E AÍ, ANO 2010, QUALÉ?

2009 (Sorrindo) – Mano, essa história cronológica, tempo pulsado, ano com 12 meses, passagem de ano, é uma das belas pirraças desse mundo de meu Deus. Nada passa. Está tudo travado, bloqueado, imobilizado, fixo, capturado no denso buraco negro que é o capitalismo. É toda uma axiomática sujeitante. Tudo não passa de uma infantilizada trapaça cronológica. Pavor de Aión. O tempo não dividido.

Quando eu substitui o ano 2008, foi a mesma presepada. Felicitações, esperanças, desejo, sonhos, congratulações, juras de mudanças, beijos, abraços, suspiros, afagos, vislumbres, fogos, lentinhas, toda forma de consolo, de conforto, mas nada do real. Nada que é necessário: chegar ao limiar para criar outras formas de agenciamentos que enfraqueçam a subjetividade da dor espalhada pelo mundo como um isomorfismo capitalístico.

Foi assim, mano 2010. Enquanto eu fazia que entrava, eu via, pelas costas, o mano 2008 fazendo também que saía. Falsa percepção. Nem eu entrava e nem ele saía. Estava lá o prefeito de Manaus, Amazonino, cassado pela insigne juíza Maria Eunice Torres do Nascimento, por suspeita de crime eleitoral. Hoje, dia 1º, está lá, ele, ainda ameaçado de cassação. Um passado se querendo novo. Próximas eleições estaduais visualizadas nos mesmos recursos ardilosos negadores da democracia. Ganhar, ganhar, não importa a moral! Uma Câmara composta de vereadores cúmplices do prefeito. Uma assembleia cúmplice do governador. Tudo como dantes, como em outros manos passados. Uma cidade sem face de cidade, negando o conceito estético de urbe. Uma cidade triste, em que seus corpos nada mais expressam que não uma baixa potência de agir, tentando ser dissimulada em delirante ufanismo megalomaníaco. Uma chamada classe intelectual ficcional. Um corpo de professores universitários presos nas garras do carreirismo paranoico. Um jornalismo subserviente, principalmente aos governos reacionários que há décadas impedem que nós, anos, sejamos novos. Artistas atoleimados. Uma classe média avara e indiferente. TV’s e Rádios submissas também aos governantes com programação alienante. Partidos ditos de esquerda dolentes-coniventes com a anti-democracia. E a apoteose da dor de ser chamada de Princesinha do Norte.

É isso, mano 2010, o que tu vais herdar, o que eles chamam de “Ano Novo, vida Nova!”. É por toda essa velhice psicótica que seus “sinos dobram”. Nesse teu primeiro(?) dia, olha a cara deles. A velha e dolorosa depressão de quem fez da vida uma entropia. Um olhar niilista sobre o mundo. Um peso milenar de valores a serem protegidos e carregados. Um peso bom para desculpas, subterfúgios, atalhos, fugas persecutórias. Inebriamentos confortantes.

Mano 2010, mas as coisas não estão só localizadas nessa zona muito franca, Manaus. Tudo seria inglório para voracidade do capitalismo se a dor ficasse reduzida a esse fator regional. Não, mano! O Capitalismo Mundial Integrado, como nos bem fala o filósofo Félix Guattari, territorializou todo o planeta Terra com seu capital-financeiro-flutuante. Segmentarizou o corpo-terra com sua axiomática do lucro. Sua subjetividade sujeitante. Nisso, temos um novo Obama-Bush, como diz o índio Evo Morales. Uma irracional impossibilidade de soluções das questões climáticas. Um perverso bloqueio à economia cubana imposto pelo Tio Sam. Povos inteiros morrendo de fome. Uma corrida armamentista implacável. Assassinatos de inocentes cometidos pelas potências. Uma explosão demográfica que acirra a fome do mundo. Emissões de gases estufas além do limite que coloca em risco a saúde do planeta. Ameaças terroristas de todas as ordens.

Essas e outras terríveis questões tu vais herdar. O que te faz um ano velho, como eu fui. É bem verdade que vais ter um gostinho saboroso de herdar grandes feitos do governo Lula, com suas políticas públicas que diminuíram os níveis de pobreza, e elevaram as classes pobres nos estratos sociais. É certo que dentro da perspectiva da unidade do Capitalismo Mundial Integrado. Fora isso, nada mais terás de bom para comemorares tua gestão cronológica. Tudo já está posto como velharia. Como diziam os velhos sábios gregos: “Não há nada de novo sob a luz do sol”.

2010 (Sorrindo) – E a vitória da Dilma, nas eleições para Presidente do Brasil?

0 Responses to “E AÍ, ANO 2010, QUALÉ?”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

Acesse esquizofia.wordpress.com

esquizofia.wordpress.com

CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

_________________________________

BLOG PÚBLICO

Propaganda Gratuita

Você que quer comprar entre outros produtos terçado, prego, enxada, faca, sandália, correia, pé de cabra ou bola de caititu vá na CASA UYRAPURU, onde os preços são um chuchu. Rua Barão de São Domingos, nº30, Centro, Tel 3658-6169

Pão Quente e Outras Guloseimas no caminho do Tancredo.
PANIFICADORA SERPAN (Rua José Romão, 139 - Tancredo Neves - Fone: 92-8159-5830)

Fique Frio! Sabor e Refrescância!
DEGUST GULA (Avenida Bispo Pedro Massa, Cidade Nova, núcleo 5, na Rua ao lado do DB CIdade Nova.Todos os dias).

O Almoço em Família.
BAR DA NAZA OU CASA DA VAL (Comendador Clementino, próximo à Japurá, de Segunda a Sábado).

Num Passo de Mágica: transforme seu sapato velho em um lindo sapato novo!
SAPATEIRO CÂNDIDO (Calçada da Comendador Clementino, próximo ao Grupo Escolar Ribeiro da Cunha).

A Confluência das Torcidas!
CHURRASQUINHO DO LUÍS TUCUNARÉ (Japurá, entre a Silva Ramos e a Comendador Clementino).

Só o Peixe Sabe se é Novo e do Rio que Saiu. Confira esta voz na...
BARRACA DO LEGUELÉ (na Feira móvel da Prefeitura)

Preocupado com o desempenho, a memória e a inteligência? Tu és? Toma o guaraná que não é lenda. O natural de Maués!
LIGA PRA MADALENA!!! (0 XX 92 3542-1482)

Decepcionado com seus desenganos? Ponha fé nos seus planos! Fale com:
PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ (Rua Belforroxo, S/N - Jorge Teixeira IV) (3682-5727 / 9154-5877).

Quem tem fé naõ é um qualquer! Consultas::
PAI JOEL DE OGUM (9155-3632 ou paijoeldeogum@yahoo.com.br).

Belém tá no teu plano? Então liga pro Germano!
GERMANO MAGHELA - TAXISTA - ÁGUIA RADIOTAXI - (91-8151-1464 ou 0800 280 1999).

E você que gostaria de divulgar aqui seu evento, comércio, terreiro, time de futebol, procurar namorado(a), receita de comida, telefone de contato, animal encontrado, convites diversos, marocagens, contacte: afinsophiaitin@yahoo.com.br

Outras Comunalidades

   

Categorias

Arquivos

Blog Stats

  • 4.243.128 hits

Páginas

janeiro 2010
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Arquivos


%d blogueiros gostam disto: