“CHOQUE DE ORDEM” E MAIS PROMESSAS DE AMAZONINO CASSADO

“Um choque de ordem deverá ser implantado a partir de 2010 nesta cidade implicando na obediência de um plano diretor novo, que deveremos apresentar a esta Câmara.”

Foto: Heraldo Rocha – DICOM/CMM

Entre os magníficos truões da política amazomanoniquim, Amazonino Cassado (PTB) figura, como popularmente se diz, como uma lenda viva. Sempre foi assim. Quer dizer, talvez nem sempre, mas pelo menos desde quando aportou em Manaus como prefeito biônico em 1983, quando uma de suas primeiras medidas foi aumentar em 100% a tarifa do transporte coletivo, reprimindo violentamente manifestações contrárias à medida.

A mensagem dele, agora como atual prefeito cassado de Manô, com quase três horas, na abertura dos trabalhos – que trabalho! – da Câmara Municipal de Manaus (CMM) ontem (8) consiste basicamente em:

1. Desqualificar todas as obras da gestão de Serafim Correa: a “herança maldita”. Esquecendo que ele próprio já foi, anteriormente a essa gestão, duas vezes prefeito (1983-1986 e 1993-1994) e três vezes governador do Amazonas (1987-1990, 1995-1998 e 1999-2002). Qual a maior “herança maldita”?

2. Acentuar o que tentou emplacar no início de sua in-gestão: que recebera uma prefeitura quebrada. O que já foi oficialmente demonstrado, inclusive pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), de não ser verídico.

3. Melhor de todas, ao contrário da maioria dos políticos, que não querem ouvir qualquer referência a suas promessas de campanha, Amazonino cassado vai substituindo-as e aumentando-as cada vez mais.

RETROSPCTIVA DAS PROMESSAS

Passados três meses de gestão de Amazonino, que, além de cassado, desaparecera, e só quem dava as caras era o vice, Carlos Souza (PP), o vereador José Ricardo (PT) cobrava promessas de Amazonino. “Hoje, completa três meses de administração do atual prefeito. Mas muitas promessas de campanha ainda não foram cumpridas. Para algumas ações, o tempo pode ser pouco, mas para outras, já há tempo suficiente. Manaus continua abandonada e a sensação é que continuamos sem prefeito”, afirmou o vereador na época, citando 14 promessas que não haviam sequer dado sinais de sua iniciação.

Passaram-se os meses, e dizíamos aqui mesmo neste bloguinho que Manaus estava há sete meses desativada, triunfando a promessa calculista com vistas apenas a uma eleição fraudulenta, pela qual Amazonino fora cassado pela insigne juíza Maria Eunice Torres do Nascimento.

Após a prisão do vice, Amazonino, mesmo com a constante iminência de cassção no Tribuanl Superior Eleitoral (TSE), teve de voltar a aparecer como prefeito da cidade.

MEGALOMANIA DAS PROMESSAS ATUAIS

Ontem, nas quase três horas de vazio dos corolários inúteis, em que Amazonino cassado, entre outras para impacto e comoção dos capachos, apresentou-se como um “mestre de obras”, ele não só repetiu aquelas quatorze promessas não cumpridas já apontadas por José Ricardo no final do primeiro trimestre de in-gestão, como aumentou o número de promessas em quantidade e volume. Vejamos:

  • está negociando com empresários chineses a fabricação de ônibus adaptados à região e de custos mais baixos. “Eu penso em adquirir de 800 a 900 novos ônibus para atender ao sistema”;
  • fará intervenções que irão melhorar a infraestrutura urbana de Manaus com a construção de novos complexos viários. Um será construído no bairro de São José Operário e outro no bairro Vieiralves. – intervenções na Bola do São José – construção de passagens de desníveis nos cruzamentos da rua João Valério com a avenida Djalma Batista, e Constantino Nery com a rua Pará;
  • fará o mais importante programa de urbanização da região Norte: o ProUrbis. Dividido em duas etapas, o programa será implantado na zona leste da cidade e beneficiará pelo menos 40 mil pessoas.
  • cumprirá uma de suas principais promessas de campanha: dedicará R$ 50 milhões para o Bolsa Família Municipal;
  • comprará na China unidades móveis dotadas de equipamentos odontológicos e oftálmicos, para no primeiro momento atender à população da rede municipal de ensino e depois os moradores dos bairros mais carentes;
  • no local da antiga maternidade Brigitta Daou, ele vai construir o Centro de Atenção à Mulher, para combater câncer de mama e de colo de útero e demais patologias;
  • executará as obras do Corredor Ecológico do Mindu. “Vamos não só preservar este patrimônio ambiental de nossa cidade como vamos interligar toda Manaus”;
  • revitalizará o centro de Manaus a fim de preparar a cidade para a Copa do Mundo em 2014;
  • redobrar os esforços para resolver a questão da falta d’água em Manaus;
  • reeditará o programa Direito à Vida;
  • refrigerará feiras e mercados;
  • retirará dois mil camelôs das ruas do Centro de Manaus;
  • levará energia elétrica para a zona rural;
  • disciplinará a “anarquia” das kombi-lotação, transporte alternativo e executivo;
  • deverá iniciar no primeiro semestre deste ano a nova Ponta Negra. De acordo com o prefeito, o novo cartão postal de Manaus custará R$ 50 milhões e deverá contar com mais área física, mais beleza e imponência;
  • construirá um teatro “com vista para o rio Negro”

Quanto a estas últimas promessas, transcrevemos o trecho que, não houvesse sido a disciplina banida dos cursos de letras, por si só daria um tratado para os analistas do discurso:

Sonho ainda em dotar aquela área com um teatro com vista para o rio Negro, extremamente técnico, que permita a apresentação das nossas óperas, com palco apropriado, com acústica avaliada por técnicos italianos para que Manaus dê vazão aquilo que nós construímos lá atrás. Ou seja, a Manaus das artes, do balé, da sinfônica, das peças teatrais, do festival de ópera, dotando esta cidade, enfim, do teatro mais moderno do Brasil.”

Há quem diga que o recurso de Amazonino à fantasia não é somente para tentar criar um rosto autoritário na cidade para esconder sua desativação contínua, mas também para afastar uma realidade indesejável para ele: a presença constante da cassação.

1 Response to ““CHOQUE DE ORDEM” E MAIS PROMESSAS DE AMAZONINO CASSADO”


  1. 1 marcio ricardo quarta-feira, 10 fevereiro, 2010 às 6:14 am

    Um canalha, apenas isso, um canalha. Mais canalha é quem o elegeu.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

Acesse esquizofia.wordpress.com

esquizofia.wordpress.com

CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

_________________________________

BLOG PÚBLICO

Propaganda Gratuita

Você que quer comprar entre outros produtos terçado, prego, enxada, faca, sandália, correia, pé de cabra ou bola de caititu vá na CASA UYRAPURU, onde os preços são um chuchu. Rua Barão de São Domingos, nº30, Centro, Tel 3658-6169

Pão Quente e Outras Guloseimas no caminho do Tancredo.
PANIFICADORA SERPAN (Rua José Romão, 139 - Tancredo Neves - Fone: 92-8159-5830)

Fique Frio! Sabor e Refrescância!
DEGUST GULA (Avenida Bispo Pedro Massa, Cidade Nova, núcleo 5, na Rua ao lado do DB CIdade Nova.Todos os dias).

O Almoço em Família.
BAR DA NAZA OU CASA DA VAL (Comendador Clementino, próximo à Japurá, de Segunda a Sábado).

Num Passo de Mágica: transforme seu sapato velho em um lindo sapato novo!
SAPATEIRO CÂNDIDO (Calçada da Comendador Clementino, próximo ao Grupo Escolar Ribeiro da Cunha).

A Confluência das Torcidas!
CHURRASQUINHO DO LUÍS TUCUNARÉ (Japurá, entre a Silva Ramos e a Comendador Clementino).

Só o Peixe Sabe se é Novo e do Rio que Saiu. Confira esta voz na...
BARRACA DO LEGUELÉ (na Feira móvel da Prefeitura)

Preocupado com o desempenho, a memória e a inteligência? Tu és? Toma o guaraná que não é lenda. O natural de Maués!
LIGA PRA MADALENA!!! (0 XX 92 3542-1482)

Decepcionado com seus desenganos? Ponha fé nos seus planos! Fale com:
PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ (Rua Belforroxo, S/N - Jorge Teixeira IV) (3682-5727 / 9154-5877).

Quem tem fé naõ é um qualquer! Consultas::
PAI JOEL DE OGUM (9155-3632 ou paijoeldeogum@yahoo.com.br).

Belém tá no teu plano? Então liga pro Germano!
GERMANO MAGHELA - TAXISTA - ÁGUIA RADIOTAXI - (91-8151-1464 ou 0800 280 1999).

E você que gostaria de divulgar aqui seu evento, comércio, terreiro, time de futebol, procurar namorado(a), receita de comida, telefone de contato, animal encontrado, convites diversos, marocagens, contacte: afinsophiaitin@yahoo.com.br

Outras Comunalidades

   

Categorias

Arquivos

Blog Stats

  • 4.243.049 hits

Páginas

fevereiro 2010
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28  

Arquivos


%d blogueiros gostam disto: