CAPOEIRA BANTOS NO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Nós vivemos aqui nessa terra

Lutando para sobreviver

No lugar onde poucos têm muito

E muitos têm pouco comer

Olhando isso fico triste

E me pergunto qual é a solução

Eu tô feliz porque tenho a capoeira

Como uma forma de expressão

Tenho um canarinho cantador

Berimbau afiando e um cavalo chotão

E uma morena faceira

Que me deu o seu amor

E um menino chorão.

Ai, meu Deus, quando eu partir

Desse mundo enganador

Ao meu filho eu deixarei

Uma coisa de valor

Não é dinheiro, não é ouro nem é prata

É meu berimbau maneiro

Que meu amor me deu

Não é dinheiro, não é ouro nem é prata

É meu berimbau maneiro

Que eu ganhei do meu avô

Meu berimbau toca Iuna e Benguela

Toca paz e toca guerra

Toca até juras de amor.

Não é dinheiro, não é ouro nem é prata

É meu berimbau maneiro

Que eu ganhei do meu avô

Capoeira Bantos 01 por você.

Clique nas fotos para vê-las de perto.

Ontem, no dia em que se comemorava o Dia da Consciência Negra por todo o Brasil, com a afirmação de todas as inumeráveis manifestações das culturas afro-descendentes, no Novo Aleixo, zona Leste de Manaus, o grupo de capoeira Bantos, sob o comando do monitor Luciano, se reunião numa comunhão para conversar, jogar e pensar sobre a capoeira, que, dentro dessas manifestações afro, é hoje uma das mais reconhecidas pelo mundo afora.

Capoeira Bantos 02 por você.

Mas deixemos que Luciano fale sobre sua trajetória, sobre seu trabalho atual, sobre os entendimentos da capoeira e da consciência negra:

O objetivo dessa atividade de hoje é conversar um pouco sobre o Dia da Consciência Negra, porque a capoeira que nós jogamos foi criada pelos negros que vinham como escravo, foi criada dentro da senzala. Durante muito tempo a capoeira foi malvista, porque vinha dos negros, por causa do preconceito, que ainda existe um pouco. O grupo Bantos em Manaus está com seis anos aqui dentro de Manaus, vindo do Amapá. Começou com o professor Jari, que hoje está pra lá pra Macapá, jogando sua capoeira por lá. Mas ele fez sua parte aqui e vem aqui pelo menos uma vez ao ano vê como estão as coisas. E a gente continua aqui levando esse trabalho, que é importante pra gente e pra comunidade, pra todos que veem a beleza da capoeira e a sua importância cultural.

Capoeira Bantos 03 por você.

Eu aprendi capoeira com o mestre Espiga, quando eu tinha doze anos de idade; hoje eu tenho trinta, então faz dezoito anos que eu jogo a capoeira todos os dias. Temos esse trabalho aqui com a Igreja Francisco Xavier e também lá na Igreja Católica Nossa Senhora de Aparecida, temos uns alunos lá também. O nosso trabalho não se restringe só à capoeira, a gente faz um acompanhamento escolar, fazemos reunião com os pais também pra conversar sobre as relações deles com os filhos.

Capoeira Bantos 04 por você.

Além de ser um dia especial dos negros, que lembra a luta que eles tiveram, que é a luta que continua, a nossa luta, e também brincar um pouco com essas crianças, tentar fazer com que elas cresçam bem dentro da capoeira, e não só na capoeira, mas na vida pessoal delas como um todo. A capoeira tem um papel de diversão, mais vai além porque compreende toda a vida da pessoa e é a única luta brasileira autêntica. A criança não perde só o medo de cair, mas se movimenta livremente e aprende a tomar decisão livremente.

Capoeira Bantos 05 por você.
Capoeira Bantos 06 por você.

Marcley, um jovem de 17 anos, que tem uma deficiência física, fala sobre sua experiência de 4 anos com a capoeira, de como ela o auxilia física e mentalmente:

Eu busquei a capoeira por curiosidade. Eu tenho dezessete anos e faz uma base de uns quatro anos que eu pratico a capoeira. Eu comecei antes com o professor Jari, que viajou lá pra Macapá, que é a terra dele. Foi o professor Jari que me convidou, aí quando eu entrei não quis mais sair. Agora a gente tá aqui com o Luciano, porque ficou na responsabilidade dele. Eu aprendi muita coisa com a capoeira, a ter mais paciência, a ver melhor as coisas, ajudou muito com relação aos meus pais também. A minha deficiência física não atrapalha em nada a capoeira. A capoeira é que me ajuda a coordenar melhor os movimentos e, principalmente, a mente.

Capoeira Bantos 07 por você.

Conversamos também com Dona Jovem e com a mãe de Thalisson, uma das crianças que participa do projeto, e elas afirmaram estar contentes com com os resultados alcançados com a capoeira.

Meu nome é Jovelina, mas eu sou conhecida como Jovem, todo mundo aqui só me conhecem como jovem. O meu neto é o Thalisson, ele começou assim que abriu aqui esse trabalho. A capoeira tá servindo pra ele, ele tá se espertando mais, tá se desembaraçando. Eu nunca tinha vindo não, aí eu disse: ‘Eu vou olhar hoje’. É legal, é muito bom. Lá em casa, quando ele não tá na aula, ele só que tá de perna pra cima, brincando.

Capoeira Bantos 15 por você.

A capoeira fez o Thalisson melhorar bastante, tanto na escola como em casa. Ele tá mais cuidadoso com as coisas dele, ele tá observando o crescimento do próprio corpo dele. Com a capoeira ele vê melhor as coisas, vê que não precisa ele se meter com outras coisas na rua, ele procura o que é útil pra ele. Se ele vai pra rua é pra brincar a capoeira dele com os colegas, aqui. (Mãe de Thalisson)

Capoeira Bantos 08 por você.
Capoeira Bantos 09 por você.

Ao final, conversamos com Edmar e Adeíze, dois dos coordenadores do trabalho, que falaram sobre o Dia da Consciência Negra, sobre os projetos realizados e sobre a fundamental inserção da capoeira, fazendo uma avaliação sobre o evento:

Isso aqui é uma CEB’s, faz parte da Área Missionária São Francisco Xavier, onde nós temos um projeto com crianças, um projeto do Moccocci, no qual nós trabalhamos com crianças carentes de rua. Nós abrimos esse espaço para a capoeira porque nós achamos de bem trazer o jovem para participar uma arte autêntica do nosso povo. Pra isso, contamos com a colaboração do Luciano, e estamos felizes não só por ver o bonito trabalho que ele realiza, mas também por ver pais aqui acompanhando os seus filhos, apreciando esse trabalho. Que bom que a gente tá aqui lembrando da escravidão, e comemorando que ela não existe mais, mas que é importante lutar pelos direitos dos negros, das pessoas pobres. Que bom que a gente tá podendo fazer isso nesta comunidade com a capoeira, com todas essas crianças.

Capoeira Bantos 11 por você.

Eu sou uma das coordenadoras da comunidade, e tenho também motivos pessoais para gostar desse trabalho. É que os meus dois filhos sofrem um de asma e o outro de arritmia cardíaca, vieram pra capoeira e melhoraram totalmente do problema da asma. Além da saúde deles, antes era um gasto horrível com remédios, e baixou totalmente. No geral, o trabalho aqui vai muito bem. A gente tem um projeto que trabalha com crianças, totalmente voluntário. Temos um grupo de 40 crianças de rua, de 7 a 17 anos; dessas, 10 participam da capoeira. A capoeira chegou em boa hora.

Capoeira Bantos 12 por você.

    – Grupo Bantos de Capoeira –

    Área Missionária São Francisco Xavier

    Rua Wilton Vieiralves

    Contatos: 8843-6721 (Luciano)

    9111-5696 (Adeíze)

3 Responses to “CAPOEIRA BANTOS NO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA”


  1. 1 rafael segunda-feira, 30 novembro, 2009 às 4:04 pm

    eu sou um grande capoeirista sou aluno do contra mestre celino

  2. 3 enos sexta-feira, 15 abril, 2011 às 9:49 am

    Gostei muito do trabalho de vcs e gostaria de entrar em contato.
    cel- (96)91665212


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

Acesse esquizofia.wordpress.com

esquizofia.wordpress.com

CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

_________________________________

BLOG PÚBLICO

Propaganda Gratuita

Você que quer comprar entre outros produtos terçado, prego, enxada, faca, sandália, correia, pé de cabra ou bola de caititu vá na CASA UYRAPURU, onde os preços são um chuchu. Rua Barão de São Domingos, nº30, Centro, Tel 3658-6169

Pão Quente e Outras Guloseimas no caminho do Tancredo.
PANIFICADORA SERPAN (Rua José Romão, 139 - Tancredo Neves - Fone: 92-8159-5830)

Fique Frio! Sabor e Refrescância!
DEGUST GULA (Avenida Bispo Pedro Massa, Cidade Nova, núcleo 5, na Rua ao lado do DB CIdade Nova.Todos os dias).

O Almoço em Família.
BAR DA NAZA OU CASA DA VAL (Comendador Clementino, próximo à Japurá, de Segunda a Sábado).

Num Passo de Mágica: transforme seu sapato velho em um lindo sapato novo!
SAPATEIRO CÂNDIDO (Calçada da Comendador Clementino, próximo ao Grupo Escolar Ribeiro da Cunha).

A Confluência das Torcidas!
CHURRASQUINHO DO LUÍS TUCUNARÉ (Japurá, entre a Silva Ramos e a Comendador Clementino).

Só o Peixe Sabe se é Novo e do Rio que Saiu. Confira esta voz na...
BARRACA DO LEGUELÉ (na Feira móvel da Prefeitura)

Preocupado com o desempenho, a memória e a inteligência? Tu és? Toma o guaraná que não é lenda. O natural de Maués!
LIGA PRA MADALENA!!! (0 XX 92 3542-1482)

Decepcionado com seus desenganos? Ponha fé nos seus planos! Fale com:
PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ (Rua Belforroxo, S/N - Jorge Teixeira IV) (3682-5727 / 9154-5877).

Quem tem fé naõ é um qualquer! Consultas::
PAI JOEL DE OGUM (9155-3632 ou paijoeldeogum@yahoo.com.br).

Belém tá no teu plano? Então liga pro Germano!
GERMANO MAGHELA - TAXISTA - ÁGUIA RADIOTAXI - (91-8151-1464 ou 0800 280 1999).

E você que gostaria de divulgar aqui seu evento, comércio, terreiro, time de futebol, procurar namorado(a), receita de comida, telefone de contato, animal encontrado, convites diversos, marocagens, contacte: afinsophiaitin@yahoo.com.br

Outras Comunalidades

   

Categorias

Arquivos

Blog Stats

  • 4.242.169 hits

Páginas

novembro 2009
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Arquivos


%d blogueiros gostam disto: