A VOX POPULI EM MAQUIAVEL, APORTADA EM LULA, E ACOLHIDA POR DILMA

Maquiavel é daqueles autores que muito se fala e pouco se leu. Daqueles autores que muitos leitores fazem do seu texto uma adequação aos seus propósitos. Daí os inúmeros erros quanto ao entendimento de sua obra O Príncipe. Para esses adequadores uma estratégia política de tomar o poder, e mantê-lo, com o uso de todas as tramas possíveis. Nisso, maquiavelismo surge como um conceito de trapaça encontrado em locuções como: “Ele é uma pessoa maquiavélica.” Tudo que não diz respeito à práxis maquiavélica.

Mas Maquiavel não é só incompreendido por meros leitores casuais. Ele também é tido como sinônimo de ardil político em muitos chamados doutos, como Fernando Henrique, que ao falar(?) essa semana sobre o filósofo florentino, disse que um governante às vezes precisa mentir. Uma amostra de que Fernando Henrique, em seu governo, usou e abusou de seu erro “maquiavélico”. Se tivesse pelo menos se dado ao trabalho de ler o breve texto Governamentalidade, de Michel Foucault, talvez tivesse diminuído esses erros e, quiçá, prejudicado menos a democracia brasileira e, por analogia, causado menor mal ao povo. Mas esperar que Fernando Henrique leia Foucault é exigir que o óleo se misture com o vinagre. Nisso, é possível ter um entendimento que o que mais levou Fernando Henrique ao erro contra Maquiavel seja o fato dele ter identificado o “Príncipe” com seu príncipe da sociologia lupem-burguesia.

Entretanto, Maquiavel não é um absurdo de incompreensão, porque trata a democracia como uma simplicidade virtú. Foi o primeiro filósofo a pensar a multidão como potência política real para melhor governar. Assim, eliminar o conceito histórico criado por classes dominantes, que o povo é o sujeito dos vícios e da violência. Do provérbio caricato de ofensa ao povo, “quem funda sobre o povo funda sobre o lodo”, Maquiavel construiu a tese: “A multidão é mais sábia e mais constante que um príncipe.” Mostrando em seus princípios, os fundamentos da democracia como poder criado na virtú-multidão. O que, de certa maneira, teve influência em filósofos como Spinoza, Nietzsche, Toni Neri, Félix Guattari, etc, menos em Fernando Henrique.

Desta maneira, fica fácil compreender porque o governo Lula tem se constituído em um governo de elevados graus de produção e porque Dilma surge como uma candidata envolvida nesse processual político popular. Assim, para confirmar o entendível nos que já entendem Maquiavel, e entendível nos que não lhe entendem, pontuamos alguns princípios do povo (multidão) como poder de governamentalidade.

a) Os prognósticos da opinione universales são geralmente acertados, como se viessem de uma oculta virtú.

b) Entre duas opiniões diferentes, apresentadas por dois oradores de igual qualidade, o povo escolhe habitualmente a melhor.

c) O povo, ao eleger magistrados, faz melhores escolhas do que faz o príncipe.

d) O povo mantém por muito tempo as opiniões bem arraigadas, ao contrário dos príncipes.

e) As cidades com governos populares desenvolvem-se mais rapidamente.

f) A crueldade da multidão é contra aqueles que ela teme que se apropriem do bem comum; a do príncipe é contra quem ele teme que se aproveite do seu próprio bem.”

Relacionando os princípios do povo de Maquiavel com o que ocorre nesse momento na campanha para Presidência da República, pode-se ter o seguinte diferencial enunciativo/político.

Da letra a) A opinião universal é a potência criadora como multiplicidade política efetivada pelo povo. No caso do Brasil, o governo Lula.

Da letra b) Como não existem duas opiniões diferentes de igual qualidade entre Serra e Dilma, o povo escolheu diretamente Dilma.

Da letra c) A escolha dos magistrados não deveria ser por indicação dos chefes de Estado, mas por eleição popular.

Da letra d) Por ser a potência da democracia a opinião do povo, ela é um continuun.

Da Letra e) Nada a comentar. É só olhar o Brasil com um governo popular.

Da letra f) Essa é a crueldade da lupem-burguesia brasileira, que odeia a candidata Dilma. Essa lupem-burguesia quer manter, e aumentar seus bens, por força de suas explorações. Daí ter aversão de um governo popular em que todos são livres como potências criadoras de democracia.

Maquiavel, Lula e Dilma, uma Virtú/Potência/Multitudo. O povo como soberano em seu Direito Comum!

2 Responses to “A VOX POPULI EM MAQUIAVEL, APORTADA EM LULA, E ACOLHIDA POR DILMA”


  1. 1 PAULINHO quinta-feira, 12 agosto, 2010 às 7:02 am

    Saiba o que é realmente uma PELADA de verdade, acesse http://www.pernadepautupa.wordpress.com

  2. 2 Sou seu fã quinta-feira, 12 agosto, 2010 às 9:57 am

    Caro Marcos José

    Fico impressionado em ver a manipulação do entendimento para a consolidação de sua/uma opinião . É incrível como trocas a razão/ criticidade pela paixão partidária….lembro de como gostei de suas primeiras aulas, mas achei meio estranho a sua queda em tentar cooptar os alunos para o seu mundo e trans formando-os em seus clones . Detectei, sem muito saber na época, uma certa tirania, que manipulava os indivíduos e os transformava em espelhos seus (meio Narciso? Ou conduta alhienante?) Agora me surpreendo com o seu outro lado, o Darth Vader da razão!

    COMO ACREDITAR EM VC?


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

Acesse esquizofia.wordpress.com

esquizofia.wordpress.com

CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

_________________________________

BLOG PÚBLICO

Propaganda Gratuita

Você que quer comprar entre outros produtos terçado, prego, enxada, faca, sandália, correia, pé de cabra ou bola de caititu vá na CASA UYRAPURU, onde os preços são um chuchu. Rua Barão de São Domingos, nº30, Centro, Tel 3658-6169

Pão Quente e Outras Guloseimas no caminho do Tancredo.
PANIFICADORA SERPAN (Rua José Romão, 139 - Tancredo Neves - Fone: 92-8159-5830)

Fique Frio! Sabor e Refrescância!
DEGUST GULA (Avenida Bispo Pedro Massa, Cidade Nova, núcleo 5, na Rua ao lado do DB CIdade Nova.Todos os dias).

O Almoço em Família.
BAR DA NAZA OU CASA DA VAL (Comendador Clementino, próximo à Japurá, de Segunda a Sábado).

Num Passo de Mágica: transforme seu sapato velho em um lindo sapato novo!
SAPATEIRO CÂNDIDO (Calçada da Comendador Clementino, próximo ao Grupo Escolar Ribeiro da Cunha).

A Confluência das Torcidas!
CHURRASQUINHO DO LUÍS TUCUNARÉ (Japurá, entre a Silva Ramos e a Comendador Clementino).

Só o Peixe Sabe se é Novo e do Rio que Saiu. Confira esta voz na...
BARRACA DO LEGUELÉ (na Feira móvel da Prefeitura)

Preocupado com o desempenho, a memória e a inteligência? Tu és? Toma o guaraná que não é lenda. O natural de Maués!
LIGA PRA MADALENA!!! (0 XX 92 3542-1482)

Decepcionado com seus desenganos? Ponha fé nos seus planos! Fale com:
PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ (Rua Belforroxo, S/N - Jorge Teixeira IV) (3682-5727 / 9154-5877).

Quem tem fé naõ é um qualquer! Consultas::
PAI JOEL DE OGUM (9155-3632 ou paijoeldeogum@yahoo.com.br).

Belém tá no teu plano? Então liga pro Germano!
GERMANO MAGHELA - TAXISTA - ÁGUIA RADIOTAXI - (91-8151-1464 ou 0800 280 1999).

E você que gostaria de divulgar aqui seu evento, comércio, terreiro, time de futebol, procurar namorado(a), receita de comida, telefone de contato, animal encontrado, convites diversos, marocagens, contacte: afinsophiaitin@yahoo.com.br

Outras Comunalidades

   

Categorias

Arquivos

Blog Stats

  • 4.243.048 hits

Páginas

Arquivos


%d blogueiros gostam disto: