SENZALA NEGRA REALIZOU O 4º JOGOS DE CAPOEIRA MESTRE VERMELHO

“Vento que balança a cana no canavial
Na capela da fazenda
Sinhazinha se confessa
Coberta num manto de renda
Ajoelhada no altar

Vento que balança a cana no canavial
Na varanda da fazenda
Coronel deitado na rede
O negro no canavial
Morria de fome e de sede

Vento que balança a cana no canavial
Quando eu lembro do passado
Dá uma dor no coração
Corda que amarrava o negro
Hoje é graduação

Vento que balança a cana no canavial
Quando eu lembro do passado
Oh!, me dá um desespero
Lembro da minha família
Que sofria no seu cativeiro”

foto
A Associação de Capoeira Senzala Negra, realizou na tarde ensolarada do sábado passado, na quadra da Escola Estadual Vasco Vasquez, no Jorge Teixeira IV, zona Leste de Manaus, o 4º Jogos de Capoeira Mestre Vermelho, do qual trazemos aqui algumas imagens de mais de uma dezena de grupos que compareceram, em diversas categorias. Todos estavam muito alegres e havia para os ganhadores, além das parabenizações, várias medalhas e troféus.
foto
O evento começou com uma demonstração de tae kwon do realizado pelos alunos da Associação Pinheiro, localizada no bairro do João Paulo, também na zona Leste de Manaus. Conversamos com Reginaldo, que trabalha na Associação Pinheiro e que é presidente da Federação Amazonense de Tae kwon do:

O tae kwon do é um estilo de vida. A filosofia dele é para a vida. Não é simplesmente um ato de chutar, ele traz princípios para a vida, e isso é o mais importante. A luta do tae kwon do é na verdade para construir um mundo mais pacífico. As artes marciais nunca foram feitas apenas como forma de defesa, mas também como manutenção da saúde, e isso ainda continua sendo feita. Isso liga todas as artes marciais. Pode ser a coreana, a japonesa, a capoeira, que a gente considera brasileira. A arte marcial sempre fez parte da vida do homem. Hoje muitos mestres buscam união de diferentes tipos de lutas. Hoje tem o MMA, que são lutas mistas, com o principal objetivo de mostrar que a gente pode viver em harmonia.

foto

A preparação tem de ser por uma vida melhor e não lutar para fazer algo errado ou mal, mas lutar sim pela vida. Tenho um amigo que diz que nós não devemos nunca lutar e perder a vida, mas lutar e ganhar a vida. A gente hoje luta mais para manter a saúde, para melhorar a qualidade de vida. Tem alunos que buscam também como esporte. Há vários benefícios. Eu sempre fiz trabalho na área acadêmica voltados pra luta. Meu trabalho de graduação na faculdade foi “Tae kwon do como alternativa pedagógica para alternativa escolar”. Depois eu fiz pós-graduação em gerontologia social, e meu trabalho foi “Benefícios da prática de artes marciais na qualidade de vida do idoso”. Assim eu acabei fazendo um trabalho da criança ao adulto e do adulto ao idoso.”

foto
Numa comunhão de diferentes culturas, houve ainda mais uma demonstração de alunos da Associação Pinheiro, dessa vez da luta tailandesa Muay Thai.


foto

E então a Formada Abelha, coordenadora do Senzala Negra, uma lutadora que há décadas realiza esse trabalho de luta e que é ao mesmo tempo educacional e social. Ela começou falando sobre o Dia da Consciência Negra.

“Sendo hoje dia 20 de novembro, nós comemoramos o Dia da Consciência Negra, um dia onde todas as nossas lutas, um dia em que todas as nossas resistências são representadas. É uma data muito bonita, mas é também o dia da morte de Zumbi. Toda coisa bonita tem que ter também alguém sacrificado para que no futuro as coisas possam mudar. Zumbi morreu no dia 20 de novembro de 1695, e por isso nós estamos aqui falando sobre o Dia da Consciência Negra. Isso mostra que a nossa luta é uma luta de resistência. Nós temos que resistir, persistir, desistir jamais, porque somos negros e somos brasileiros.”

foto
foto

E como a turma da avaliação já estava a postos, o professor Formiga, presidente do Senzala Negra, já passava as instruções, os juízes, entre eles Mestre Espiga, já estavam colocados e Zumbi já estava no centro da roda, era hora de soar o berimbau para movimentá-la.

foto

foto

Formada Abelha também nos falou que ainda existem muitos preconceitos contra a capoeira, apesar de ela ser mesmo utilizada como um patrimônio nacional. Preconceito que se torna duplo quando se estende às religiões de amtriz africana.

foto

Existe muito preconceito ainda. Não são todas as portas que são abertas, porque começa que as pessoas acham, por ter o atabaque, elas chegam a confundir e acham que a capoeira está envolvida com o Candomblé, como se a capoeira fosse um segmento de religião. Muitas vezes as pessoas chegam a dizer ostensivamente: ‘Isto é coisa de preto.’ Às vezes nós vamos instalar um projeto de capoeira numa escola, aí o diretor diz: ‘Eu não quero, a capoeira é um negócio muito violento.’ Ou então arranja uma desculpa. Depois ele diz: ‘Eu não quero esse negócio aqui não. Tem umas músicas que parece que estão fazendo é macumba.’ Nós temos músicas de capoeira que foram feitas por mestres que são do candomblecistas, são da Umbanda, isso é uma coisa independente, assim como a capoeira recebe, e tem músicas também, que pega o católico, o evangélico, o espírita, budista, kardecista. Então ele acha que aquele mestre segue, mas não é isso. Só o preconceito que ainda maior, porque é também religioso. Mesmo a capoeira tendo se espalhado por todas as partes do mundo, ainda há preconceito no Brasil. Dizer que o nosso país não tem preconceito, não tem racismo é tapar o sol com a peneira. O brasileiro, infelizmente, ainda é racista, ainda é preconceituoso. Nós temos que aprender a aceitar as diferenças. Você tem a sua religião, eu tenho a minha, mas eu tenho que respeitá-lo. Não é necessário, para que eu tenha que respeitá-lo, você aderir à minha religião ou eu aderir à sua. Se um mestre fez músicas louvando Iemanjá, por exemplo, nós temos que cantar, senão nós vamos estar discriminando o mestre que a fez. Eu acho que a gente ainda vai levar um tempinho, mas creio que a gente vai conseguir acabar com isso. Tem que acabar. As pessoas têm que ver que a capoeira é um monte de coisa. A capoeira é uma arte marcial, mas é também dança, esporte, e um exemplo maravilhoso para a vida e que vem diretamente de nossas raízes, de nossa cultura negra.”

foto
“Me ajuda, por favor, eu tô passando mal
Eu tô de capoeira e febre de berimbau

Só não me dê remédio, que eu não quero melhorar
Eu tô de capoeira e febre de berimbau”

5 Responses to “SENZALA NEGRA REALIZOU O 4º JOGOS DE CAPOEIRA MESTRE VERMELHO”


  1. 1 marcos formiga quinta-feira, 3 fevereiro, 2011 às 9:40 pm

    gostaria de me comunicar com o mestre formiga do cordão de ouro(capoeira de natal), UM ABRAÇO, FORMIGA

  2. 2 Rene Salmon Calvino segunda-feira, 21 março, 2011 às 3:15 pm

    Gostaria de saber a data do proximo evento, fui aluno do mestre vermelho e gostaria de dar apoio e participar.

    • 3 JULIO ADRIANO sábado, 2 abril, 2011 às 1:39 pm

      ESTAMOS PLANEJANDO O PROXIMO EVENTO PARA NOVEMBRO NOS DIAS 11,12,13 EM MAUÉS 18,19,20 EM MANAUS LOCAIS AINDA NÃO DEFINIDOS..

      MAIS INFORMAÇÕES CONTATO -092 9287-2998 ESTAG.JÚLIO

  3. 4 Júlio adriano segunda-feira, 1 outubro, 2012 às 10:50 am

    https://www.facebook.com/senzalanegra.decapoeira?fref=ts

    Bem pessoal este é o Facebook da senzala Negra – Aqui vocês podem obter mais informações atualizadas sobre este grupo; espero todos vocês por lá..
    contatos : Estag. Julio 9287-2998
    Prof. Formiga – 9240-6404
    Monitora Abelha – 9202-1706
    um abraço e muito axé.

    Capoeira é amor .!
    capoeira é união.!
    Capoeira é liberdade.!
    Iê Capoeira…Aplausos.

  4. 5 david santos sábado, 30 março, 2013 às 11:47 am

    Quero fazer parte desse grupo, treinei 4 meses na escola onde eu estudava… e ganhei o cordel verde(sou iniciante) como faço?


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

Acesse esquizofia.wordpress.com

esquizofia.wordpress.com

CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

_________________________________

BLOG PÚBLICO

Propaganda Gratuita

Você que quer comprar entre outros produtos terçado, prego, enxada, faca, sandália, correia, pé de cabra ou bola de caititu vá na CASA UYRAPURU, onde os preços são um chuchu. Rua Barão de São Domingos, nº30, Centro, Tel 3658-6169

Pão Quente e Outras Guloseimas no caminho do Tancredo.
PANIFICADORA SERPAN (Rua José Romão, 139 - Tancredo Neves - Fone: 92-8159-5830)

Fique Frio! Sabor e Refrescância!
DEGUST GULA (Avenida Bispo Pedro Massa, Cidade Nova, núcleo 5, na Rua ao lado do DB CIdade Nova.Todos os dias).

O Almoço em Família.
BAR DA NAZA OU CASA DA VAL (Comendador Clementino, próximo à Japurá, de Segunda a Sábado).

Num Passo de Mágica: transforme seu sapato velho em um lindo sapato novo!
SAPATEIRO CÂNDIDO (Calçada da Comendador Clementino, próximo ao Grupo Escolar Ribeiro da Cunha).

A Confluência das Torcidas!
CHURRASQUINHO DO LUÍS TUCUNARÉ (Japurá, entre a Silva Ramos e a Comendador Clementino).

Só o Peixe Sabe se é Novo e do Rio que Saiu. Confira esta voz na...
BARRACA DO LEGUELÉ (na Feira móvel da Prefeitura)

Preocupado com o desempenho, a memória e a inteligência? Tu és? Toma o guaraná que não é lenda. O natural de Maués!
LIGA PRA MADALENA!!! (0 XX 92 3542-1482)

Decepcionado com seus desenganos? Ponha fé nos seus planos! Fale com:
PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ (Rua Belforroxo, S/N - Jorge Teixeira IV) (3682-5727 / 9154-5877).

Quem tem fé naõ é um qualquer! Consultas::
PAI JOEL DE OGUM (9155-3632 ou paijoeldeogum@yahoo.com.br).

Belém tá no teu plano? Então liga pro Germano!
GERMANO MAGHELA - TAXISTA - ÁGUIA RADIOTAXI - (91-8151-1464 ou 0800 280 1999).

E você que gostaria de divulgar aqui seu evento, comércio, terreiro, time de futebol, procurar namorado(a), receita de comida, telefone de contato, animal encontrado, convites diversos, marocagens, contacte: afinsophiaitin@yahoo.com.br

Outras Comunalidades

   

Categorias

Arquivos

Blog Stats

  • 4.241.823 hits

Páginas

novembro 2010
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Arquivos


%d blogueiros gostam disto: