AMAZONINO E A EMPARSANCO TENTAM TAPEAR A POPULAÇÃO COM OPERAÇÃO TAPA-BURACOS

As águas correm para o rio, o rio corre para o mar, o mar deságua no oceano… No oceano está Poseidon.”

Foto da rua Rio Jaú, tirada nos primórdios deste bloguinho, há três anos atrás.

Nas últimas semanas, o portal da Prefeitura de Manaus (PMM), em sua “transparência”, divulgou suas contas. Chamou a atenção o montante pago à empresa Emparsanco. Tendo realizado contrato de R$ 69 milhões em agosto do ano passado para realizar a marketeada Operação Tapa-Buracos, a empresa recebeu da prefeitura o valor de R$ 41,4 milhões, conforme informação do próprio sítio da PMM.

Tal fato chamou a atenção do vereador José Ricardo (PT), que na semana passada primeiro questionou na Câmara Municipal de Manaus sobre as obras. “Onde estão essas obras, que ninguém vê?”, acrescentando que “é dinheiro público que está em jogo”.

Também na semana passada, José Ricardo acionou o Ministério Público Estadual (MPE) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE), solicitando uma auditoria nas obras emergenciais de tapa-buracos realizadas na cidade, entre agosto do ano passado até hoje, como ainda os pagamentos feitos pela Prefeitura de Manaus à Empresa Emparsanco. “É nosso papel como vereador fiscalizar o uso correto do dinheiro público que está em jogo, e não é pouco”, afirmou José Ricardo.

UM EXEMPLO DO DES-SERVIÇO PÚBLICO DE AMAZONINO/EMPARSANCO

Seguindo os passos – e tropeções, neste caso – das denúncias de José Ricardo, trazemos aqui neste bloguinho imagens e o relato de como foi realizado o péssimo serviço na rua Rio Jaú, bairro Novo Aleixo, zona Leste de Manaus, onde se situa a sede da AFIN – Associação Filosofia Itinerante, de quem este bloguinho intempestivo é vetor virtualizante.

Após vários anos sem asfalto, que desapareceu completamente da rua, depois de candidatos que prometeram asfaltá-la em épocas de eleição, depois de muitas peripécias que você pode conferir no Projeto Poseidon deste bloguinho, no mês passado apareceu uma esquipe de trabalhadores que começou a asfaltá-la. Mas vejamos em que condições.

Toda e qualquer pessoa que vive na zona Urbana sabe quais são as etapas básicas para se efetivar o asfaltamento de uma via pública. No mínimo, é necessário plainar o terreno, colocar um barro especial, compactar bem, jogar o piche para impermear, colocar o asfalto, compactá-lo, colocar meio-fio, isolar a área por um período… Nada disso foi feito na rua Rio Jaú. Os trabalhadores chegavam pela manhã com vontade de trabalhar, mas quase sempre faltava material para eles, e eles tinham que ficar sentados conversando, inventavam algum jogo, tomando um guaraná… Às vezes aparecia uma carrada de asfalto já pela tardinha; às vezes, não.

Assim, o trabalho se arrastou de poucos em poucos metros por dia. Mas vejamos ainda em que condições. Os trabalhadores apenas capinavam onde havia capim, o piche era passado poucos momentos antes, o asfalto era despejado… Nos últimos dias que vieram, no início da semana passada, nem mesmo o pequeno rolo foi passado para compactar o mínimo o asfalto. E foi por aí que os trabalhadores apareceram apenas para pegar suas roupas e algumas ferramentas e falaram que haviam sido mandados para o bairro de Santa Etelvina. Nunca mais retornaram. A prefeitura havia deixado ainda pela metade esse mal feito trabalho.

Além de mal feito, e de ficar pela metade, na parte que não foi realizado o péssimo serviço, ficou uma imensa escavação de um lado, deixando canos de água expostos, o que pode ocasionar vazamentos que, juntamente com a água da chuva acumulada, podem facilmente se tornar depósito para agentes causadores de diversas doenças.

Bem do outro lado, numa travessa ligada à Rio Jaú, ficou também, abandonado no meio da rua, um monte de barro.

Além de tudo isso, mesmo na parte que o trabalho foi realizado, foi tão mal feito e a qualidade do asfalto empregado é tão péssima que se verifica hoje que o próprio capim o está rompendo.

Na rua, ironicamente, há uma aposta de quem acerta até quando esse “asfaltamento” irá durar. Até agora há quem, otimista, aposte em três anos. Outros, um pouco menos, dizem que dois, um ano. Há quem diga que durará até a próxima eleição. Há quem diga ainda que os moradores tem sorte de que o período chuvoso já vai perto do fim, senão logo seria possível tirar fotos como a que está no topo deste texto.

A estes, ninguém poderá dizer que são pessimistas, mas sim que conhecem a irracionalidade e corrupção desses des-governos da cidade de Manô, a Princesinha do Norte, há décadas.

5 Responses to “AMAZONINO E A EMPARSANCO TENTAM TAPEAR A POPULAÇÃO COM OPERAÇÃO TAPA-BURACOS”


  1. 1 Audiane Arruda terça-feira, 11 maio, 2010 às 12:50 am

    o texto tá maravilhoso só achei que vocês usaram de eufemismo no que diz respeito ao trabalho da Prefeitura Municipal de Manaus.
    como moradora do mesmo bairro citado acima, mais precisamente na rua newton vieiralves onde a cituação não é diferente, acredito que o asfalto durará não mais que dois anos afinal vai ter eleição em 2012 e a população nem vai lembrar que as ruas um dia foram “asfaltadas” mesmo porque não foram!! isso só mostra o quanto nós cidadãos precisamos agir já que tais “homens públicoss não o fazem”.

    POR FAVOR QUE NOSSAS MÉMORIAS SEJAM MAIS DURADOURAS QUE ESTE SUPOSTO ASFALTO!!!

    NESSA E NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES

    DESDE JÁ GRATA!!

  2. 2 Audiane Arruda terça-feira, 11 maio, 2010 às 1:03 am

    o texto tá maravilhoso só achei que vocês usaram de eufemismo no que diz respeito ao trabalho da Prefeitura Municipal de Manaus.
    como moradora do mesmo bairro citado acima, mais precisamente na rua newton vieiralves onde a Situação não é diferente, acredito que o asfalto durará não mais que dois anos afinal vai ter eleição em 2012 e a população nem vai lembrar que as ruas um dia foram “asfaltadas” mesmo porque não foram!! isso só mostra o quanto nós cidadãos precisamos agir já que tais “homens públicos não o fazem”.

    POR FAVOR QUE NOSSAS MÉMORIAS SEJAM MAIS DURADOURAS QUE ESTE SUPOSTO ASFALTO!!!

    NESSA E NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES

    DESDE JÁ GRATA!!
    E AGORA COM BEM MENOS ERROS (RISOS)

  3. 3 afinsophia terça-feira, 11 maio, 2010 às 5:00 am

    Aí, Audiane,
    você percebe a perversa prática política para além das artimanhas liguísticas do poder.
    Então, não há erro de sua parte. O erro é deles, que é o que prejudica/violenta uma população de uma cidade.
    Abraços afinados!

  4. 4 Luis Inacio da silva quinta-feira, 30 dezembro, 2010 às 4:39 pm

    Nossa que lixo de asfalto! mais sao ordesns da prafeitura e de politicos fazer esses seviço porco! a empresa emparsanco só trabalhar par politicos no valor das obras licitadas que ela ganha 50% do valar vai para politicos que votamos o resto do dinheiro ela faz esses lixos e tenta sobreviver… personas o brasil é um lixo enquanto nao fizermos algumas chacinas matando todos os tipos de politicos e policia o brasil nao vai mudar pra melhor. nas favelas quando o governo quer baixar a criminalidade manda a policia matar os bandidos e deveriammos fazer o mesmo com os politicos… vou me camdidatar a deputado quero me infiltrar nessa merda e destruir a todos depois disso talvez nossos filhos tenha asfalto de melhor qualidade….

  5. 5 CRISTINA S. RIBEIRO quarta-feira, 23 fevereiro, 2011 às 9:47 pm

    Os motoristas de caçamba que trabalham para a emparsanco faz mais três meses que não recebem seus pagamentos.Essas pessoas tem famílias,e precisam comer todos os dias. Será que o dono da emparsanco deixa a família dele passar fome.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

Acesse esquizofia.wordpress.com

esquizofia.wordpress.com

CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

_________________________________

BLOG PÚBLICO

Propaganda Gratuita

Você que quer comprar entre outros produtos terçado, prego, enxada, faca, sandália, correia, pé de cabra ou bola de caititu vá na CASA UYRAPURU, onde os preços são um chuchu. Rua Barão de São Domingos, nº30, Centro, Tel 3658-6169

Pão Quente e Outras Guloseimas no caminho do Tancredo.
PANIFICADORA SERPAN (Rua José Romão, 139 - Tancredo Neves - Fone: 92-8159-5830)

Fique Frio! Sabor e Refrescância!
DEGUST GULA (Avenida Bispo Pedro Massa, Cidade Nova, núcleo 5, na Rua ao lado do DB CIdade Nova.Todos os dias).

O Almoço em Família.
BAR DA NAZA OU CASA DA VAL (Comendador Clementino, próximo à Japurá, de Segunda a Sábado).

Num Passo de Mágica: transforme seu sapato velho em um lindo sapato novo!
SAPATEIRO CÂNDIDO (Calçada da Comendador Clementino, próximo ao Grupo Escolar Ribeiro da Cunha).

A Confluência das Torcidas!
CHURRASQUINHO DO LUÍS TUCUNARÉ (Japurá, entre a Silva Ramos e a Comendador Clementino).

Só o Peixe Sabe se é Novo e do Rio que Saiu. Confira esta voz na...
BARRACA DO LEGUELÉ (na Feira móvel da Prefeitura)

Preocupado com o desempenho, a memória e a inteligência? Tu és? Toma o guaraná que não é lenda. O natural de Maués!
LIGA PRA MADALENA!!! (0 XX 92 3542-1482)

Decepcionado com seus desenganos? Ponha fé nos seus planos! Fale com:
PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ (Rua Belforroxo, S/N - Jorge Teixeira IV) (3682-5727 / 9154-5877).

Quem tem fé naõ é um qualquer! Consultas::
PAI JOEL DE OGUM (9155-3632 ou paijoeldeogum@yahoo.com.br).

Belém tá no teu plano? Então liga pro Germano!
GERMANO MAGHELA - TAXISTA - ÁGUIA RADIOTAXI - (91-8151-1464 ou 0800 280 1999).

E você que gostaria de divulgar aqui seu evento, comércio, terreiro, time de futebol, procurar namorado(a), receita de comida, telefone de contato, animal encontrado, convites diversos, marocagens, contacte: afinsophiaitin@yahoo.com.br

Outras Comunalidades

   

Categorias

Arquivos

Blog Stats

  • 4.242.086 hits

Páginas

Arquivos


%d blogueiros gostam disto: