MOVIMENTAÇÃO INTENSIVA DO COMETA AFIN: 9 ANOS

 

foto

Há nove anos e outros trezentos vividos, no dia 4 de julho de 2001, algumas linhas intensivas singularidades passaram a se encontrar, no sentido spinozeano, neste planeta errante no bairro Tancredo Neves, zona Leste, periferia de Manaus, e fundaram, para além da memória mecânica, essa criança filosofante, esse cometa Associação Filosofia Itinerante – AFIN®.

Estar Afin é estar itinerante, nômade do espaço liso (Guattari e Deleuze), vetor de direção desterritorializante, linha intensiva de acontecimentos que instauram transversalidades no espaço estriado, construindo novas formas de percepções, conceitos, afetos e novas formas de existências sempre traçando expressões e singularidades nas velocidades da linha flutuante da temporalidade Aion, o tempo indefinido das contínuas divisões.

LINHAS DE CORTE-ATUAÇÃO AFINANTES

foto
Na frente, a criançada de olho telante em mais um domingante Kinemasófico.

Então, enquanto rola o Kinemasófico de todos os domingos, vamos seguir essa linha de movimentação intensiva atualizada em vetores, que são as criações e construções advindas das relações de comunalidade (Toni Negri e Michel Hardt) produzidas pela Inteligência Coletiva a partir da ternura, a suavidade, a inteligência e o humor necessários para as produções políticas, estéticas e afetivas afinadas/afinantes.

foto
Enquanto isso, lá atrás o maître Nelson Rocha, o conhecido Papai Noelson, cortando a cebola (e sem chorar, acredita, dona Vitória?) pra preparar seu famoso Caldo Verde.

Foi assim que o Teatro Maquínico promoveu discussões políticas para interferir na teatralidade existencial das pessoas, levando-as a perceber a realidade social onde estão inseridas e criar uma linha de atuação para que venham a intervir politicamente em suas comunidades. Nessa caminhada rizomática vieram o Pequeno Conto de Natal (2001), O Filósofo Fernando Que Não Era Só Pessoa (2001, a partir de poemas de Fernando Pessoa), O Político (2002), Quanto Custa o Ferro (2002, de Bertolt Brecht), A Maldição do Boi Babão (2003), Para Criar um Candidato (2004), Diálogo Psicanalítico (2005, de Jean-Jacques Abrahams), O Candidato Mais Ético (2006), Boizinho Rizoma nas Tramas da Zona Franca Verde (2007). Além de todos esses e outros vetores teatrais continuarem como possibilidade de apresentações em escolas, igrejas, terreiros afro, comunidades, onde houver convite, somente em 2008 e 2009, em uma parceria com o Ministério da Cultura (Minc), a partir de uma emenda orçamentária do íntegro deputado federal Francisco Praciano, o Teatro Maquínico da Afin levou À Procura de um Candidato a mais de 100 lugares. Atualmente, em nova parceria com o Minc em finalização, está-se ensaiando O Candidato que Saiu do Povo.

foto
E a companheira Ana Cristina com a mão na massa, quer dizer, na faca cortando a couve.

Tem também a Bibliosofia, que, funcionando na sede da Afin, inclusive nos finais de semana, feriados e dias santos – que são todos -, auxilia estudantes (escolares ou não) com locação de livros, cinemas, músicas e conversas filo-psi-pedagógicas.

E continua em atividade o Teatrosófico, aos finais de semana, intersecção puxada do entre-meio dos fluxos filosóficos e a potência lúdica do teatro, criando coletivamente linhas de corte, construindo novas vivências com as pessoas para criação de novos entendimentos e ações nas comunidades, expandindo a Inteligência Coletiva.

foto
Ontem o cinema foi O Castelo Animado, do diretor japonês Hayao Miyazaki.

E assim o Phylum: vetor literário da AFIN, que traz textos de diversos “afinados” do Brasil e internacionalmente, sempre com uma temática de interesse comunitário e com a preocupação de noticiar aos interessados uma perspectiva que a mídia oficial não possui. Publicado sazonalmente, com recursos dos próprios afinados.

foto
Hummm!!! Pelas primeiras sinestésicas degustações olfativas do Caldo Verde do Noelson, que o digam  a bela Erêndira e o Miguel Oliveira: “Está um cheiro delicioso!”

Atendimento Esquizo-Terapêutico: a psicologia, enquanto ciência burguesa, entende a neurose como uma desordem na unidade funcional do ser humano, enquanto entidade concreta. Para o “Atendimento Esquizo-Terapêutico” da AFIN, o que existem são ressentimentos: afecções paralisantes decorrentes das paixões tristes que compõem a subjetividade capitalística, e que infectam os corpos, tornando-os reativos, incapazes de agir. A terapêutica esquizoafinante propõe uma mobilização destas afecções através da construção de linhas de ruptura na política das paixões, do fortalecimento dos corpos enquanto potência de agir e do inconsciente enquanto rizoma que engloba e transborda ao social. Os atendimentos ocorrem na sede da AFIN e podem ser marcados pelos telefones (92) 3213-4205 / 3667-4030 / 9631-6845/ 9190-1949 /8807-3402


As irmãsinhas kinemasófilas Raquel e Raab, que coincidentemente nasceram, com alguns anos de diferença, também no dia 4 de julho. Por isso, e é pra elas que Mel corta o bolo…

Este Kinemasófico: experiências ótico-sonoras para além da laminação perceptiva da mídia e da indústria de cinemas norte-americana. Sessões kinemáticas onde os cortes e os planos engendram outras perspectivas e a produção de dizeres sobre a existência e a comunalidade. As sessões ocorrem tanto na sede da AFIN todos os domingos à boca da noite e o resto do corpo quanto pelas escolas Manaus afora, através de afinados que trabalham ou são convidados para a festa cognitiva.

foto
…E também para o companheiro Anderson Littaif, aniversariante, que preparou o bolo, daqueles de chocolate, e o compartilha com o pequeno Lucas.

E também estes bloguinhos intempestivos – Afinsophia e Esquizofia -, que, aliando-se à moçada que propõe uma mídia alternativa (ver Lista de Blogs ao lado) e realiza a formação de novas redes sem qualquer forma de censura à inteligência e aos bons afetos trilha percursos navegantes caosmóticos imprevisíveis e incapturáveis.

foto

E são tantas atividades, algumas regularizadas pelas tradições folclóricas-religiosas-culturais, como: a Bandinha do Outro Lado, o carnaval-criança-dionisíaco; a Malhação Intempestiva do Judas; a Festa Devir-Criança Filosofante; a Mulher-Minoria para além da Falocracia… Outras movimentadas mediante encontros desejantes, como: o EsquizoSom “… e esses filósofos malditos…” e o Rock Cabocão; Potência Ativa da Ética na Educação; o curso de Filosofia Constitutiva; Alfabetização: Enunciação Intensiva das Palavras; Linhas de Corte na Expressão Plástica; o Curso de Fantoches

foto
Se estava bom? Pra não deixar dúvida, dá uma olhada só no prato do Marcos Ney…

E assim o cometa desejante segue rizomaticamente em seu desejo móvel construtor traçando linhas em qualquer direção e dimensão, conjugando fluxos, revezamentos, prolongamentos, variações, tecendo novos dizeres cartográficos, possibilitando o surgimento do Novo e aumentando a potência de agir nos encontros democráticos nas itinerâncias de uma poiesis divina em um movimento contínuo e numa velocidade infinita e eterna…


2 Responses to “MOVIMENTAÇÃO INTENSIVA DO COMETA AFIN: 9 ANOS”


  1. 1 Ajuricaba Jr. segunda-feira, 5 julho, 2010 às 11:14 pm

    O Candidato Mais Ético (2006)

    Vi essa peça com enorme satisfação e fiquei feliz em saber que um grupo se reunia com o intuito, despojado, de levar com humor a critica política até a periferia. Recentemente soube, por um amigo, que este mesmo grupo estava na internet, por isso cá estou. Mas confesso que fiquei muito assustado, pois, este espaço, em nada me lembra o grupo que parecia não ter vínculos de interesse afetivos-ideologicos-partidarios. O confronto com a esta realidade me deixou por deveras angustiado, pois não consigo saber em quem de fato acreditar” se no presente ou no passado –Se no grupo que vi anos atrás ou se no grupo que vejo hoje? Se eles são o mesmo grupo, por que saíram de um extremo a outro (da liberdade ideológica/partidária para o servilismo)? Ou se são os mesmos e tudo não passou de um simulacro retórico e de uma simulação moral? Ou simplesmente, como diria o nome da peça, o Candidato mais ético é o de vocês? E se o candidato mais ético é o de vcs como pode ser ante tantos acontecimento negativos? Ou todos esses acontecimentos são invenção da oposição ($ na cueca, mensalão,o filho do lula, dossiê dos aloprados como disse o Presidente etc,etc,etc)? Se essa miríade de coisas for invenção da oposição então temos um porque, uma razão em defende-lo, mas se não forem uma invenção então pq pessoas tão esclarecidas o defendem como que defende seu time de futebol? Nesse caso só a paixão explica ou existe o interesse e a vergonha de admitir que se foi enganado?

    Estou realmente confuso!

  2. 2 Paulo Maranguty segunda-feira, 5 julho, 2010 às 11:58 pm

    Parabéns para a Associação mais interessante que surgiu no Brasil nos últimos tempos. Digo isso por causa da multidisciplinaridade que vocês adotam. São blogueiros, atores, inventores, construtores, diretores, cinematores, fantochetores, psicólogos, cozinheiros, boleiros, noeleiros, e possuem belas e formosas brotinhas. Além disso, vocês são interessantes, porque se contraporem a mídia sequelada e escrevem textos que não aparece em nenhum jornal deste país, exceto em revistas que prezamos como Carta Capital, Caros Amigos, jornalistas do porte de um Mino Carta, Leandro Fortes dentre outros, e dos blogs que estão no link de vocês. Que o 4 de julho de vocês ajude a libertação da América com Chaves, Fidel e Diego Armando Maradona e a sua arte futebolistica e política. Abraços e beijos.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

Acesse esquizofia.wordpress.com

esquizofia.wordpress.com

CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

_________________________________

BLOG PÚBLICO

Propaganda Gratuita

Você que quer comprar entre outros produtos terçado, prego, enxada, faca, sandália, correia, pé de cabra ou bola de caititu vá na CASA UYRAPURU, onde os preços são um chuchu. Rua Barão de São Domingos, nº30, Centro, Tel 3658-6169

Pão Quente e Outras Guloseimas no caminho do Tancredo.
PANIFICADORA SERPAN (Rua José Romão, 139 - Tancredo Neves - Fone: 92-8159-5830)

Fique Frio! Sabor e Refrescância!
DEGUST GULA (Avenida Bispo Pedro Massa, Cidade Nova, núcleo 5, na Rua ao lado do DB CIdade Nova.Todos os dias).

O Almoço em Família.
BAR DA NAZA OU CASA DA VAL (Comendador Clementino, próximo à Japurá, de Segunda a Sábado).

Num Passo de Mágica: transforme seu sapato velho em um lindo sapato novo!
SAPATEIRO CÂNDIDO (Calçada da Comendador Clementino, próximo ao Grupo Escolar Ribeiro da Cunha).

A Confluência das Torcidas!
CHURRASQUINHO DO LUÍS TUCUNARÉ (Japurá, entre a Silva Ramos e a Comendador Clementino).

Só o Peixe Sabe se é Novo e do Rio que Saiu. Confira esta voz na...
BARRACA DO LEGUELÉ (na Feira móvel da Prefeitura)

Preocupado com o desempenho, a memória e a inteligência? Tu és? Toma o guaraná que não é lenda. O natural de Maués!
LIGA PRA MADALENA!!! (0 XX 92 3542-1482)

Decepcionado com seus desenganos? Ponha fé nos seus planos! Fale com:
PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ (Rua Belforroxo, S/N - Jorge Teixeira IV) (3682-5727 / 9154-5877).

Quem tem fé naõ é um qualquer! Consultas::
PAI JOEL DE OGUM (9155-3632 ou paijoeldeogum@yahoo.com.br).

Belém tá no teu plano? Então liga pro Germano!
GERMANO MAGHELA - TAXISTA - ÁGUIA RADIOTAXI - (91-8151-1464 ou 0800 280 1999).

E você que gostaria de divulgar aqui seu evento, comércio, terreiro, time de futebol, procurar namorado(a), receita de comida, telefone de contato, animal encontrado, convites diversos, marocagens, contacte: afinsophiaitin@yahoo.com.br

Outras Comunalidades

   

Categorias

Arquivos

Blog Stats

  • 4.243.086 hits

Páginas

Arquivos


%d blogueiros gostam disto: