ZÉ ALENCAR, POR ONDE A VIDA PERCORRE EM INFINITO COMO DEVIR QUE NÃO MORRE

Há duas formas de se conceber a vida. Uma, pelos recursos dos artifícios, o conceito cultural. Outra, pela naturalidade como potência contínua de existir. Enquanto a primeira se mostra como referência das produções dos homens, em enunciados antropológico, científico, econômico, social, político, estético, religioso, etc, a segunda se mostra como produção filosófica.

A vida biológica é para a ciência uma revelação consignada na semiologia de seus postulados. A vida está codificada e decodificada pela semiótica científica. No caso de doenças, ela diagnostica e traça terapias. Quando seus recursos interpretativos se mostram ineficazes, ela enuncia sua sentença final: morte. Assim, vida para a ciência não é nada mais do que respostas de seus enunciados selecionadores e classificadores.

Mas nos quadros interpretativos, que seguem uma enunciação valorativa, a vida salta supersticiosamente das consignações biológicas e é apresentada como discurso mítico-místico. O discurso que permeia a semiologia biológica, um falso confronto, visto que as enunciações míticas-místicas, no final, prevalecerão. Aqui, não há morte, mas somente uma passagem. Assim enunciam as religiões.

Esse Bloguinho Intempestivo, durante todo o tempo em que o ex-presidente José Alencar, o Amante da Vida, Zé da Vida, vivenciou as terapias para combater a enfermidade que tentava subtrair seu ser-biológico sempre o teve como um homem que sabia que a vida não é um pressuposto cientifico, como também não é uma cognominação mítica-mística, mas que ela precede as produções e as enunciações culturais humanas como um a priori, e se movimenta para além como infinito a posteriori. Que é vida, por ser um processual criativo infinito. Um para além metafísico que escapa ao homem. A potência poiética que possibilita a existência que os postulados científicos e míticos-místicos tomam como vida. A vida, como diz o filósofo Spinoza, como Substância, com seus atributos, e modus de ser, manifestados não só no chamado homem, mas também em todos os entes que compõem a Natureza-Naturante e a Natureza-Naturada. Adeus sive Natura. Deus é Natureza. O resto são cientificidades e mitificações-mistificações humanas demasiadamente humanas. E como diz o filósofo Nietzsche, o Devir, a Vontade de Potência.

De formas que o que esse Bolguinho Intempestivo sempre compôs com o companheiro Zé Alencar, Amante da Vida foram processuais criativos que ele manifestava nos episódios de internações. A vida se mostrando contra a doença. Vigor que traspassa a doença sem se deixar aprisionar, como diz Nietzsche. Ainda mais porque a doença do Amante da Vida não era um produção da vida, posto que a vida não adoece, era uma produção do homem. Uma produção arqueológica humana. Esse, o devir constantemente revolucionário do Amante da Vida. Não permitir que a patologia humana substituísse o mostrar-se da vida através de um conceito estranho à vida. O conceito de vida contido no acervo cultural do humano.

Assim, o Amante da Vida jamais nos mostrou a doença, mas tão somente o quanto ele é vida. O quanto ele se encontra encadeado em outras potências como devir processante infinitamente. Não havia obstinação em querer, vista por muitos quando de suas internações. Sua simples questão é ser vida, só isso. É provável que seus próprios médicos não tenham jamais visto esse modus de ser. Sabe-se, a medicina empurra seus postulantes para um território alienado da vida, por isso eles enunciam nada mais do que postulações. Enquanto o Amante da Vida continuava processando a persistência contínua da vida. O que impede os maus agouros – como se diz na linguagem afônica – da piedade, das condolências, das lágrimas carpideiras, da hipocrisia calculista.

O Amante da Vida sabia a potência que carregava. E o que carrega como vida que escapa às qualificações. “Josá Alencar, era um homem íntegro!” “José Alencar era um honesto companheiro, solidário com as causas do povo!” “Nuca vi um homem conta vontade de viver!” José Alencar não tinha inimigos, era um democrata!” Nenhuma qualificação o alcança.

Em sua inteligência coletiva, caosmótica, Natureza-Naturada, ele decifrou o enigma do filósofo Epicuro. “Quando estamos vivos é a morte que não existe, quando morremos somos nós que não existimos”. A vida é alegria!

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"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

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