SECRETARIA DE DIREITO HUMANOS DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA PEDE PUNIÇÃO TAMBÉM AOS SUPERIORES DOS BÁRBAROS POLICIAIS QUE ATIRARAM EM ADOLESCENTE EM MANAUS

O Artigo 5º do Estatuto da Criança e do Adolescente e o Artigo 227 da Constituição Federal resguardam que as crianças e adolescentes não serão objeto de qualquer forma de violência, crueldade e opressão.

Simples, muito simples. Porém, esse entendimento e essa vivência, não precisaria ser lei se a educação familiar e escolar fosse, ontologicamente, em todas as crianças, um processual de solidária e alternância afetiva e cognitiva capaz de fundar a essencialidade democrática que torna todos responsáveis pela existência comunitária, o que não acontece. Daí a proliferação de entes violentos, onde a inteligência e a ternura são depostas para que a brutalidade produzida pelo medo do existir predomine como uma única forma de comunicação social.

O que os policiais militares fizeram com um adolescente de um bairro periférico de Manaus, gueto agenciado por corruptos – degeneração do instinto e espírito, como diz o filósofo Nietzsche – políticos que dominam o estado do Amazonas, não é da condição da racionalidade, mas sim da barbárie. Como afirma a nota da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, assinada pela insigne ministra Maria do Rosário, que sabe muito da violência em Manaus.

O ato bárbaro praticado pelos policiais não os torna um agente público, porque o público é a correspondência do todo por si mesmo, que proclama a razão e os sentidos, e que faz com que todos os atos sociais sejam da responsabilidade da sociedade. O que se viu não é produto de elementos responsáveis por uma sociedade, mas de quem a odeia. A cena é uma cena – como se diz em psicanálise – de sublimação do ódio. Ódio tornado banal nas comunidades proletarizadas pelo capitalismo voraz, em que a segurança social é sua própria insegurança social.

Por tal fato, a Secretaria de Diretos Humanos da Presidência da República, através da ministra Maria do Rosário, indignada com tamanha barbaridade, divulgou nota condenando a violência da polícia executada por oitos policiais militares que, depois de espancarem o adolescente de 14 anos, dispararam vários tiros nele. E depois descreveram no boletim que foram recebidos a tiros no bairro, por isso atiraram no adolescente. Para a Secretaria de Direitos Humanos um recurso de má-fé, visto que as imagens mostram exatamente o contrário.

Um ato covardemente irracional, que chocou o Brasil inteiro, colocando mais uma vez a cidade de Manaus na vitrine da dor para ser julgada por sua ausência de direitos cidadãos. Uma cidade embrutecida.

É inaceitável que, em um Estado Democrático de Direito, agentes públicos protagonizem cenas bárbaras como as referidas.

Os atos de violência cometidos pelos policiais contra os adolescentes são também uma afronta ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O Estado e seus agentes, portanto, devem ser o primeiro a dar o exemplo para a sociedade”, diz um trecho da nota.

Sendo assim, diante da atrocidade, a grave violação dos direitos humanos, como diz a nota, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República pede que os policiais que praticaram a violência contra a dignidade humana sejam rigorosamente punidos. E, porque foram omissos diante da apuração dos fatos, seus superiores hierárquicos também.

3 Responses to “SECRETARIA DE DIREITO HUMANOS DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA PEDE PUNIÇÃO TAMBÉM AOS SUPERIORES DOS BÁRBAROS POLICIAIS QUE ATIRARAM EM ADOLESCENTE EM MANAUS”


  1. 1 Felipe Almeida sexta-feira, 25 março, 2011 às 11:27 am

    Eu quero parabenizar todos os outorgantes deste site, e que de uma maneira ou de outra contribuem para que nada mais que a verdade chegue ao ouvidos de nossos irmãos brasileiros, e dizer que todos os artigos deste site estão muito bem elaborados.
    Sabe, quero deixar um trecho de uma música do RPM; “Apocaliticamente como num clip de ação um click seco um revolver aponta em nosso corações, o caso Sudan, Maluff Lalau, Barbalho Sarney e quem paga o Jornal? É a propaganda, pois nesse país é o dinheiro quem manda! E juram que não corrompem ninguém, agem assim pro seu próprio bem, são tão lagais, foras da lei, pensam que sabem de tudo o que eu não sei eu sei”.

    ” Eu quero desabafar esse é o puro sofrimento são crianças são mendigos que nas ruas estão comendo, resto da nossa comida de toda população se liga autoridade esse país que é um pão, as autoridades competentes podem nos dar um pareçer do que está acontecendo, são crianças e adultos, são pobres que estão morrendo, me diguem por favor porque o pobre é discriminado, pode ser trabalhador mas será sempre humilhado? vocês que se dizem ser nosso amigos do lado esquerdo do peito, irmão que é irmão pro outro tem que ser perfeito. Só pensam em sí mesmos sem ter medo e sem ter dó, sejam puros realistas se não viram faraó!!! (Autor Desconhecido).

  2. 2 Deusarino de Melo sábado, 26 março, 2011 às 12:29 pm

    Mais um comentário para tornar públicos os atos insanos de alguns policias de todo o território brasileiro…

  3. 3 ronnie bonete de souza terça-feira, 10 maio, 2011 às 11:02 pm

    so hoje percebo que tambem fui vitima da represalia militar fui expulso do exercito cum alcunha de ladrao ate hoje tenho um cumprimento de sentenca para ser cumprido mas nada fui amagoradamente apunhalado pela instituicao que tanto dei meu sangue se alguem pode me ajuda respondame esse processo foi em 1996 com confimacao de setenca em 2000.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

Acesse esquizofia.wordpress.com

esquizofia.wordpress.com

CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

_________________________________

BLOG PÚBLICO

Propaganda Gratuita

Você que quer comprar entre outros produtos terçado, prego, enxada, faca, sandália, correia, pé de cabra ou bola de caititu vá na CASA UYRAPURU, onde os preços são um chuchu. Rua Barão de São Domingos, nº30, Centro, Tel 3658-6169

Pão Quente e Outras Guloseimas no caminho do Tancredo.
PANIFICADORA SERPAN (Rua José Romão, 139 - Tancredo Neves - Fone: 92-8159-5830)

Fique Frio! Sabor e Refrescância!
DEGUST GULA (Avenida Bispo Pedro Massa, Cidade Nova, núcleo 5, na Rua ao lado do DB CIdade Nova.Todos os dias).

O Almoço em Família.
BAR DA NAZA OU CASA DA VAL (Comendador Clementino, próximo à Japurá, de Segunda a Sábado).

Num Passo de Mágica: transforme seu sapato velho em um lindo sapato novo!
SAPATEIRO CÂNDIDO (Calçada da Comendador Clementino, próximo ao Grupo Escolar Ribeiro da Cunha).

A Confluência das Torcidas!
CHURRASQUINHO DO LUÍS TUCUNARÉ (Japurá, entre a Silva Ramos e a Comendador Clementino).

Só o Peixe Sabe se é Novo e do Rio que Saiu. Confira esta voz na...
BARRACA DO LEGUELÉ (na Feira móvel da Prefeitura)

Preocupado com o desempenho, a memória e a inteligência? Tu és? Toma o guaraná que não é lenda. O natural de Maués!
LIGA PRA MADALENA!!! (0 XX 92 3542-1482)

Decepcionado com seus desenganos? Ponha fé nos seus planos! Fale com:
PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ (Rua Belforroxo, S/N - Jorge Teixeira IV) (3682-5727 / 9154-5877).

Quem tem fé naõ é um qualquer! Consultas::
PAI JOEL DE OGUM (9155-3632 ou paijoeldeogum@yahoo.com.br).

Belém tá no teu plano? Então liga pro Germano!
GERMANO MAGHELA - TAXISTA - ÁGUIA RADIOTAXI - (91-8151-1464 ou 0800 280 1999).

E você que gostaria de divulgar aqui seu evento, comércio, terreiro, time de futebol, procurar namorado(a), receita de comida, telefone de contato, animal encontrado, convites diversos, marocagens, contacte: afinsophiaitin@yahoo.com.br

Outras Comunalidades

   

Categorias

Arquivos

Blog Stats

  • 4.245.515 hits

Páginas

Arquivos


%d blogueiros gostam disto: