HORÁRIO ELEITORAL. OH, HORÁRIO ELEITORAL!

Quando a democracia representativa foi fundada como a forma mais coletiva de escolha dos representantes democráticos responsáveis pelos governos dos estados – para quem acredita -, as campanhas eleitorais eram feitas da maneira mais direta. O candidato se colocava frente a frente com o potencial eleitor, e através da persuasão coloquial procurava ganhar seu voto. Era uma relação dialógica acompanhada também por distribuições de cartazes e falas nas rádios, quando já havia a locução radiofônica.

No Brasil, também foi assim. A fundação da república democrática do Brasil também cultuou esse método de campanha eleitoral. Cartazes, broches, canetas, lápis, chaveiros, os chamados brindes, proliferavam nas campanhas. Era um período em que o candidato tinha que ser realmente visto pelo eleitor, mesmo que estivesse assessorado por grupos de assistentes, os chamados cabos-eleitorais. Nada de só reprodução de imagens. Foi assim que os famosos comícios se tornaram os palcos das expressividades dos candidatos. A história das eleições no Brasil está repleta desses famosos comícios. Mesmo aqui no Amazonas, uma terra politicamente pobre, comícios inesquecíveis foram realizados. Exemplos, os comícios para o cargo de presidente.

Entretanto, quanto mais a tecnologia comunicacional ia se desenvolvendo, essa forma de exercício pré-eleitoral ia se ajustando ao que era oferecido pelos meios de comunicação de massa. Foi o que ocorreu com a televisão. Como tele, distância, ela passou a diminuir a relação direta do candidato com o eleitor. Passou a levar para dentro da casa do eleitor o candidato. Uma grande mudança ocorreu.

AS ELEIÇÕES E OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO

No Brasil, coincidentemente, a televisão tem seu surgimento atuante exatamente no período da ditadura militar. Exemplo, a TV Globo, produzida com capital norte-americano, e porta-voz da regime de exceção. Quer dizer, nesse período, com o país com apenas dois partidos – o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), chamado de oposição, e a Aliança Renovadora Nacional (ARENA), que renovação, olha os Agripinos -, partido de apoio total ao regime, e com as liberdades democráticas cerceadas, os programas eleitorais eram todos controlados. No máximo, aparecia a foto do candidato e a voz do locutor. Tudo muito bem vigiado. Esse limitadíssimo uso da televisão, de certa forma, até livrava o eleitor que não era submetido à presença de candidatos maçantes, como Josué Filho, mas perdia a verve de um Carrapeta, candidato cantor de arraiais.

Com a dita abertura política, a televisão passou a servir de vitrine rica para os candidatos. Deu de tudo. Liberou geral. Mas esse ‘liberô’ trouxe uma boa novidade: os debates. Dialeticamente reais. Poder ver um Brizola infernizando o filhote da ditadura, Paulo Maluf, um Lula, promissor-presidente, encarando o candidato da conspiradora Globo, Collor de Mello, era uma festa. Grandes encontros de eleitores-torcedores regados a cerveja, churrasco – no nosso caso, peixe frito -, refrigerantes, crianças brincando, os intervalos que ninguém queria, uma composição verdadeiramente democrática.

Um período da televisão cujos debates ajudavam a ganhar uma eleição. Candidatos jogavam todas suas fichas. Nesse frisson eleitoral, é preciso ser justo com a Rede Bandeirantes. Ela foi a primeira e única TV que constituiu o debate político como fator da história do Brasil. Mas foi. Hoje é apenas uma caricatura daquele bom tempo. Pudera, seus jornalistas de hoje não são nem de longe os do pós-ditadura. Até o Mitre, que era desse bom tempo, ‘desmocratizou’-se. Agora é um visível arauto da obscura direita.

Hoje, os debates inexistem. Os candidatos apresentam tão somente o que apresentam no horário eleitoral gratuito. Alguns arremedos de propostas. Quer dizer, debate não auxilia mais a ganhar eleição. É tudo muito sofrível. Na mesma linha, segue o horário gratuito. Se não for para ver alguns candidatos com nomes alegóricos, com seus textos esdrúxulos, pouco causa interesse.

Esse o fim-midiático de Serra, que depositou no horário eleitoral, que começa hoje, dia 17, a esperança de mudar sua condição atual de candidato derrotado, como mostrou ontem, dia 16, o Ibope, em sua pesquisa eleitoral que lhe atribuiu 32%, e 43% para sua concorrente, Dilma. O milagre não vai acontecer. Dilma já levou essa. Mesmo que ela não aparecesse nos meios de comunicação, já estava eleita. O povo brasileiro passou mais de sete anos vendo sua imagem dentro de sua casa e colada a sua vida, através das políticas públicas realizadas pelo presidente Lula. Uma campanha que nenhum horário eleitoral pode mudar. Pior para o Serra.

Mas, de qualquer forma, é bom ver, no horário eleitoral, Lula, com seu humor brasileiramente terno, e Dilma, uma mulher cheia de segurança e ternura, sem nenhuma mágoa, apresentando-se para o povo que a quer. Sem contar com o espetáculo da produção e participação de tantos outros personagens que compõem a imensa subjetividade brasileira que tece a cartografia de desejos democráticos para que o Brasil continue processando sua liberdade.

4 Responses to “HORÁRIO ELEITORAL. OH, HORÁRIO ELEITORAL!”


  1. 1 Respeito a lei terça-feira, 17 agosto, 2010 às 8:43 am

    … viu, também, o desrrespeito as leis eleitorais, tanto pelo presidente e de sua candidata…vale tudo para manter o poder…ate mesmo aviltar as instituiçoes… usar, como nunca antes nesse país, a maquina pública …o futuro do país parece que se tornara um pouco mais facista com o PT novamente no poder…

  2. 2 Respeito a lei terça-feira, 17 agosto, 2010 às 8:49 am

    Lula, promissor-presidente, encarando o candidato da conspiradora Globo, Collor de Mello, ahahahahahahahahahahaha hoje eles estão de maos dadas… putz Jesus voltou em Lula em ninguem avisou que o cara é o messias…e os Ptistas apostolos de toda a verdade

    Queria ver vc fazer uma, só uma, analise isenta sobre o PT…uma criticazinha que seja…mas acho que não….o PT é PERFEITO!

  3. 3 Paulo Ferreira terça-feira, 17 agosto, 2010 às 8:59 am

    DILMA 2010….PRESIDENTA…..FUTURO….LULA 2014!!!!!!!!!!!!
    VIVA O PT…..VIVA O BRASIL!!!!!!!!!!!!!! NÃO TÁ, CONTENTE SAI FORA!!!!!!!

  4. 4 Xico terça-feira, 17 agosto, 2010 às 5:48 pm

    Valeu Paulo, Lula é o nosso Cara e a Dilma Presidenta do Brasil.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

Acesse esquizofia.wordpress.com

esquizofia.wordpress.com

CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

_________________________________

BLOG PÚBLICO

Propaganda Gratuita

Você que quer comprar entre outros produtos terçado, prego, enxada, faca, sandália, correia, pé de cabra ou bola de caititu vá na CASA UYRAPURU, onde os preços são um chuchu. Rua Barão de São Domingos, nº30, Centro, Tel 3658-6169

Pão Quente e Outras Guloseimas no caminho do Tancredo.
PANIFICADORA SERPAN (Rua José Romão, 139 - Tancredo Neves - Fone: 92-8159-5830)

Fique Frio! Sabor e Refrescância!
DEGUST GULA (Avenida Bispo Pedro Massa, Cidade Nova, núcleo 5, na Rua ao lado do DB CIdade Nova.Todos os dias).

O Almoço em Família.
BAR DA NAZA OU CASA DA VAL (Comendador Clementino, próximo à Japurá, de Segunda a Sábado).

Num Passo de Mágica: transforme seu sapato velho em um lindo sapato novo!
SAPATEIRO CÂNDIDO (Calçada da Comendador Clementino, próximo ao Grupo Escolar Ribeiro da Cunha).

A Confluência das Torcidas!
CHURRASQUINHO DO LUÍS TUCUNARÉ (Japurá, entre a Silva Ramos e a Comendador Clementino).

Só o Peixe Sabe se é Novo e do Rio que Saiu. Confira esta voz na...
BARRACA DO LEGUELÉ (na Feira móvel da Prefeitura)

Preocupado com o desempenho, a memória e a inteligência? Tu és? Toma o guaraná que não é lenda. O natural de Maués!
LIGA PRA MADALENA!!! (0 XX 92 3542-1482)

Decepcionado com seus desenganos? Ponha fé nos seus planos! Fale com:
PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ (Rua Belforroxo, S/N - Jorge Teixeira IV) (3682-5727 / 9154-5877).

Quem tem fé naõ é um qualquer! Consultas::
PAI JOEL DE OGUM (9155-3632 ou paijoeldeogum@yahoo.com.br).

Belém tá no teu plano? Então liga pro Germano!
GERMANO MAGHELA - TAXISTA - ÁGUIA RADIOTAXI - (91-8151-1464 ou 0800 280 1999).

E você que gostaria de divulgar aqui seu evento, comércio, terreiro, time de futebol, procurar namorado(a), receita de comida, telefone de contato, animal encontrado, convites diversos, marocagens, contacte: afinsophiaitin@yahoo.com.br

Outras Comunalidades

   

Categorias

Arquivos

Blog Stats

  • 4.243.182 hits

Páginas

Arquivos


%d blogueiros gostam disto: