SEU PENA VERDE NA ABERTURA DO TERREIRO DE PAI JOEL

Eu tenho Sete Espadas pra me defender
Eu tenho Ogum em minha companhia
Ogum é meu Pai, Ogum é meu guia, Ogum é meu Pai
Eu vivo com Deus e a Virgem Maria

fotoClique nas imagens para ampliá-las.

E mais uma vez o ‘casuá’ de Pai Joel de Ogum, que é conhecido como o Pai Joel do Zé Malandro, estava organizado para mais uma festa, mais um ano que se inicia, trazendo as obrigações internas de toda casa de culto afro-brasileiro, assim como os trabalhos para o povo e as festas públicas, como essa que foi uma festa para Seu Pena Verde e foi a festa de abertura das atividades da casa.

foto
foto
Como sempre, a festa começou animada e na força da corrente abençoada as rezas preencheram o ambiente com alegria e devoção dos filhos da casa, de todos os convidados, todos os presentes.
foto

Sou filho de Umbanda, tô chegando agora
Saravá Ogum, Iemanjá, minha senhora
Filhos de umbanda salvem a estrela guia
Salvem os pretos-velhos que chegaram da Bahia
Vou bater cabeça no pé do congá
Vou pedir axé pra Ogum e Iemanjá


foto
Nessa atmosfera, Seu Zé Malandro veio logo para animar mais ainda a festa com seu gingado suave e ligeiro, cada vez mais apurado, de velho sambista da Mauá, enquanto presenteava a todos com suas rezas e seus sambas.
foto
Seu Zé conversou com este bloguinho e fez sua avaliação do ano passado e distribuiu suas bênçãos aos filhos, aos presentes e todas as pessoas que cultual ou simpatizam com os cultos afro.

Só tenho a agradecer pelas coisas boas que aconteceram. Esse ano começou meio difícil, mas vamos vencer, porque quem tem fé tem tudo, quem não tem fé não tem nada. Eu espero que Oxalá abençoe todos os filhos esse ano, dando paz, saúde, firmeza, sabedoria, tranquilidade, que eles estejam presentes, praticando a sua caridade. Que Oxóssi dê muita fartura! Que senhor Ogum, que rege nesta casa, abra todas as portas para que cada filho, presente ou ausente, entre em caminho correto. Que senhora Oxum, que é o segundo santo da casa, dê riqueza a todos, principalmente riqueza espiritual, que é mais importante para a gente conquistar tudo de bom no nosso caminhador.”

fotoO explendor da Caboca Brava, na cabeça de Giuliana, filha carnal de Pai Joel


Caboco mora na folha
Na folha ele se criou
Caboco cresceu na folha
Na folha se batizou


Seu Pena Verde, o homenageado da festa, com Seu Zé ao lado

Enquanto diversas outras entidades vinham chegando, Seu Zé, numa descontráida conversa que tivemos com ele, compartilhou sua sabedoria, brindando-nos com dois aforismas, dois provérbios de sua lavra da malandragem…

Malandro que espera defunto morrer pra ganhar o sapato é melhor andar descalço.

foto
Os galos que cantam hoje ainda ontem eram ovos.


fotoSeu Mineiro chegando com todo o seu vigor

E então o terreiro já estava repleto de diversas entidades, que se revezavam à frente do tambor para receber os aplausos dos presentes e distribuir as bênçãos a partir de seus pontos cantados com ritmo e axé.


Ao lado de Seu Pena Verde, Marinheiro Júlio vem pela praia


fotoSeu Mineiro, Marinheiro Fernando e Dona Mariana

Seu Flexeiro me disse que na sua aldeia não falta caboco
Seu Flexeiro me disse que na sua aldeia não falta caboco
Ele pisa e no rastro do outro o caboco
Ele pisa e no rastro do outro o caboco

foto
Seu Flexeiro ao lado de Seu Mineiro
foto
Então chegou a hora de todos cantarem e exaltarem a bravura de Seu Pena Verde na cabeça de Elenice de Iemanjá.
foto
E Seu Pena Verde passou ao ritual em que todos acendiam uma vela e recebiam, segundo sua escolha, uma de suas frutas. Enquanto isso, colocamos as palavras de Elenice sobre seu pai.

Tem cinco anos que eu trabalho com meu caboco Pena Verde, e também sou feita no santo há dois anos, como filha de Iemanjá. Esse caboco rege a minha cabeça na linha de Oxóssi. Seu Pena Verde é um índio, é um caçador, é um caboco muito conhecido dentro desse Amazonas. Agora estou aqui no terreiro do Pai Joel, trabalho com cura nesse roçador.”

foto

Eu sou índio
Eu sou índio
Caboco da pena real
Eu sou caboco Pena Verde
Eu sou índio
Pena de arara real

fotoCaboca Ita escolhendo sua fruta predileta



●●● PAI JOEL DE OGUM ●●●

Rua São Marçal, nº 619 — Cidade de Deus (Manaus-AM)

Telefone: (92) 9142-8873

7 Responses to “SEU PENA VERDE NA ABERTURA DO TERREIRO DE PAI JOEL”


  1. 2 rita bonfim quinta-feira, 17 fevereiro, 2011 às 10:34 pm

    ha festa foi muito linda

  2. 3 Adrieelle sexta-feira, 18 fevereiro, 2011 às 7:24 pm

    meu nome e adrielle e eu so muito feliz
    pela essa religiao
    e so tenho a agradse!!!!!!!

    o seu ze malandro

  3. 4 ADRYA quinta-feira, 24 fevereiro, 2011 às 6:39 pm

    MAIRICIO EU SOU FILHA DE SANTO DO PAI JOEI, ELE ME DEU A ALTORIZAÇAO PARA EU BOTAR A FOTO COM O CONVITE DA FESTA DO SEU ZE MALANDRO.
    MAS PRECISO DO SEU TELEFONE, MAS COMO NAO TENHO VOU LHE DAR O MEU PRA VC ENTRAR EM CONTATO COMIGO.
    92938409.

  4. 5 JOÃO terça-feira, 26 abril, 2011 às 8:36 pm

    GOSTEI MUITO DA FESTA, ADOREI VÊ MEUS NETINHOS E ACHEI A JULIANA MUITO LINDA INCORPORADA COM A CABOCLA.
    AQUI VAI MEUS ABRAÇOS PARA MEU FILHO,ESPOSA E NETOS.
    QUE OXALÁ LHE DÊ MUITA FORÇA, SAQÚDE, HARMONIA, FELICIDADE E LUZES E QUE ILUMINA TODOS VOCÊS, ESPERAMOS ANCIOSOS PARA CURTIR VOCÊS, ABRAÇOS DA SUA MÃE, IRMÃOS,TIA ANTONINHA E SOBRINHOS. ATÉ BREVE!
    JOÃO E GRAÇA; RIO DE JANEIRO -26/04/11

  5. 7 giuliana sua filha segunda-feira, 6 junho, 2011 às 3:15 pm

    Eu amo a minha religiao to muito feliz do lado do meu pai e agradesso ao seu zé malandro pow ele me ajuda e mudo muito a minha vida agraça a DEUS td que eu sou hoje e graça a seu zé malandro axem e toda dano paz sabedori e juizo em primo luga ,
    pai eu te amo muito ?


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

Acesse esquizofia.wordpress.com

esquizofia.wordpress.com

CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

_________________________________

BLOG PÚBLICO

Propaganda Gratuita

Você que quer comprar entre outros produtos terçado, prego, enxada, faca, sandália, correia, pé de cabra ou bola de caititu vá na CASA UYRAPURU, onde os preços são um chuchu. Rua Barão de São Domingos, nº30, Centro, Tel 3658-6169

Pão Quente e Outras Guloseimas no caminho do Tancredo.
PANIFICADORA SERPAN (Rua José Romão, 139 - Tancredo Neves - Fone: 92-8159-5830)

Fique Frio! Sabor e Refrescância!
DEGUST GULA (Avenida Bispo Pedro Massa, Cidade Nova, núcleo 5, na Rua ao lado do DB CIdade Nova.Todos os dias).

O Almoço em Família.
BAR DA NAZA OU CASA DA VAL (Comendador Clementino, próximo à Japurá, de Segunda a Sábado).

Num Passo de Mágica: transforme seu sapato velho em um lindo sapato novo!
SAPATEIRO CÂNDIDO (Calçada da Comendador Clementino, próximo ao Grupo Escolar Ribeiro da Cunha).

A Confluência das Torcidas!
CHURRASQUINHO DO LUÍS TUCUNARÉ (Japurá, entre a Silva Ramos e a Comendador Clementino).

Só o Peixe Sabe se é Novo e do Rio que Saiu. Confira esta voz na...
BARRACA DO LEGUELÉ (na Feira móvel da Prefeitura)

Preocupado com o desempenho, a memória e a inteligência? Tu és? Toma o guaraná que não é lenda. O natural de Maués!
LIGA PRA MADALENA!!! (0 XX 92 3542-1482)

Decepcionado com seus desenganos? Ponha fé nos seus planos! Fale com:
PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ (Rua Belforroxo, S/N - Jorge Teixeira IV) (3682-5727 / 9154-5877).

Quem tem fé naõ é um qualquer! Consultas::
PAI JOEL DE OGUM (9155-3632 ou paijoeldeogum@yahoo.com.br).

Belém tá no teu plano? Então liga pro Germano!
GERMANO MAGHELA - TAXISTA - ÁGUIA RADIOTAXI - (91-8151-1464 ou 0800 280 1999).

E você que gostaria de divulgar aqui seu evento, comércio, terreiro, time de futebol, procurar namorado(a), receita de comida, telefone de contato, animal encontrado, convites diversos, marocagens, contacte: afinsophiaitin@yahoo.com.br

Outras Comunalidades

   

Categorias

Arquivos

Blog Stats

  • 4.241.959 hits

Páginas

janeiro 2011
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Arquivos


%d blogueiros gostam disto: