CARTA ABERTA AO POVO DA CIDADE DE MANAUS

Os professores da Rede Municipal de Ensino vêm, por meio desta, manifestar seu sentimento de repúdio e indignação frente à decisão arbitrária da Secretária Municipal de Ensino (SEMED) de se retirar da grade curricular as disciplinas: Fundamentos de História do Amazonas-FHA; Fundamentos de Geografia do Amazonas-FGA; Arte e Ensino Religioso, bem como perseguir e extra-lotar professores da Escola Municipal Graziela Ribeiro. Ora, no momento em que tanto se fala em “gestão democrática e participativa” como a própria SEMED gosta de enfatizar, ela toma uma atitude antipedagógica e dá um golpe nos professores.

É preciso que se saiba que em momento algum a SEMED chamou os principais atores para a discussão; aprovou essas medidas quando os professores estavam de férias; diminui a carga-horária, deixando muitos professores extra-lotados.

O mais absurdo é que iniciamos o ano letivo sem nenhuma explicação que justificasse tais medidas, mas afinal de contas, o que esperar de uma decisão autoritária? O que se constata é que não houve nenhuma preocupação com a vida profissional dos educadores, tão pouco com a qualidade do ensino como quer, agora, justificar a Secretária. O que se vê são muitos transtornos, sem falar na pressão emocional e psicológica, se já não bastasse os enormes problemas, desrespeito e injustiças que sofremos.

Ora, a redução de uma aula dessas disciplinas automaticamente diminuiu o número de aulas de todos esses profissionais, não satisfeita com isso e, como se não bastasse o grande número de professores já extra-lotados, a SEMED vem nos punir, aumenta o número de hora-aula de 16 para 20h em sala de aula, deixando mais professores extra-lotados e, sobrecarregando a jornada de trabalho de tantos outros. Essa medida além de desnecessária e autoritária, não é garantia da melhoria da qualidade da educação como querem justificar os iluminados do poder. Os problemas de aprendizagem como os altos índices de reprovação não serão resolvidos com o acrescimento de aulas de língua portuguesa ou de matemática, ao contrário, criará insatisfação, desgaste físico e tantos outros problemas na vida dos professores e consequentemente na vida dos alunos. Para a SEMED, os professores não importam, como relataram os burocratas dos Distritos Educacionais das Zonas de Manaus, eles estão preocupados somente com “a qualidade da educação das crianças”, ora senhores, como pensar a melhoria da educação, como pensar a vida dos alunos sem pensar os profissionais da educação? Por acaso, a educação e a qualidade do ensino não perpassa pela valorização e respeito aos professores?

O que pensar? Tal medida demonstra a falta de respeito e desinteresse pelos problemas que de fato afetam a educação. O que se constata é que não houve nenhuma preocupação com a vida profissional dos educadores, tão pouco com a qualidade do ensino como quer justificar, agora, a SEMED. O que se vê são muitos transtornos, sem falar na pressão emocional e psicológica, como se não bastasse a falta de condições básicas de trabalho, de infra-estrutura, agora somos perseguidos, atacados e punidos. A SEMED despreza qualquer argumentação, qualquer negociação e insiste na velha prática do autoritarismo, do “faz de conta” que está preocupada com a educação, com os alunos. Os professores ainda contam com a insensibilidade dos iluminados da educação, el es continuam insistindo que professores não habilitados lecionem outras disciplinas, não se importando com a perda irreparável na qualidade de ensino nas escolas.

Enquanto perseguem professores, as escolas padecem de uma contínua redução de recursos. Faltam livros, material didático, merenda escolar quando tem é de péssima qualidade. E o que falar das escolas? Aparelhos de ar condicionado velhos e sujos, sem manutenção há mais de um ano, causando risco à saúde, principalmente das crianças. Triste é saber que muitos desses problemas ocorrem pela incapacidade administrativas da Secretária de Educação e dos gestores. Muitas escolas se mantêm, a duras penas, reduzindo inclusive, a merenda escolar dos alunos.

Por fim, queremos é que a justiça seja feita. Queremos a volta das disciplinas de FHA, FGA, Artes e Ensino Religioso. Queremos a volta imediata dos colegas extra-lotados pela competência profissional e pela qualidade da educação. Esperamos que os interesses dos alunos sejam mais valorizados que os interesses políticos. Não podemos, não aceitamos e nem queremos mais conviver com medidas tão retrógradas e tão nocivas à educação.

Por tudo isso, reiteramos nosso sentimento de indignação e repúdio.

ATO PÚBLICO – Dia 24 de Março (Quarta-Feira) as 9h00

Concentração em frente à SEMED

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"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

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