BOIZINHO ESTRELA DO ORIENTE NO CENTRO DOS TAMBORES DE MINA JEJE NAGÔ TOY LISSÁ/AGBÊ MANJÁ

Menina, abre a porteira
Deixa meu boi passar
Ele é bonito, ele é de fama
É boi Estrela do Oriente

foto

Mais uma vez Nochê Hunjaí Emília de Toy Lissá preparou com esmero seu e maravilhoso terreiro para receber os convidados na noite de São João, para mais uma festividade tradicional da casa. E a roda já está formada e o tambor já roncou para mais um sonoro, colorido e espiritualizante ritual da vigorosa afro-religião Mina Jeje Nagô.

foto

fotoMãe Emília e Dona Pátria

Tambor de Mina quando rufa lá nas matas
Ele é de Mina, ele é Nagô
Tambor de Mina quando rufa lá nas matas
Ele é de Mina, ele é Nagô

foto

foto

Foi uma festa pra Xangô Irá e tocamos também pra Badé, pra família de Gama e pro povo da Romé. A Casa como é de Oxalá, Iemanjá e Xangô, todo ano nós tocamos para os vodunços da Casa. Faz 27 ano que nós inauguramos aqui e que fazemos essa festa para Xangô”, explica Mãe Emília.

foto

foto

fotoÀ esquerda, Pai Bosco de Ogum, com seu ogan ao lado, velhos conhecidos deste bloguinho.

Como sempre ocorre nesse santificado espaço, estavam presentes vários convidados. Entre irmãos de santo de Mãe Emília, na foto abaixo está Pai Edmar, manauara que hoje reside no Rio de Janeiro. Além da respeitabilidade de Mãe Emília, ele destaca a sua atuação política-religiosa frente à FUCABEAM.

foto

Eu sou o babalorixá Edmar. Sou daqui de Manaus, mas estou já há alguns anos morando no Rio de Janeiro. Tenho casa aberta em Campo Grande, na zona Oeste do Rio. Eu estou retornando aqui pra encontrar Mãe Emília, e é uma felicidade ver que ela está à frente de uma federação e lutando para engrandecer a religião dentro do estado do Amazonas, e esta federação está tendo muito progresso porque ela é uma pessoa muito culta no santo, conhece demais. Nós também nos conhecemos há muito anos, nós somos amigos antigos, começamos juntos no santo, e estamos até agora. Isto pra mim é um prazer. Ela é uma das grandes conhecedoras da Mina no Amazonas, e acho que esta seja talvez a única casa completa da Mina por aqui. O barracão de Mãe Emília.”

fotoDom João Rei de Mina

Aê Dom João, cavaleiro do mar
Aê Dom João, desceu na guma
Veio só baiar, aê Dom João

foto

E assim a festa prosseguia, com diversos voduns vindo receber as honras dos presentes e deitar suas bênçãos a todos os participantes. Na foto abaixo, Barão de Goré, na cabeça de Mãe Emília, canta diante do tambor.

foto

Ai, ele veio na sua barca veleira
Mas ele é Marquês de Pombal
Ele é filho de Deus e Nossa Senhora
Mas ele é Marquês de Pombal

À esquerda, Pai Carlos de Xangô salda o terreiro com suas melodiosas rezas, seguido de Pai Edmar.

Eu vim salvar terreiro
Vim salvar os meus irmãos
Numa mão trago um letreiro
Na outra um sino salomão

foto

Pai Edson de Codoense e Mãe Orny da Oxum Opará

Então era hora de virar pra encantaria, pois chegou o momento mais especial de toda noite de São João, quando o boizinho dos encantados, Estrela do Oriente, desde que veio lá do Maranhão, baixa no terreiro de Mãe Emília para dançar ao som das toadas de encantados e dos filhos da casa.

foto

E o boizinho saiu do terreiro e foi para o campo aberto, embaixo do luar, lua cheia de São João, ouvir as toadas antigas e as improvisadas no momento: “Em seguida, viramos pra encantaria, que foi o Boi. Que boi? O Boi da família Cambinda, do povo de Légua, que vieram fazer a participação. Isso já é uma tradição. O boi veio, então fomos tirar as prosas de encantado, cantar as toadas pra poder o boi dançar. Fazem três anos que o boi chegou do Maranhão. Ano que vem nós vamos ensaiar ainda melhor ele para apresentar lá na Pça São Sebastião”, avisa Mãe Emília.

foto

Já raiou, já raiou
Boi Estrela do Oriente
Ele é boi de fama
Ele veio raiar no Amazonas

fotoDona Suzana de Légua Boji (na cabeça de Mãe Orny)

À esquerda, seu Légua Boji Buá puxa a toada, e ao lado a atenciosa madrinha Dione abraça carinhosamente o boizinho afilhado.

A Dione é a madrinha do Boi. A participação da Madrinha vem desde que o Boi chegou no Amazonas, vindo do Maranhão. Ela e o filho dela. Nós batizamos o Boi e ela foi a madrinha. O motivo especial é que o filho dela, o Marquinho, é que era o miolo do boi, que representava o boi no momento. Ano que vem o boi vai fugir e vai ficar na casa dela durante uns dias, depois é que a gente vai pegar ele”, mais uma vez é Mãe Emília quem explica.

foto

E o Estrela do Oriente retornou ao salão, onde as toadas se mesclaram a rezas dos encantados.

fotoUm retrato da linda Socorro de Xangô, uma das mais novas filhas de santo de Mãe Emília.

foto

À esquerda, Tereza Légua (na cabeça de Flor). Ao lado, a senhora Pátria levada no embalo da alegria por Marquinhos e Dona Suzana.

Na boiada de encantado
Só tem boi marruá
Codoense como cantor
Tereza Légua como um terror
Não falei no Cole Maneiro
Porque ninguém se lembrou

foto

foto

E assim a festa continuou, fazendo ver toda a autenticidade das religiões afro-brasileiras, carregada de entes que, ao mesmo tempo que fazem lembrar ciclos da nossa história remota, estão presentes em efetividade religiosa. Uma festa magnífica para os olhos e o coração de todos aqueles que vivem a crença ou apreciam o ritual afro-religioso como verdadeira manifestação religiosa do povo brasileiro.

foto

CENTRO DOS TAMBORES DE MINA JEJO NAGÔ TOY LISSÁ/AGBÊ MANJÁ ●

– Mãe Emília de Toy Lissá –
Rua Pintassilgo, nº 100 — Cidade Nova II – Núcleo II (Manaus-AM)
E-mail: jessicahermes_morena@hotmail.com
Telefone: (92) 9995-3894

1 Response to “BOIZINHO ESTRELA DO ORIENTE NO CENTRO DOS TAMBORES DE MINA JEJE NAGÔ TOY LISSÁ/AGBÊ MANJÁ”



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

Acesse esquizofia.wordpress.com

esquizofia.wordpress.com

CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

_________________________________

BLOG PÚBLICO

Propaganda Gratuita

Você que quer comprar entre outros produtos terçado, prego, enxada, faca, sandália, correia, pé de cabra ou bola de caititu vá na CASA UYRAPURU, onde os preços são um chuchu. Rua Barão de São Domingos, nº30, Centro, Tel 3658-6169

Pão Quente e Outras Guloseimas no caminho do Tancredo.
PANIFICADORA SERPAN (Rua José Romão, 139 - Tancredo Neves - Fone: 92-8159-5830)

Fique Frio! Sabor e Refrescância!
DEGUST GULA (Avenida Bispo Pedro Massa, Cidade Nova, núcleo 5, na Rua ao lado do DB CIdade Nova.Todos os dias).

O Almoço em Família.
BAR DA NAZA OU CASA DA VAL (Comendador Clementino, próximo à Japurá, de Segunda a Sábado).

Num Passo de Mágica: transforme seu sapato velho em um lindo sapato novo!
SAPATEIRO CÂNDIDO (Calçada da Comendador Clementino, próximo ao Grupo Escolar Ribeiro da Cunha).

A Confluência das Torcidas!
CHURRASQUINHO DO LUÍS TUCUNARÉ (Japurá, entre a Silva Ramos e a Comendador Clementino).

Só o Peixe Sabe se é Novo e do Rio que Saiu. Confira esta voz na...
BARRACA DO LEGUELÉ (na Feira móvel da Prefeitura)

Preocupado com o desempenho, a memória e a inteligência? Tu és? Toma o guaraná que não é lenda. O natural de Maués!
LIGA PRA MADALENA!!! (0 XX 92 3542-1482)

Decepcionado com seus desenganos? Ponha fé nos seus planos! Fale com:
PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ (Rua Belforroxo, S/N - Jorge Teixeira IV) (3682-5727 / 9154-5877).

Quem tem fé naõ é um qualquer! Consultas::
PAI JOEL DE OGUM (9155-3632 ou paijoeldeogum@yahoo.com.br).

Belém tá no teu plano? Então liga pro Germano!
GERMANO MAGHELA - TAXISTA - ÁGUIA RADIOTAXI - (91-8151-1464 ou 0800 280 1999).

E você que gostaria de divulgar aqui seu evento, comércio, terreiro, time de futebol, procurar namorado(a), receita de comida, telefone de contato, animal encontrado, convites diversos, marocagens, contacte: afinsophiaitin@yahoo.com.br

Outras Comunalidades

   

Categorias

Arquivos

Blog Stats

  • 4.241.989 hits

Páginas

Arquivos


%d blogueiros gostam disto: