FESTA DE PRETO-VELHO NO TERREIRO DO PAI TOTA

Vovô não quer casca de coco no terreiro

Que é pra não lembrar do tempo do cativeiro
Preto-Velho 01 por você.

Durante todo o mês de maio foram feitas obrigações no terreiro de Pai Tota como preparação da sagrada festa dos pretos-velhos que se realizou no primeiro sábado de junho. Pai Tota, que é conhecido há década dos moradores do Conjunto Ajuricaba por sua alegria e seu axé dentro dos cultos afro, falou-nos de sua trajetória como babalorixá desde o Recife e sobre a festa para os pretos-velhos da qual este bloguinho participou.

Preto-Velho 05 por você.

Preto-Velho 02 por você.

Abaixo, Mãe Orny ao lado de Pai Tota.

Preto-Velho 04 por você.

Eu sou neto de baluartes da religião, pois meus avós eram do santo, me criei dentro do santo e fiz minhas primeiras obrigações dentro do santo, ainda tinha 9 anos de idade, cultuando mais o caboco na época, e com 12 anos eu dei o primeiro toque, que por sinal foi pra Oxum, que eu sou filho de Oxum, sou primeiro Obá Sirimin, do terreiro de Mestre Val, que já foi, já está no andar de cima. Comecei a tomar conta de obrigações de filhos de santo com 15 anos. De lá pra cá a minha vida foi essa: trabalhar, fazer filho, procurando fazer tudo certo. Quando meu Pai tava vivo, quando eu recolhia um filho, eu chamava ele pra ele jogar e confirmar se realmente aquele filho estava pronto, se aquele ori pertencia àquele orixá que eu tinha dado. Eu sempre procurava fazer e procuro do jeito que ele me ensinou. Um baluarte hoje, um zelador de santo tem que conhecer a folha, tem que saber cantar pra folha, tem que saber cantar para um bori. Aqui em Manaus só teve uma coisa que eu encontrei e que eu não gostei foi essa história de que o filho não é feito, não quer cumprir os mandamentos de um pai de santo e abre casa, aí vai fazer trabalho errado. Quantas pessoas já não vieram aqui, assim como com a Mãe Emília, procurando auxílio porque fulano e sicrano fez trabalho errado.

Eu quis vir pra cá porque eu gostei aqui de Manaus. Eu deixei uma casa lá no Recife com 38 metros de comprimento por 14 de largura pra vir pra cá. Manaus é uma terra boa, uma terra que tem muitas folhas boas, e tem muitos filhos bons. Eu queria trazer dois filhos meus pra cá, pra viver aqui, então Manaus me segurou. Encontrei em Manaus amor, carinho e talvez uma vida até melhor. É uma terra em que a gente sente o axé, sente a força. Fiz agora aqui nessa casa 21 anos e acho que, graças a Deus, tenho uma vida muito boa. Inclusive os meus vizinhos são pessoas maravilhosas, porque aguentar uma casa de santo tem que ser bom, porque a zoada que se faz, seis tambores batendo. Eles aplaudem, porque gostam. Quando não tem, eles perguntam: “Cadê, não vai ter não é?” Aqui, vai ter a festa do seu Zé Pilintra agora, começa sexta-feira, termina segunda, batendo. Os vizinhos às vezes ainda vem ajudar a enfeitar a casa.

Acima, a querida e respeitada presidenta da FUCABEAM, Mãe Emília de Toy e Lissá, juntamente com Flor de Navê e a linda Jéssica de Iemanjá. Completando, o companheiro Luiz Costa, presidente do AMONAM (Associação do Movimento Orgulho Negro do Estado do Amazonas).

Preto-Velho 10 por você.

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A casa é Nagô, mas cultua o caboco. Toda casa Nagô cultua o caboco. Por quê? Que é o pro caboco poder zelar o santo, porque é o caboco que traz o médium, traz o cliente, que pra jogar, falar com uma entidade. E aquele dinheiro que fica da contribuição daquilo que ele está fazendo, a gente usa pra zelar a casa e fazer as obrigações.

Toda ano a gente faz a festa do Preto Velho Pai Joaquim. A gente começa no começo de maio com o trabalho do cachimbo, o verdadeiro catimbó. A gente trabalha 29 dias no catimbó, aí as pessoas que querem fazer pedido pra trabalho, pra saúde. Todos os dias nós temos duas de trabalho com o cachimbo. O cachimbo é o poder da mente. No dia da festa a gente não usa cachimbo, porque tem a comida, muita comida, e já se fumou demais nos 29 dias de trabalho. Todo ano essa festa é uma tradição aqui dentro da casa.

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Preto-Velho 14 por você.

A gente oferece para os pretos-velhos todas as comidas que eles usavam. Por que os pretos tinham força dentro do lugar onde eles estavam? Porque eles cultuavam o santo. Quem libertou Pai Joaquim, Pai João, Pai José de Angola? Essa história é longa. Quando eles estavam na senzala, eles cultuavam o santo ali dentro escondido, que na época chamava-se lapinha. Quando o Barão vinha, eles escondiam os assentamentos dos santos e botavam as imagens, Nossa Senhora da Conceição, São Jorge. Eles estavam cantando em dialeto africano pro santo e os brancos não sabiam porque não entendiam. Quando o barão saía, levantava de novo o santo que estava escondido e continuava a tocar. Eles não podiam mostrar pra eles por quê? Porque eles condenavam, na época eles diziam que era bruxaria.

Preto-Velho 15 por você.

Preto-Velho 16 por você.

Um dia, a filha do fazendeiro adoeceu, ficou coberta de chagas. Pra que servia as pretas? Só pra amamentar os brancos. Aí ele vai lá pra ver a menina doente, e ele disse que curava a menina. O velho disse pra ele: “Se você não curar minha filha você morre.” A menina tava quase morta, porque naquele tempo você pegava catapora, sarampo, você morria, não tinha cura. Resultado: o preto foi lá e disse que curava. Levou a menina lá pra dentro da senzala, pra um lugar que se chama lubaça, e ele viu que Obaluaê respondeu, que é o deus da peste, o deus das chagas, Omolu. Ele foi e se comprometeu. A baronesa chamou o marido e disse: “Marido, a nossa filha já está a bem dizer morta. Por que não deixa ele tentar?” O velho disse afirmou novamente que se ele não conseguisse ele morria. Ele perguntou: “Tudo que eu precisar o senhor me dá?” O velho disse: “Dô.” Aí o preto mandou tirar toda a roupa da menina. Deitou ela numa esteira, cantou o afrexô e levaram a menina lá pra senzala. Lá ela passou 21 dias. Tudo o que ele precisou ele pediu. Então era pato, era galinha, era boi. Tudo entrava e não saía. Então, passados os 21 dias, eles mandaram chamar o padre e outras pessoas para ver a saída da menina dali de dentro. O pai não sabia que quem ia sair de lá era o santo. Quando cantaram, o velho ficou esperando que a filha saísse. Então o preto chegou e disse: “Sua filha tá aí.” E quando tirou aquelas palhas que são as vestes de Obaluaê, o velho viu que a menina não tinha uma chaga. Só tava com a cabecinha raspada, porque tinha raspado o santo. E foi então que ficou liberado pra zelar o santo dentro da senzala.

Preto-Velho 17 por você.

O casal afinado Vinicus e Bianca, presidenta da Afin, também aproveitaram para degustar as maravilhosas e abençoadas comidas dos pretos-velhos.

Preto-Velho 13 por você.

Preto-Velho 18 por você.

Por que os pretos têm as forças? Umbora matar um boi, pé, bucho, cabeça, vísceras, tudo ia pra senzala dos pretos, e os brancos comiam só a carne. Não sabiam que ali é que estava o que fortificava as pessoas. É por isso que os pretos eram fortes, porque onde tá a força dos boi é nos músculos, não é na carne. E hoje a gente faz tudo o que eles comiam na época, e que hoje estão nos melhores restaurantes, e a gente faz pra festejar eles e também para a gente comer. Toda aquela comida que você viu ali, a feijoada, o mocotó, tudo era comida dos pretos-velhos. Além da feijoada, tinha vatapá, tinha porco assado, guisado, galinha à cabidela, assada, galinha com salpicão, tinha arroz doce, tinha mungunzá, tinha tapioca, cocada, bolos, tinha frutas, farofas, bebidas, tinha tudo, não faltou nada. Antes de distribuir a comida pro pessoal, já tá tudo lá no canto separado para eles, tudo guardadinho, oferecido a eles. De tudo que tem ali a gente tira um bocado pra eles.

Preto-Velho 22 por você.

Filha de Tia Xica, que nasceu em Minas e se criou em Salvador, tendo completados 87 anos, com mais de 50 anos de santo.

Preto-Velho 20 por você.

Preto-Velho 19 por você.

Como eu falei, eu tinha 8 anos quando seu José veio pela primeira vez em mim. Aí era esquisito, porque uma entidade baixando num menino de 8 anos, pedindo bebida, não podia dá até por causa da polícia. Mas o seu José disse: “Eu vou criar ele.” Foi o seu José que cortou o meu umbigo quando eu nasci. Eu nasci no meio de um terreiro, no itô da casa. Ali minha mãe não aguentou, deitou em cima de uma esteira. E seu José veio, junto com Mestre Carlos, seu Zé Pilintra de Santaninguê. Meu umbigo foi cortado com uma faca de mesa. O primeiro leite que eu tomei foi da lata de leite comprada por um cliente de seu José que comprou pra mim. Quando eu tava com 8 dias de nascido, minha mãe ganhou uma vaca de presente já dando leite, pra poder me sustentar. Foi Zé Pilintra que me criou e até hoje ele me cria. Tudo que eu peço a seu José ele me dá. Eu não vou pedir fortuna nem dinheiro, mas seu José é um grande juremeiro, em todos os meus filhos aqui ele bota a mão. eu só tenho a dizer que seu José é maravilhoso e agradecer tudo o que ele faz por mim.

Preto-Velho 21 por você.

Preto-Velho 26 por você.

Preto-Velho 28 por você.

Faço um chamado a todos os babalorixás a se levantarem contra esse pessoal da Igreja Universal, porque eu vi uma coisa muito feia. Eu fui fazer uma oferenda numa encruzilhada pra seu Tranca Rua, eu cheguei eles tavam quebrando tudo lá. Quando eu cheguei, eles correram. Mas os pais de santo precisam se levantar, porque les crescem às custas da gente. Peço até para meus companheiros de religião que não levem mais nome, endereço pra encruzilhada, porque o orixá não lê não, mas eles pegam e levam pra igreja e ficam lá lendo o nome das pessoas. Então, nós precisamos nos levantar contra isso, porque nós somos protegidos pela Constituição, nós temos nossa segurança perante a Lei. O que eu peço a todos os pais de santo é que façam bonito, que façam certo e vamos pra frente.

●●● PAI TOTA DE OXUM ●●●

Rua B-1, nº 598 — Conj. Ajuricaba (Manaus-AM)

Telefone: (92) 3654-1301 / 9114-9454

30 Responses to “FESTA DE PRETO-VELHO NO TERREIRO DO PAI TOTA”


  1. 1 Milton Coradi quinta-feira, 24 junho, 2010 às 8:36 am

    Cada qual é livre para professar a sua fé. Até cultuar ao Diabo a pessoa é livre. Até para seu ateu. É direito de cada um e deve ser respeitado sim! Mas, cá para nós, o que me chama a atenção são os olhares tristes e oprimidos dessas pessoas nas fotografias!

    Cordialmente, Milton Coradi.

    • 2 Lil quarta-feira, 14 dezembro, 2011 às 9:18 pm

      Não tem nada de opressão ai nessas fotos… Por acaso, se vc vai à alguma igreja, desrespeita a casa???
      Vc viu demais onde so tem so alegria, paz e cumplicidade de pessoas que presam a boa religião. Ver se enxerga, vc deveria sta la pra poder falar o q eles estão sentindo… vai por mim… Mente pequena!

  2. 3 afinsophia quinta-feira, 24 junho, 2010 às 7:25 pm

    Como, Coradi?
    É certo que você reconhece democraticamente o direito de professar uma religião ou não professar nenhuma, conforme o livre arbítrio democrático de um país laico.
    Mas como estão seus olhos para ver olhar triste e oprimido onde só reina alegria, vigor e liberdade?
    Olhe mais de perto, Coradi, e diga o que achou.
    Abraços afinados!

  3. 4 sem nome sexta-feira, 23 julho, 2010 às 2:32 pm

    gostaria q vcs deletasse esse blog do pai tota pois vcs podem ser processados!!!!!!!

  4. 6 sem nome sexta-feira, 23 julho, 2010 às 2:33 pm

    não autorizei nenhuma foto q está aí no trabalho de vcs pois isso requer privacidade! obrigada

  5. 7 afinsophia sábado, 24 julho, 2010 às 2:49 am

    Companheiro sem nome,
    este bloguinho intempestivo foi convidado por Pai Tota, que conhece o amplo trabalho realizado há mais de dois anos em mais de 100 terreiros de Manaus. Além de que este trabalho é conhecido através deste bloguinho em toda a parte do mundo.
    Jamais estaríamos ali sem seu convite e sua autorização.
    Caso queira que sua foto, em particular, não apareça, entre em contato nestes comentários, por e-mail ou telefone, que a retiramos.
    O post não pode ser retirado, pois iria contra uma ampla maioria que, democraticamente, está numa relação de proximidade com este bloguinho, que realiza gratuitamente este trabalho e que lutam juntos pela liberdade de expressão religiosa e contra qualquer forma de preconceito e estigmatização…
    Portanto, assim como não sabemos seu nome, não sabemos qual é sua imagem.
    Abraços afro-afinados!

  6. 9 mnarcio domingo, 21 novembro, 2010 às 1:12 pm

    gostaria de saber for posivel pouco da historia de nego gerson como ele foi quen foi ele vivo

  7. 10 YASU segunda-feira, 27 dezembro, 2010 às 4:24 am

    OLHA O MEU TERREIRO QUE LINDOOOOOOOOOOOOOO

  8. 12 RENAN CATIMBO quinta-feira, 31 março, 2011 às 2:23 pm

    fiquei maravilhado com esta materia, já ouvi falr sobre pai tota, grande juremeiro, axé axé axé

  9. 13 Márcia Mestre terça-feira, 5 abril, 2011 às 5:39 pm

    Maravilhosa a festa,tudo dentro do respeito e da disciplina

  10. 14 ROSANA ALUQUERQ quinta-feira, 28 abril, 2011 às 4:48 pm

    Linda festa, Parabéns aos irmãos dessa seara, e para os organizadores do Afinsophia. A única coisa que não gostei foi os comentarios das pessoas preconceituosas, é inacreditável como ainda hoje em dia encontramos pessoas assim, Nosso Pai Jesus, nunca julgou niguém, sempre pregou o Amor e Misericordia. Religião? Ele não fundou nenhuma, então penso que temos que nos congregar em grupos ou seja lá qual for a religião, desde que pregamos sua mensagem de Amor e Luz. Axé á todos!!!

    Sou Filha de Santo em desenvolvimento de Mãe Orny.

    Que Deus abençoe á todos! Festa linda e Muita luz para os irmãos que tem algum tipo de preconceito no coração, temos que lutar contra a MALDADE DO MUNDO, sempre com oração e com a paciência que Deus nos deu, e não contra quem faz o bem. NÃO JULGUE E NÃO SERÁS JULGADO.

  11. 15 ivanir sexta-feira, 29 abril, 2011 às 9:37 pm

    esse terreiro e tudo de bom….
    eu vim vizitar e nunca mais sai
    venha confirir!!!!

  12. 16 Irlanda A M Silva sexta-feira, 6 maio, 2011 às 10:06 am

    Salve este Terreiro gosto muito dos pretos velhos
    gostaria de saber qual a data da festa e conhecer os trabalhos
    Axe Axe

  13. 17 ALEX sexta-feira, 6 maio, 2011 às 4:01 pm

    A casa de pai Tota é tudo de bom, frequento lá, e é mto serio e seguro. Todos la são uma familia e quero agradecer ao Lála que tambem é maravilhoso.
    Mto Axé a todos naquela casa

  14. 18 YASU sexta-feira, 6 maio, 2011 às 5:10 pm

    AMANHA AVERA TOQUE DE CABOCLO E EXU SERA AS 20:00 DIA 07 DE MAIO DE 2010 VENHA PARTICIPAR BJS … E MUITO AXE …

  15. 19 YASU sexta-feira, 6 maio, 2011 às 5:13 pm

    QUEM QUISER SABER MAIS DETALHES E SO LIGA PARA MIM 82143448 OU 92137670 , PODE FALAR COMIGO MESMO SOU FILHO DE SANTO DESTA CASA AI BJS E MUITO AXE PARA TODOS …

  16. 20 Rosana Soares sábado, 11 fevereiro, 2012 às 9:58 pm

    ~ Temos grande admiração pela religião e pelo pai tota.
    ~ seria bom se todos respeitassem.
    ~ Pois, se todos nós não podemos ajudar, então não servimos para viver.

    # Um grande abraço para o pai tota e todos os filhos da casa…. muita paz, saúde e axé…

    # beijos & abraços..

  17. 21 Elizabeth segunda-feira, 23 abril, 2012 às 6:47 pm

    Eu gostaria de ir visita o terreiro de voces

  18. 22 LUIZ CARLOS MACHADO segunda-feira, 28 maio, 2012 às 3:48 pm

    gostaria muito de conhecer este terreiro mas eu nao sei onde fica para bens a todos vcs pela festa de preto velhos…

  19. 23 Fabiana Satira N. Fontenele quarta-feira, 28 novembro, 2012 às 11:58 am

    gostaria muito de falar com o pai tota,qual o e-mail dele sou filha de santo dele lá de Recife.

  20. 24 Telma Mendes do Rosario terça-feira, 5 fevereiro, 2013 às 6:18 pm

    Olá pessoal. Sou filha de Ogum e tenho sérios problemas com alguns evangélicos ,sem noção. Acho que eles deveriam pelo menos cuidarem da própria vida e deixar a dos outros em paz. Êta povinho chibungo pra gostar de se meter onde não é chamado. Liga não que sua festa tava linda!!!!!! Tristeza só se for na vida de quem tá falando .

  21. 25 Anônimo segunda-feira, 8 abril, 2013 às 11:10 pm

    Em primeiro lugar, amei ler o q o senhor escreveu, sou umbandista e amo a minha religiao. gostaria muito de conhecer o senhor pessoalmente , mas moro longe, espero um dia ter esse prazer. um abraco que Oxala nos cubra sempre de paz, uniao e muita fe.

  22. 26 Anônimo terça-feira, 26 novembro, 2013 às 10:10 am

    oi tota aqui quen esta falando e o seu irmao ezildo gostaria de saber o numero do seu celular

  23. 27 Anônimo quinta-feira, 8 maio, 2014 às 11:09 pm

    Tenho uma irmã pastor evangelica e outra, é catolica carismatica. Me sinto filho unico, pois não perco festa na tenda, mesmo não entendend muito da religião, gosto de conversar com preto velho e com outros na casa, são bem humorados e as festas são festas divertidas.

  24. 28 Anônimo terça-feira, 11 agosto, 2015 às 8:25 pm

    no ultimo sabado 29 de agosto 2015 iremos dar festa de tranca rua e as pombo giras, vcs estao todos convidados a participar. qm quizer falar com o pai tota ou o lala entre em contatos 9291149454 pai tota 9292252543 pai lala

  25. 29 ADMIRADOR sábado, 27 fevereiro, 2016 às 2:09 pm

    ACHEI MUITO BONITO A FESTA DO PAI TOTA AINDA NAO CONHECO PESSOALMENTE MAIS FUI EM VARIOS TERREIROS EM MANAUS PARA ME DESENVOLVER INFELISMENTE MUITOS AGEM DE MÁ FÉ POIS TODOS OS TERREIROS QUE EU FUI SEMPRE FALAM BEM DO PAI TOTA ENTREI EM CONTATO COM O PAI TOTA ESTAREI AI EM BREVE PAI TOTA MORO NO INTERIOR DO AMAZONAS COARI-AM E FICAREI MUITO GRADO SE FOR FILHO SEI DE SANTO,AXE!!!


  1. 1 kerb & channel Trackback em quarta-feira, 9 setembro, 2015 às 10:43 pm

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USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

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CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

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