SEU ZÉ PILINTRA E DONA JUREMA NO ANIMADO TERREIRO DE MÃE MARIA

Zé Pilintra, Zé Pilintra
Boêmio da madrugada
Vem na linha das Almas
e também na encruzilhada

O amigo Zé Pilintra
que nasceu lá no sertão
Enfrentou a Boêmia
Com seresta e violão

Hoje na lei de Umbanda
Acredito no Senhor
Pois sou seu filho de fé
Pois tem fama de doutor

Com magias e mirongas
Dando forças ao terreiro
Saravá seu Zé Pilintra
O amigo verdadeiro

foto
Clique nas imagens para ampliá-las.

Como já falamos aqui neste bloguinho, terreiro animado é o terreiro de Mãe Maria do Seu Jacaúna, lá no Zumbi dos Palmares. Quanto mais quando a festa é de um dos maiores curandeiros da velha Umbanda boa, e que é também um grande sambista, mulherengo e jogador, o mais conhecido e respeitado dos malandros: Zé Pilintra.

À direita, seu Marinheiro na cabeça de seu Francisco.foto

À esquerda, Dona Jarina na cabeça de Socorro.

fotoSeu Tapindaré na cabeça de Lídia.

Mas quando chegamos quem estava no maravilhoso congá era justamente o dono do terreiro, Seu Jacaúna, que comandou a chegada de diversas entidades na cabeça dos médiuns da casa.

fotoCaboca Brava na cabeça de Graciete.

Sou gavião real, eu sou nagô

Eu venho voando pelo céu azul


fotoOs irmãos Mônica Oda e Marcílio Colares, acompanhados do ‘mineiro’ Diego, que deu suas contribuições artísticas nas imagens deste trabalho.

O tambor continuava sem parar, enquanto os cabocos e demais entidades preenchiam o tempo com suas vozes melodiosas e o espaço com suas danças vigorosas, baixando para receber as saudações de todos os presentes e abençoar a todos que ali se encontravam em comunhão espiritual, reunidos na força e no calor da Umbanda boa, da Umbanda de fé…


foto

E a força da corrente abençoada nas rezas preencheu o ambiente com alegria e devoção dos filhos da casa, de todos os convidados, todos os presentes. Foi então que seu Jacaúna foi embora do corpo de Mãe Maria, babalorixá que tanto demonstra seu zelo e responsabilidade aos cultos afro-brasileiros.

foto



Ela veio de tão longe sem conhecer a ninguém,

Ela veio colher as rosas que nas roseiras tem

Quem quiser saber o seu nome pergunte ao seu irmão

Ela se chama Toya Jarina, filha do Rei Sebastião

foto
foto

Foi então que baixou o homenageado da noite: Seu Zé Pilintra. Foi então que se viu toda a autenticidade das religiões afro-brasileiras, carregada de entes que, ao mesmo tempo que fazem lembrar ciclos da nossa história remota, estão presentes em efetividade religiosa. Uma festa magnífica para os olhos e o coração de todos aqueles que vivem a crença ou apreciam o ritual afro-religioso como verdadeira manifestação religiosa do povo brasileiro.

foto

Ai, ai, meu Deus, que cavaleiro é esse?

Que cavaleiro é esse que chegou agora?

De terno branco, seu punhal de aço puro

Saravá seu Zé Pilintra, na Umbanda ele é doutor

À esquerda, Mãe Vera com o boiadeiro Seu Baiano.

foto

Conversamos com Mãe Maria, que nos deu os detalhes desta festa para este caboco tão conhecido dos terreiros de Umbanda do Brasil, realizado no seu terreiro, assim como estendeu suas compreensões a outros diversos aspectos sobre a Umbanda.

Eu nasci na Bahia, mas fui criada aqui. Meu pai batia tambor, minha mãe era evangélica, mas depois que eu cresci ela abandonou e entrou no ritmo. Nós realizamos esta festa há oito anos. Antes era só uma pequena comemoração, então começou a festa a partir da Jandira, aquela minha filha de santo da Dona Jurema. Então ficou a festa de Seu Zé Pilintra e da Dona Jurema. Seu Zé vem na minha cabeça há 26 anos. Mais velho só Seu Jacaúna, meu pai, que vem desde eu criança.

fotoSeu Pena Azul e seu cantar singular.


fotoSeu Boiadeiro e sua vigorosa voz.

Zé Pilintra é um catimbozeiro, era muito boêmio, em vida foi doutor, e era, quer dizer, é um malandro. Ele faz trabalho de cura, de demanda, ele é um curandeiro. Muita gente considera ele um Exum, mas ele não é um Exum, ele é um esquerda.

foto

Ô pisa caboco, quero ver você pisar

Ô pisa caboco, quero ver você pisar

Na pisada do caboco pra poeira levantar

Na pisada do caboco faz poeira levantar

À esquerda, seu Surrupira. À direita, Mãe Zelca com seu Pena Verde.

Hoje eu vejo a questão da religião como uma verdadeira libertação, porque antes a gente vivia escondido, se escondendo, não podia fazer isso, não podia fazer aquilo, porque se o vizinho estivesse do lado já era ‘macumba’. Hoje nós começamos a ser vistas como pessoas tradicionais dos terreiros. Antes a gente tinha vergonha, tinha medo, alguém podia denunciar. Hoje nós somos livres, assim como os evangélicos, como os católicos, desde que a gente respeite o direito de cada um.

foto
foto

Umbanda não é ritual. Umbanda é espiritismo. Umbanda é amor. A gente faz o terreiro ser animado. Não existe tristeza aqui, não existe maldade. Onde há malícia é que existe tristeza, desilusão. Aqui, não. Aqui nós somos alegres, nós somos felizes, porque somos umbandistas. Aqui é animado; ainda mais quando o Gilson entra, todo mundo tem que ficar alegre. Nós trabalhamos juntos há muito tempo.

foto

Meu navio está no porto

Enfrentando a maresia

Já chegou a bela turca

A donzela da Turquia

Elielza, com seu Martín Pescador.

Nós éramos livres, mas éramos uns livres presos, hoje nós somos livres libertos. Mas tem muito preconceito ainda no Brasil, mas tem muita coisa pra gente vencer. Nós estamos no começo do caminho ainda. Mas com altos e baixos, com pedra no caminho a gente chega lá.


Pai João, apreciando à esquerda.

Que as pessoas acreditem mais, que as pessoas procurem compreender, entender e conhecer. É conhecendo que a gente pode falar, senão a gente vai sempre achar que é ritual, que estão fazendo macumba pros outros, e não é assim. A gente só faz coisa boa, a Umbanda é paz e amor. As pessoas discriminam porque não conhecem o que a gente faz. Eu espero que as pessoas possam conhecer mais da nossa caminhada, todo mundo segurando na mão dos outros pra ver se a gente chega em algum lugar. Tem gente que inventa, que fica fazendo deboche, mas a gente não tem que ligar não. A gente tem fé no nosso Pai Oxalá e nos nossos guias trabalhadores.”

fotoÀ esquerda, Dona Mariana na cabeça de Mãe Selma.

Seu Marinheiro na cabeça de Pai Carlos.

Seu Gilson, que acompanha Mãe Maria há muitos anos e comanda o tambor, sendo amado por todos da casa, como explica Mãe Maria, nos falou também de seu Zé e de algumas histórias que são divulgadas, como a história que circula na internet de que Zé Pilintra teve uma rusma com Lampião por causa de Maria Bonita.

Essa história de que Seu Zé Pilintra tinha brigado com Lampião por causa de Maria Bonita é só folclore, não existe isso não. A única mulher de Zé Pilintra foi Rosinha. Mas malandro naquele tempo significava outra coisa, era que ele gostava de jogo, mulheria, gostava de dançar, fazer seresta, esse negócio todo. Ele teve várias mulheres, mas Rosinha foi a mulher que ele amou. Essa história de Maria Bonita não procede. Quem ele conheceu foi Rosinha, na Praça Mauá, no Rio de Janeiro, a mulher que ele amou, porque ela também era uma mulher de jogo de bar, vivia bebendo, vivia jogando, fumando, então eles se deram bem. Essa história o pessoal acha bonito e sai espalhando.



Muitas pessoas acham que Seu Zé Pilintra é uma coisa que ele não é; ele é uma pessoa muito experiente. Tem pessoas que misturam as coisas, porque ele é muito alegre, e sempre foi. Antigamente, quando a pessoa tocava violão, gostava de seresta, gostava de jogar, chamavam de ‘malandro’. Ele gostava disso tudo, gostava de mulher, isso não é defeito, ele era um homem mulherengo. E ele é um ótimo guia, uma ótima entidade, que ajuda a todos que procuram ele. Todas as pessoas que procuram ele, graças a Deus, sempre tem êxito. A gente tem muita alegria com ele, quando ele chega anima todo mundo, ele sempre foi assim, sempre esteve aí para ajudar, para afirmar e fazer aquilo que pedem a ele. Ele aqui vem pra ajudar, pra curar, quando precisam dele.”

foto
E assim seguiu o maravilhoso tambor pela madrugada a dentro, onde todos os da casa e todos os convidados viram a manifestação do sonoro, colorido e espiritualizante culto da vigorosa afro-religião e assim prosseguiu até o raiar do dia. Tudo em comunhão, em paz, alegria, felicidade, com todo o axé do terreiro de Mãe Maria…
foto
●●●CENTRO ESPÍRITA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO●●●

Mãe Maria do Seu Jacaúna

Beco Cel Bolsinha, nº 119 — Zumbi I (Manaus-AM)

Fone: (92)9122-2612

16 Responses to “SEU ZÉ PILINTRA E DONA JUREMA NO ANIMADO TERREIRO DE MÃE MARIA”


  1. 1 roseane sexta-feira, 1 julho, 2011 às 1:31 pm

    onde e o seu endereço e em porto velho -RO pois preciso de sua ajudar…

  2. 3 jaoao ricardo correa nobrega domingo, 24 julho, 2011 às 1:52 am

    dona jurema sou filho de seu se pilintra minha mae e meu pai foi criado na umbanda e eles me falo q quando eu naçi ele enconporado no medico q na hora q a minha maê dava a luz pra mim ele veio e emcoporo no medico q acompanhava o meu naçimento e depois de eu naçe ele me deu o nome de JOAÔ RICARDO CORREA NOBREGA , depois de algus anos la pro 10 anos de idade eu comesei aver espiritos h0oje em dia eu tenho 20 anos não sei o q eu faso presizo de ajuda me aconbsele por vavor!!!!!!!!

    • 4 Anônimo domingo, 2 outubro, 2011 às 10:14 pm

      Sua Benção! gostaria de ter email para contato com chefe espiritual do terreiro de Mãe Maria.
      Wilson Novaes – Obá de Orixá – Juiz de fora – MG
      Presidente do CREDRETOC – conselho Regional de Defesa da Religião/Umbanda e Tradição dos Orixás e Cultura.

      Ubuton!!! Ubuton!!! Ubuton!!! Axé!!!

  3. 5 leticia quinta-feira, 8 dezembro, 2011 às 2:11 pm

    jaine : e ele e um santo que nao tem poder nem nem
    gabriel:ele nao protege nem nem mas e um santo

  4. 6 Anônimo segunda-feira, 19 dezembro, 2011 às 9:46 am

    QUE VOCES SEJAM MUITO FELIZ COM OS SEUS SANTOS

  5. 7 cleo l. domingo, 19 fevereiro, 2012 às 9:06 pm

    ola minha gt eu sou neta da mae maria ela agradeci a todos ki gosta de nossa religiao
    muito obrigada i mt axe ki oxala vos abençoi

  6. 8 Anônimo terça-feira, 5 junho, 2012 às 2:29 am

    0lá eu me chamo cris tambem gosto muito agente frequenta aqui a casa da mae delina belem do para

  7. 9 gabriel da silva sábado, 1 setembro, 2012 às 9:13 am

    gostei muito eu vonheço a maioria dos pae e mae de santo da i e eu sou la do terreiro CENTRO DE UBANDA FLEXA E RAIO NA IRRADIACAO DO CABOCO GIRA SOL EU TENHO 12 ANOS E ESTOU NA UBANDA FAZ 8 anos qui eu estou dentro da ubanda. O terreiro fica na cidade nova 2 na mesma rua da mae seuma. Rua 75 casa 39 nucleu 14. Venha conhece o terreiro da minha mae de santo. O nome dela e mae socorroç. O pae e mae do meu terreiro e o caboco gira sol e dona juana gonca.
    Dia 24 de desembro tem sesta moça maceio i si voce ciser i ligi para o numero 93466810 ou 91677736.

    Obriago. Espero sua ligassao.

  8. 10 catia quarta-feira, 7 novembro, 2012 às 9:25 am

    amei tudo que vi sou catia de jacaraipe quero saber sobre seu martim pescador eseu ze pilintra

  9. 11 vilma quarta-feira, 16 janeiro, 2013 às 4:31 pm

    eu sei que sou medio de berço, não estou frequentando nem um lugar, gostaria de saber ,tem muito problemas com meu casamento , oro muito, outro dia me deu vontade de fazer uma oração para seu zé eu fiz,sinti confortada, agora estou com vontade de trocar um umagem dele e de s jorge mais não sei se devo colocar no altar junto com outros santos com e que faço será que ele e meu protetor.

  10. 12 Anônimo quarta-feira, 9 julho, 2014 às 5:52 pm

    GOSTARIA MUITO DE CONHECER O CENTRO DE VCS.

  11. 13 JOHN WILTON terça-feira, 21 outubro, 2014 às 12:17 pm

    OLA MUITO BOA TARDE ME CHAMO JOHN SOU DE NATAL/RN E GOSTARIA DE SABER SE VOCÊ CONHECEM ALGUM MESTRE POR NOME DE FEITICEIRO DO AMAZONAS OU BOIADEIRO TUCUNARÉ. ELE É MEU MESTRE MAS NÃO SEI NADA SOBRE ELE E GOSTRIA DE SABER SE ALGUEM CONHECE E QUE PODESSE ME AJUDAR

  12. 14 eliene andrade quarta-feira, 18 março, 2015 às 11:01 am

    gostaria de saber se minha mãe jarina tem terreiro em são luís maranhão e se ela passa com uma moça chamada regina

  13. 15 maria nazare terça-feira, 23 junho, 2015 às 10:11 pm

    ho irmaos como consegui uma imagen grand do seu ze pilintra?

  14. 16 Anônimo terça-feira, 18 agosto, 2015 às 5:09 pm

    Gostei trabalho com seu ze


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

Acesse esquizofia.wordpress.com

esquizofia.wordpress.com

CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

_________________________________

BLOG PÚBLICO

Propaganda Gratuita

Você que quer comprar entre outros produtos terçado, prego, enxada, faca, sandália, correia, pé de cabra ou bola de caititu vá na CASA UYRAPURU, onde os preços são um chuchu. Rua Barão de São Domingos, nº30, Centro, Tel 3658-6169

Pão Quente e Outras Guloseimas no caminho do Tancredo.
PANIFICADORA SERPAN (Rua José Romão, 139 - Tancredo Neves - Fone: 92-8159-5830)

Fique Frio! Sabor e Refrescância!
DEGUST GULA (Avenida Bispo Pedro Massa, Cidade Nova, núcleo 5, na Rua ao lado do DB CIdade Nova.Todos os dias).

O Almoço em Família.
BAR DA NAZA OU CASA DA VAL (Comendador Clementino, próximo à Japurá, de Segunda a Sábado).

Num Passo de Mágica: transforme seu sapato velho em um lindo sapato novo!
SAPATEIRO CÂNDIDO (Calçada da Comendador Clementino, próximo ao Grupo Escolar Ribeiro da Cunha).

A Confluência das Torcidas!
CHURRASQUINHO DO LUÍS TUCUNARÉ (Japurá, entre a Silva Ramos e a Comendador Clementino).

Só o Peixe Sabe se é Novo e do Rio que Saiu. Confira esta voz na...
BARRACA DO LEGUELÉ (na Feira móvel da Prefeitura)

Preocupado com o desempenho, a memória e a inteligência? Tu és? Toma o guaraná que não é lenda. O natural de Maués!
LIGA PRA MADALENA!!! (0 XX 92 3542-1482)

Decepcionado com seus desenganos? Ponha fé nos seus planos! Fale com:
PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ (Rua Belforroxo, S/N - Jorge Teixeira IV) (3682-5727 / 9154-5877).

Quem tem fé naõ é um qualquer! Consultas::
PAI JOEL DE OGUM (9155-3632 ou paijoeldeogum@yahoo.com.br).

Belém tá no teu plano? Então liga pro Germano!
GERMANO MAGHELA - TAXISTA - ÁGUIA RADIOTAXI - (91-8151-1464 ou 0800 280 1999).

E você que gostaria de divulgar aqui seu evento, comércio, terreiro, time de futebol, procurar namorado(a), receita de comida, telefone de contato, animal encontrado, convites diversos, marocagens, contacte: afinsophiaitin@yahoo.com.br

Outras Comunalidades

   

Categorias

Arquivos

Blog Stats

  • 4.242.024 hits

Páginas

Arquivos


%d blogueiros gostam disto: