos

Blog Stats

  • 4.243.016 hits

Páginas

setembro 2009
D S T Q Q S S
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Arquivos


%d blogueiros gostam disto: