A PEDAGOGIA DO OPRIMIDO DO REVERENDO RATZINGER

O filósofo Nietzsche já dizia que todo aquele que se coloca como juiz também foi réu. Quem se coloca como credor é também devedor. Todo tirano foi tiranizado, daí que é também um escravo. Esse o fundamento da pedagogia do oprimido.

O reverendo Georg Ratzinger, de 86 anos, irmão do Papa Bento XVI, após a divulgação internacional das acusações de abusos sexuais contra crianças em escolas católicas da Baviera, terra do Papa, se prontificou a conceder entrevista falando sobre sua experiência com alunos do coral oficial “Pardais da Catedral de Regensburger”.

Durante viagens para concertos, alunos me contavam sobre o que acontecia. Mas, pelas histórias que me contaram, não me dei conta que eu deveria tomar uma atitude. Eu não tinha consciência da extensão desses métodos brutais.

Se eu tivesse tido conhecimento do excesso de força que estava sendo utilizado, eu teria dito alguma coisa… Peço perdão às vítimas.

No início, eu também estapeava pessoas no rosto, mas sempre fiquei com a consciência pesada”, afirmou Ratzinger, que declarou, também, o diretor, por sua vez, aplicava o mesmo método dos castigos físicos nos alunos.

Por sua vez, o Papa Bento XVI, que foi professor de Teologia na Universidade de Regensburger, confessou que aplicou castigos físicos aos alunos, mas que nunca os espancou excessivamente.

Nas declarações do reverendo Ratzinger, observa-se o efeito moral de um ensinamento de possessão do corpo através do castigo como método disciplinador que só leva o castigado a três posições. Uma, aceitação passiva como se o castigo fosse merecido. Duas, a revolta por sentir-se injustiçado e ofendido física e moralmente. Três, a identificação com o agressor que faz com que o castigado (como oprimido) se torne agente de continuação da aplicação do método. Um sujeito-sujeitado como ressonância da dor. Ou seja, uma continuidade da ofensa, onde se fundamenta a pedagogia do oprimido. Oprimida a criança Ratzinger, opressor o reverendo Ratzinger.

Essa pedagogia opressora fica bem visível em sua eficácia quando das palavras do Reverendo: “Mas pelas histórias que me contaram, não me dei conta que eu deveria tomar uma atitude”. E, ainda: “No início, eu também estapeava pessoas no rosto”. Logo no rosto. A força revolucionária de Cristo. No social, a parte do corpo mais pública, a parte onde pode se alojar o pudor e a ofensa. A alegria e a tristeza.

O mesmo se entende do Papa Bento XVI, que confessou castigar fisicamente os alunos, mas não excessivamente. Na lógica do que é castigando fisicamente que se colhe os melhores frutos da árvore disciplinada para pregar o amor, a paz e a comunhão entre os homens. Uma educação exemplar. Uma educação pela pedagogia do oprimido que não se revela apenas no castigo físico, mas também na indiferença de grande parte de professores e pais quanto a seus envolvimentos históricos com a existência. Indiferença que oprime a vida criativa e participativa dos educandos. Um castigo muito perigoso porque não deixa marcas no corpo, mas só no espírito (mente), que não é visível pelos opressores.

Esse caso do castigo pode ser entendido como uma forma dupla de estupidez. Uma, com Freud, quando ele diz “que toda repressão é estupidez”. Outra, com Nietzsche, quando ele diz que quando se castiga alguém não se castiga o autor do ato, mas “seu bode-expiatório”.

2 Responses to “A PEDAGOGIA DO OPRIMIDO DO REVERENDO RATZINGER”


  1. 1 Anônimo terça-feira, 2 novembro, 2010 às 10:15 am

    Sou aluno de pedagogia e estou fazendo um trabalho sobre docilização dos corpos na Uerj e nunca tinha ouvido falar neste assunto q c/certeza enriqueceu meu entendimento e ampliou meus horizon tes… Jonas A. Soares

  2. 2 afinsophia terça-feira, 2 novembro, 2010 às 11:29 am

    Sim, companheiro pedagogo filosofante, Jonas,
    a função deste bloguinho é de serviço público envolvido numa rede afetiva/cognitiva movimentadora de novas formas de percepção da realidade.
    Assim é que nesses encontros transbordamos para outros espaços e outros entendimentos e outras práticas, tanto quanto você, que pode fazer um trabalho que transborde das prateleiras poeirentas de uma universidade para o Real, para a Vida.
    Abraços afinados!


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Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

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