SEU ZÉ MALANDRO NO TERREIRO DE MÃE VALKÍRIA

Moleque perigoso era meu nome
Na roda de baralho eu me criei
Por causa de uma mulher perdi meu nome
Por causa de uma mulher me regenerei

Zé Malandro Melo 01 por você.

Um dia desses, em outras festas de Umbanda boa, conversamos com Melo, filho de Mãe Valkíria, sobre a entidade que ele recebia e que fazia uns movimentos rápidos e vigorosos, lembrando ginga da capoeira, e ele disse que ainda não sabia quem era, que a entidade ainda ainda não revelara seu nome. Mas antes de completar um ano na cabeça de Melo ele realiza sua primeira cerimônia pública, e ao toque dos tambores diz a que veio. Era Zé Malandro.

Zé Malandro Melo 02 por você.

Tem coruja no telhado
Hoje é noite de magia
Quem trabalha com exu
Não tem hora, não tem dia

Zé Malandro Melo 08 por você.

Então conversamos com seu Zé Malandro na cabeça de Melo, jovem filho de santo de Mãe Val:

Eu não tenho nem um ano na cabeça de meu filho. Isso aqui é como se fosse uma reunião. Tenho muita coisa pra fazer. Ele é um abiã, não é nem um yaô ainda. Mas em tudo há um começo, então ainda há muitos caminhos pra trilhar. Eu já ajudo ele há muito tempo. A tendência é ele se desenvolver cada vez mais, ninguém nasce sabendo tudo. Eu também tô aprendendo, não é porque eu sou uma entidade que eu sei tudo. Ele, meu filho, é uma pessoa boa, Mãe Val é uma ótima mãe de santo. É uma ótima casa, aqui tem muito axé. Agradeço muito à Maria Molambo, à Dona Mariana, que estão me ajudando nesta primeira festa. Eu espero que todas as pessoas levem mais a sério a sua mediunidade. E muito axé, muita luz, muita paz, caminhos abertos, que Ogum abra os caminhos de todos os que comungam das religiões afro-brasileiras. Agradeço a todos os convidados.”

Zé Malandro Melo 12 por você.

Mulher ingrata, por que me fazes sofrer?
Por que me maltratas assim?
A noite é nossa, você é linda
Sete Maridos, eu não vivo sem você…

Zé Malandro Melo 15 por você.

Dona Sete Maridos

Duas padilhas. À direita, na cabeça de Dona Dora.

Entre as várias pombogiras que vieram prestigiar Zé Malandro, chamou-nos a atenção o divertido desafio que a pombogira Maria Rosa levou a cabo com um ogan do terreiro de Mãe Val. Surpreendeu-nos a gira que ela puxou que vai abaixo de sua foto.

Zé Malandro Melo 05 por você.

Você diz que sabe tudo
Você diz que sabe mais
Se eu fosse Maradona
Fazia o que você não faz

Maradoniano como é esse bloguinho, adoramos a gira improvisada e estedemos nosso afeto à pombogira Maria Rosa e sua inconfundível voz.

Zé Malandro Melo 07 por você.

Me esmolambei para ver como é que fica
Me esmolambei para ver como é que é
Saravá, exu Maria Molambo
Na encruzilhada eu sou mulher de Lucifer

Zé Malandro Melo 16 por você.

Umbanda, tua rainha chegou
Umbanda, mais uma estrela brilhou
Oi salve, salve a Pombogira
Que veio da encruzilhada
Para alegrar essa gira

Zé Malandro Melo 03 por você.

E olha que moças maravilhosas você encontra no terreiro de Mãe Val! Se há lugar onde existe preconceito, aqui no terreiro de Umbanda elas ficam no centro para enfeitar a festa com suas inefáveis belezas, como se fora três estelas que baixaram do céu ao terreiro.

Zé Malandro Melo 11 por você.

Nós gostamos de vir ao terreiro porque aqui é muito divertido, as festas são animadas. Aqui ninguém tem preconceito com a gente. Se não podemos ir pra igreja, é até melhor, que aí a gente vem aqui pro terreiro. E aí gente pede uma ajuda pros santos ajudarem a ter mais tutu e ser cada vez mais belas, mais maravilhosas, como você está vendo…”

Zé Malandro Melo 14 por você.

Ao centro, seu Julico.

Zé Malandro Melo 04 por você.

Você dizia que amava
Você me abandonou
O seu amor é um pedaço de papel
Caiu n’água, se molhou
Arranje outro amor
Que o meu acabou

Zé Malandro Melo 13 por você.

Finalmente, chegou Dona Mariana, que tomou conta da festa até o sol raiar. Foi com ela que conversamos e que nos fez a avaliação dessa bonita cerimônia.

Zé Malandro Melo 21 por você.

Essa foi uma reunião, uma obrigação que fizemos pra Zé Malandro, na cabeça de um filho aqui do meu casulo. Agradeço aqui ao Julico, que está até uma hora dessas comigo, Zé Raimundo, e também aos filhos que estão aqui. Pra mim cada um dia é um dia. Pra mim é uma ‘sastifação’ eu tá com o Zé Malandro aqui dentro da minha casa. Pra mim é uma ‘sastifação’ a gente fazer essa pequena homenagem, terminando numa paz, terminando em harmonia, terminando com ‘aleguia’. Isso é que é um axé. É paz, prosperidade, caminhos abertos, muita saúde, que é o que eu desejo pra cada um filho.”

Zé Malandro Melo 18 por você.

Na porta do cemitério
Uma rosa ali nasceu
Foi naquele lugar
Aonde ela floresceu
Olhe, eu sou Maria Rosa
Da porta do cabaré
Eu cheguei nesse lugar
Pra saravá a Lucifer

Zé Malandro Melo 19 por você.Acima, o afinado Maurício querendo entrar para a falange da malandragem.

No morro sim que é lugar de tirar onda
Malandro toma cachaça
Fuma bagulho e cai no samba

Zé Malandro Melo 17 por você.

●●● MÃE VALKÍRIA DE IANSÃ ●●●
Rua Coiama, nº 20 — João Paulo II (Manaus-AM)
Telefone: (92) 9143-2507

9 Responses to “SEU ZÉ MALANDRO NO TERREIRO DE MÃE VALKÍRIA”


  1. 1 Deusarino de Melo sexta-feira, 9 abril, 2010 às 1:45 pm

    No amor e na guerra, tudo vale. Será que no terreiro, também?
    O que me deixa de fora de certas manifestações e festividades umbandísticas é essa servidão ai inimigo da humanidade, que usa vários nomes, dentre eles lucifer. Que alma de bom senso, bem intencionada, da paz, quererá aproximação ou negócios com escória banida do Jardim do Eden?
    Não sou contra. Sou a favor de eu não pertencer a esses grupos.
    De resto, é pacientemente aguardar por JESUS.

  2. 2 afinsophia sexta-feira, 9 abril, 2010 às 3:51 pm

    Deus-arino,
    o Brasil é um país “laico”. O que significa isso? Significa que toda e qualquer pessoa pode escolher individualmente sua crença. Pode ser católico, budista, protestante, islamista, umbandista, hinduísta, satanista, espírita e até ateu, entre outras possibilidades.
    Nos terreiros de Umbanda, não existe um inimigo como no Cristianismo temeroso, todas as entidades devem ser cultuadas.
    Quando Lucifer entra num ponto no terreiro, ele entra com a mesma luz e força original que o caracteriza e não como inimigo da humanidade, como você coloca. Ao contrário.
    Então, siga o toque do maravilhoso tambor da Umbanda boa, pé no chão, onde Jesus, Lucifer e até Deus, Arino, vêm apreciar e participar.
    Abraços afinados!

  3. 3 JAQUELINE SANTOS sexta-feira, 3 setembro, 2010 às 7:18 pm

    legal gostei muito.

  4. 6 JAQUELINE SANTOS sexta-feira, 3 setembro, 2010 às 7:26 pm

    minha prof contou um parecido estudo no sesi gosto de la nao morri de rir do causo mais gotei é legal e´mais ou menos

    • 7 Junior de Osaguian sexta-feira, 17 setembro, 2010 às 11:21 am

      Deusarino,
      Nos Mitos Cristãos, O Homem foi banido do Éden.
      Nos Entendimentos Filosóficos, a simbologia da saída do Éden é o momento que este começa a ser um Filósofo, a provar do Conhecimento.
      Nos Mistérios Umbandistas, não existe o pré-conceito de Bem e Mal, cada um é correlativo a um determinado Propósito e Ponto de Vista.
      Que Guiã sopre bons questionamentos a seu mundo.
      Sucesso a Todos.

    • 9 Deusarino de Melo sexta-feira, 9 dezembro, 2011 às 1:07 pm

      A esta altura do campeonato, finalíssima, estádio lotadíssimo, autoridades de todo o planeta, repórteres e agências de todo o mundo, câmeras, flashes, opiniões e comprovantes de todas as naturezas, mentes e cabeças feitas, drogados e nãso drogados, cidadãos, bandidos, povo, mas todos almas viventes, crentes e vivenciando uma realidsade eclética, não duvido de nada e não desarrasnjo pensamentos alheios ou movo idéias sem saber o qwue estou fazendo exatamente. Por isso, até hilário tocar nesse assunto que atrsai tanta gente: o campo da umbanda, do terreiro… manifestação popular, crendice da gente humilde e simples, mas nem por isso gente… Cada um deseja o melhor e busca por onde acha melhor. O principal é que não depende de mim nem de ninguém terreno, mas que vai encontrar o melhor pelas vias que escilhjeu, lá isso vai… E eu almejo o melhor para todos, não importa por onder vão. É como a cartilha do ABC. Sem ela é difícil aprender a ler. Eu aprendi, sem elas com a minha vó adotivsa me ensinbando vias páginas de jornal. Mas isso não acvontece tyodo dia, nem com todo mundo. EU agradeço, dsa minha parte, a DEUS e a minha vóe e suas filhas que me criarsm com todo amor… Sou feliz até hoje… Amém!!!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

Acesse esquizofia.wordpress.com

esquizofia.wordpress.com

CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

_________________________________

BLOG PÚBLICO

Propaganda Gratuita

Você que quer comprar entre outros produtos terçado, prego, enxada, faca, sandália, correia, pé de cabra ou bola de caititu vá na CASA UYRAPURU, onde os preços são um chuchu. Rua Barão de São Domingos, nº30, Centro, Tel 3658-6169

Pão Quente e Outras Guloseimas no caminho do Tancredo.
PANIFICADORA SERPAN (Rua José Romão, 139 - Tancredo Neves - Fone: 92-8159-5830)

Fique Frio! Sabor e Refrescância!
DEGUST GULA (Avenida Bispo Pedro Massa, Cidade Nova, núcleo 5, na Rua ao lado do DB CIdade Nova.Todos os dias).

O Almoço em Família.
BAR DA NAZA OU CASA DA VAL (Comendador Clementino, próximo à Japurá, de Segunda a Sábado).

Num Passo de Mágica: transforme seu sapato velho em um lindo sapato novo!
SAPATEIRO CÂNDIDO (Calçada da Comendador Clementino, próximo ao Grupo Escolar Ribeiro da Cunha).

A Confluência das Torcidas!
CHURRASQUINHO DO LUÍS TUCUNARÉ (Japurá, entre a Silva Ramos e a Comendador Clementino).

Só o Peixe Sabe se é Novo e do Rio que Saiu. Confira esta voz na...
BARRACA DO LEGUELÉ (na Feira móvel da Prefeitura)

Preocupado com o desempenho, a memória e a inteligência? Tu és? Toma o guaraná que não é lenda. O natural de Maués!
LIGA PRA MADALENA!!! (0 XX 92 3542-1482)

Decepcionado com seus desenganos? Ponha fé nos seus planos! Fale com:
PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ (Rua Belforroxo, S/N - Jorge Teixeira IV) (3682-5727 / 9154-5877).

Quem tem fé naõ é um qualquer! Consultas::
PAI JOEL DE OGUM (9155-3632 ou paijoeldeogum@yahoo.com.br).

Belém tá no teu plano? Então liga pro Germano!
GERMANO MAGHELA - TAXISTA - ÁGUIA RADIOTAXI - (91-8151-1464 ou 0800 280 1999).

E você que gostaria de divulgar aqui seu evento, comércio, terreiro, time de futebol, procurar namorado(a), receita de comida, telefone de contato, animal encontrado, convites diversos, marocagens, contacte: afinsophiaitin@yahoo.com.br

Outras Comunalidades

   

Categorias

Arquivos

Blog Stats

  • 4.242.022 hits

Páginas

Arquivos


%d blogueiros gostam disto: