RIA AGORA, PARA A GENTE, SILVIO BERLUSCONI!

“Berlusconi representa uma experiência extremamente interessante do ponto de vista da ciência política. A Itália tem uma história que foi populista, fascista — ela inventou o fascismo — e hoje está inventando o populismo midiático. Berlusconi é isso: um homem de televisão que dirige um país a partir de técnicas de marketing, de gestão de imagem — a começar pela sua.” (Jean Baudrillard)

Só há um responsável pela agressão sofrida pelo premier italiano Silvio Berlusconi: Silvio Berlusconi.

Em seu Tratado Político, Spinoza descreve as principais formas de governo – aristocracia, monarquia, democracia – e como deve agir um governante se quer preservar a sua integridade e a de seus governados ou não as quer preservar. “A cidade fundada na Razão e dirigida por ela é a que é mais poderosa e mais dependente de si própria.”

Uma cidade, um Estado governado pelas paixões tristes de uma mente doentia e sequelada não poderá manter a constituição de um Direito Civil. É o caso da Itália, que elege e reelege mais de uma vez um dos representantes da classe política mais bufão e grotesco que existem na era da Globalitarização: il caimano Silvio Berlusconi.

Assim a democracia representativa capenga num impotente virtual levado ao ar de dentro de um salão de beleza. Silvio Berlusconi não é Silvio Berlusconi. Ele não se utiliza de fraudes. Ele é a própria fraude. Mais do que um rosto risonho, a rostidade empregada na formação de uma subjetividade que “cristaliza o conjunto das redundâncias, emite e recebe, libera e recaptura os signos significantes” (Deleuze e Guattari) autoritários sob os quais sua imagem opera de forma infinita e perene. A massa, em sua inteligência fascinada, sabe disso, e o elegeu seu bobo-da-corte.

Ele já tinha tinha sofrido um catiripapo em 2004, com a qual seu rosto foi fragmentado e Romano Prodi ganhou a eleição. Mas ele a reconstituiu com lentes e pó-de-arroz. Agora novamente seu des-governo tornou-se o show business no qual ele é apresentador e comediante. Que ele seja perseguidor de imigrantes, gays, negros, afeito a orgias pedofílicas, ligação direta com a máfia, faz parte, mas que fique na tela total do monitor para deleite dos telespectadores-eleitores. Então ele, populisticamente tem a ideia de andar no meio da multidão como se tivesse existência real.

Alguém pode até dizer que a desconjuntura do seu rosto físico faz parte da estratégia de manter intacto a rostidade subjetiva ou uma tentativa de apropriar-se novamente de seu corpo a partir do contato nas ruas. De qualquer forma, ele não compreendeu que a massa sabe que o sujeito não existe fora da coletividade e, por isso, se Berlu quer realidade, tiramo-lhe dois dentes e o escorraçamos. Queremo-lhe bufão atrás da televisão. É sintomático que o próprio Berlusconi, ao acordar remendado no hospital, a primeira coisa que pediu foi o jornal.

Diz-se que o agressor, Massimo Tartaglia, de 42 anos, que atingiu Berlusconi com uma miniatura feita com que chamam metal de Duomo, está sob análise psicológica. Mas a psicologia nada pode nem compreende o que está acontecendo. Por traz desse aparente ódio, compreendem-no mais os internautas que formaram uma rede mundial de apoio ao “herói” da Praça de Duomo ou os repentinos jogos que surgiram, onde ganha quem mais fizer Berlusconi sangrar e quebrar maior quantidade de dentes.

E assim até a periferia de Manaus, onde um homem conversa alegremente próximo a uma taberna sobre um político que levou uma “porrada segura no meio da cara.” “Quem?, pergunta outro. “Parece que era um presidente das Europa. Aparece ele na televisão com a cara esbagaçada, os dente tudo quebrado. Ficou muito engraçado.” Ao que o outro secunda: “Assim ele vai ter que usar uma dentadura que sobrou da eleição.” Ou seja, Berlusconi acabou vítima de sua própria armadilha midiática. Imediatamente excluídos de todo o mundo atacaram seu rosto “com a mesma naturalidade que o leão despedaça o cordeiro” (Toni Negri).

A ele, que acreditava ter o controle das massas, ela não o largará nem morto. Aliás, ele será imortalizado na imagem do rosto destroçado, a boca desdentada.

Ria, para nós, Berlusconi! Click!

Bansky“Ria agora, mas um dia atacaremos!”

Graffiti de Bansky

0 Responses to “RIA AGORA, PARA A GENTE, SILVIO BERLUSCONI!”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

Acesse esquizofia.wordpress.com

esquizofia.wordpress.com

CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

_________________________________

BLOG PÚBLICO

Propaganda Gratuita

Você que quer comprar entre outros produtos terçado, prego, enxada, faca, sandália, correia, pé de cabra ou bola de caititu vá na CASA UYRAPURU, onde os preços são um chuchu. Rua Barão de São Domingos, nº30, Centro, Tel 3658-6169

Pão Quente e Outras Guloseimas no caminho do Tancredo.
PANIFICADORA SERPAN (Rua José Romão, 139 - Tancredo Neves - Fone: 92-8159-5830)

Fique Frio! Sabor e Refrescância!
DEGUST GULA (Avenida Bispo Pedro Massa, Cidade Nova, núcleo 5, na Rua ao lado do DB CIdade Nova.Todos os dias).

O Almoço em Família.
BAR DA NAZA OU CASA DA VAL (Comendador Clementino, próximo à Japurá, de Segunda a Sábado).

Num Passo de Mágica: transforme seu sapato velho em um lindo sapato novo!
SAPATEIRO CÂNDIDO (Calçada da Comendador Clementino, próximo ao Grupo Escolar Ribeiro da Cunha).

A Confluência das Torcidas!
CHURRASQUINHO DO LUÍS TUCUNARÉ (Japurá, entre a Silva Ramos e a Comendador Clementino).

Só o Peixe Sabe se é Novo e do Rio que Saiu. Confira esta voz na...
BARRACA DO LEGUELÉ (na Feira móvel da Prefeitura)

Preocupado com o desempenho, a memória e a inteligência? Tu és? Toma o guaraná que não é lenda. O natural de Maués!
LIGA PRA MADALENA!!! (0 XX 92 3542-1482)

Decepcionado com seus desenganos? Ponha fé nos seus planos! Fale com:
PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ (Rua Belforroxo, S/N - Jorge Teixeira IV) (3682-5727 / 9154-5877).

Quem tem fé naõ é um qualquer! Consultas::
PAI JOEL DE OGUM (9155-3632 ou paijoeldeogum@yahoo.com.br).

Belém tá no teu plano? Então liga pro Germano!
GERMANO MAGHELA - TAXISTA - ÁGUIA RADIOTAXI - (91-8151-1464 ou 0800 280 1999).

E você que gostaria de divulgar aqui seu evento, comércio, terreiro, time de futebol, procurar namorado(a), receita de comida, telefone de contato, animal encontrado, convites diversos, marocagens, contacte: afinsophiaitin@yahoo.com.br

Outras Comunalidades

   

Categorias

Arquivos

Blog Stats

  • 4.243.046 hits

Páginas

dezembro 2009
D S T Q Q S S
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Arquivos


%d blogueiros gostam disto: