OUTRA AFETIVIDADE DISTRIBUTIVA SORVETAL DO PAPAI NOELSON

foto
Clique nas imagens para vê-las de perto.

Em sua eticidade prática no mundo, indo além da redução comercial, o companheiro Nelson Rocha transmuda-se todos os anos, todos os dias do ano em Papai Noelson, ou Nelson Noel, que se plenifica sempre no dia 24 de dezembro, véspera do Natal, com a distribuição afetiva de sorvetes de sua fábrica, que transbordam na afetividade necessária para fazer a festa num encontro intenso de risos, abraços, sabores e conversas com humor e inteligência que apontam para novas práticas no mundo. Dessa vez, além dos bairros tradicionais – Núcleo 5 da Cidade Nova, Comunidade Maria do Perpétuo Socorro, Novo Aleixo e Carlinhos da Carbrás -, estava prevista também a distribuição no bairro Riacho Doce.

foto
Pela primeira vez presente na distribuição sorvetal, a bela Erêndira fez observações sobre sua experiência que vão além do sentido capitalístico de Natal – “Então é Natal…” -, percebendo ao mesmo tempo a alegria do encontro e a realidade objetiva massacrante que pode ser lucrativa para quem vive de explorar a miséria.

Eu achei engraçado que as pessoas que estavam comigo não sabiam às vezes como lidar com toda aquela criançada, mas acabava dando certo. Eu achei engraçado como as pessoas ficam felizes, não é só pelo sorvete que estão pegando. É como uma brincadeira. Eu achei interessante também, ao mesmo tempo que não é bom, ver o pessoal jogando de um lado para outro do igarapé. O que era aquilo? Igarapé é maneira de falar, só tem lama e imundície ali. É bom porque as pessoas que estão aqui ajudando não estão fazendo uma coisa porque tem que ser feito, elas estão fazendo porque gostam de fazer isso. Eu vi imagens que não gostaria de ver. Você ver uma criança sem roupas, próximo ou saltando num, entre aspas, igarapé, com uma água verde como aquele produto limpol de eucalipto, ali perto uma rua que não é asfaltada. É uma brincadeira, mas na verdade todas as crianças, e os adultos também, deveriam ter acesso a sorvete… quero dizer, muito mais, quero dizer de todas as suas necessidades básicas.

foto

foto
E enquanto a garotada chega correndo, sentindo a presença do Natal como nascimento do Novo, Eri resolveu tornar-se uma repórter deste bloguinho intempestivo e tomou do gravador, envolvendo-se em uma outra natalização atuante de dizeres que vão por aí abaixo.

Eu faço isso não querendo favorecer ninguém, assim como não quero nada em troca, mas para me sentir bem de alma, de espírito. Eu me senti feliz porque eu já tinha isso mesmo de me doar para as pessoas, as pessoas mais carentes, mais próximas. Eu faço isso assim, para os meus semelhantes, igual como os ensinamentos de Jesus Cristo: ‘Amar o próximo como a si mesmo’.” (Cristian)

foto

foto

Eu faço essa carreata porque eu me sinto alegre em ver as crianças alegres nesse projeto que o Nelson faz, junto com a gente e todo esse pessoal, tudo é muito maravilhoso. Eu me sinto feliz, parece cansativo, mas é prazeroso, sempre que eu puder eu estarei aqui participando.” (Antônio)

foto
foto
foto

Eu acho esse trabalho que o nosso Papai Noel faz maravilhoso, é um trabalho chique do Nelson Noel, é muito bom ter contato com as crianças, com as pessoas humildes. Eu ainda não tinha visto isso. Eu sou paraense, sou lá de Monte Alegre. Hoje eu estive aqui fazendo uma caridade de coração. É uma questão de carinho, de estar prestando um serviço, e hoje eu estou aqui abençoada por Deus, porque Jesus nasceu na Lapa. Já ouviu: ‘Noite feliz!…’” (Alijete do 5)

foto

Este bloguinho, que conhece em suas linhas o trabalho do Noelson há anos, aproveita para registrar a constatação do descaso do poder público com a cidade de Manaus. De ano a ano percebe-se que há aqui na verdade uma não-cidade. A diferença de um ano para outro no trajeto que o Noelson faz é que um buraco se tornou uma cratera, que uma rua, várias ruas se tornaram intransitáveis.

foto

foto

O companheiro Garnizé, nos seus 80 anos, falou sobre o trabalho do Noelson em não se submeter às fantasias lucrativas, e passou para as compreensões do que ele está vendo, depois de todas essas décadas, acontecer no Brasil. De Noelson a Lula e Dilma. Canta, Garnizé:

Eu conheço o Nelson desde 1973. Eu acompanho todos os anos, e acho uma coisa fantástica. É gente assim que tem que existir mais no mundo. O Nelson é uma pessoa boa. Ele não tem interesse pra ele não. O interesse dele é fazer coisas boas para as pessoas. Ele vem fazendo isso desde quando o Lula entrou. O Lula é um pai deste país. Não teve outro igual a ele. E eu acho que a Dilma vai fazer um governo maravilhoso. Mulher é muito inteligente, tem o pensamento muito mais rápido e percebe muito melhor as coisas do que os homens.

foto
foto
foto
Vitória, conhecida como a Mamãe Noelson, relatou a forma como se deu, sob sua coordenação, a atividade distributiva da fábrica Sempre Frio de sorvetes e sorvelitos.

É muito bom fazer isso. É trabalhoso organizar. Mas depois de todos esses anos a gente já sabe bem o caminho para organizar da melhor forma possível. Foi satisfatório. Só houve mais criança – a gente sentiu -, mais gente para pegar sorvete. Nós resolvemos fazer também mais um bairro, o Riacho Doce. Há muito tempo, quando era uma coisa bem menor, nós fomos lá uma vez, e agora resolvemos fazer o trabalho lá também todos os anos.

Que o amor nasça no coração de cada pessoa, que só o amor transforma. Só o amor pode tirar a violência, pode tirar a miséria. Tá faltando amor nos nossos governantes. A transformação é de dentro pra fora. A gente leva nesse sorvete um pouco de esperança, de alegria, de comunhão.

foto
foto
foto

Finalmente, o Noelson revelou em seus dizeres os entendimentos afetivos e políticos-filosofantes da atividade da qual é centro propulsor, explicando a diferença entre sua atividade e as atividades assistencialistas, e como não poderia ser diferente, analisou o momento atual da política brasileira.

A expectativa maior minha é ver dois homens descendo, José Alencar descendo junto com Lula, e Dilma subindo é a continuação dessa luta que se concretizou desde 1989 com a primeira candidatura de Lula à Presidência. Perdeu para o Collor; aliás, perdeu para a Rede Globo.

foto

Nós fizemos esse ano esse evento sem nenhuma ‘banda’, sem grana. Desde o ano passado que eu estou em crise econômica. Vai acabar fechando. Mas a fábrica é a fábrica. A gente fecha uma, faz outra em outro lugar, e, de qualquer forma, sempre se dá um jeito de movimentar o Nelson Noel. Foi meio difícil fazer, mas eu sou persistente, e consegui tudo. Até aumentei o trajeto, fazendo também o Riacho Doce.

foto

foto

Esse trabalho que a gente faz, tem que ficar claro isso, não é um trabalho assistencialista. A comunidade toda participa, e é uma festa imensa, enorme. Assistencialismo é uma outra coisa, que tem uma conotação política, ruim, feia, de quem utiliza a miséria. Por exemplo, nós temos um governo municipal aqui que fez, e que faz, e todo um grupo político que sempre agiu com assistencialismo. O trabalho que a gente faz é só reunir um monte de pessoas que querem fazer uma coisa. Aí nós vamos e fazemos.

foto
foto

E é nesses percursos e engendramentos do Noelson, Vitória, Vitorinha, Erêndira, Nelsinho e toda a comunidade do Núcleo 5, assim como diversas pessoas nos outros bairros, todos atuantes numa afetividade que carrega o verdadeiro Natal, como Nascimento da alegria, do amor, do humor, da festa, da construção de uma cidade, de um mundo para além do estado de coisas constituído.

foto

1 Response to “OUTRA AFETIVIDADE DISTRIBUTIVA SORVETAL DO PAPAI NOELSON”


  1. 1 Leoní Xavier segunda-feira, 27 dezembro, 2010 às 9:03 am

    Maravilhoso trabalho, Parabéns !

    Parabéns ao Nelson Noel pela ousadia
    de encarar um projeto vitorioso, que
    encanta e deixa alegria no coração
    das pessoas> Parabéns aos voluntários
    que se dispuseram em pleno dia de Natal,
    a ajudar os mais carentes. Parabéns
    à AFINSOPHIA pela excelente cobertura, e
    à todos os veículos de comunicação que
    cobriram o evento.

    Em 2011 estaremos novamente com o nosso
    NELSON NOEL.

    Abraços.

    Leoní Xavier
    Chroma Produções


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

Acesse esquizofia.wordpress.com

esquizofia.wordpress.com

CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

_________________________________

BLOG PÚBLICO

Propaganda Gratuita

Você que quer comprar entre outros produtos terçado, prego, enxada, faca, sandália, correia, pé de cabra ou bola de caititu vá na CASA UYRAPURU, onde os preços são um chuchu. Rua Barão de São Domingos, nº30, Centro, Tel 3658-6169

Pão Quente e Outras Guloseimas no caminho do Tancredo.
PANIFICADORA SERPAN (Rua José Romão, 139 - Tancredo Neves - Fone: 92-8159-5830)

Fique Frio! Sabor e Refrescância!
DEGUST GULA (Avenida Bispo Pedro Massa, Cidade Nova, núcleo 5, na Rua ao lado do DB CIdade Nova.Todos os dias).

O Almoço em Família.
BAR DA NAZA OU CASA DA VAL (Comendador Clementino, próximo à Japurá, de Segunda a Sábado).

Num Passo de Mágica: transforme seu sapato velho em um lindo sapato novo!
SAPATEIRO CÂNDIDO (Calçada da Comendador Clementino, próximo ao Grupo Escolar Ribeiro da Cunha).

A Confluência das Torcidas!
CHURRASQUINHO DO LUÍS TUCUNARÉ (Japurá, entre a Silva Ramos e a Comendador Clementino).

Só o Peixe Sabe se é Novo e do Rio que Saiu. Confira esta voz na...
BARRACA DO LEGUELÉ (na Feira móvel da Prefeitura)

Preocupado com o desempenho, a memória e a inteligência? Tu és? Toma o guaraná que não é lenda. O natural de Maués!
LIGA PRA MADALENA!!! (0 XX 92 3542-1482)

Decepcionado com seus desenganos? Ponha fé nos seus planos! Fale com:
PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ (Rua Belforroxo, S/N - Jorge Teixeira IV) (3682-5727 / 9154-5877).

Quem tem fé naõ é um qualquer! Consultas::
PAI JOEL DE OGUM (9155-3632 ou paijoeldeogum@yahoo.com.br).

Belém tá no teu plano? Então liga pro Germano!
GERMANO MAGHELA - TAXISTA - ÁGUIA RADIOTAXI - (91-8151-1464 ou 0800 280 1999).

E você que gostaria de divulgar aqui seu evento, comércio, terreiro, time de futebol, procurar namorado(a), receita de comida, telefone de contato, animal encontrado, convites diversos, marocagens, contacte: afinsophiaitin@yahoo.com.br

Outras Comunalidades

   

Categorias

Arquivos

Blog Stats

  • 4.246.601 hits

Páginas

dezembro 2010
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Arquivos


%d blogueiros gostam disto: