CARTA ABERTA DE DOM DEMÉTRIO EM SOLIDARIEDADE AOS HAITIANOS REFUGIADOS NO BRASIL

CARTA ABERTA À SOCIEDADE BRASILEIRA

São Paulo 01 de junho de 2011

Em Janeiro de 2010, um grande terremoto devastou o Haiti, deixando milhões de pessoas sem casas, escolas, hospitais, água potável, remédios, alimentos, etc. Toda a infra-estrutura ficou abalada, e as condições mínimas de sobrevivência das pessoas ficaram gravemente comprometidas. À época, essa tragédia foi amplamente divulgada pela imprensa internacional.

Os problemas do Haiti vêm de longa data. Por décadas, o país foi governado por ditaduras, que eram sustentadas por ingerências vindas de fora, impossibilitando as iniciativas de democratização e de justiça no Haiti.

Após o terremoto de Janeiro de 2010, houve grande mobilização em favor do Haiti em muitos países. A ONU empreendeu medidas práticas e eficazes no que se refere à distribuição de alimentos, através de programa específico para esta finalidade.

Para isto contou com o apoio especial do Brasil, dado que o Brasil já comandava as “Forças de Estabilização” existentes no país há mais tempo. Com o apoio das forças de estabilização, foi sendo lentamente empreendido o trabalho de reconstrução do país devastado pelo terremoto, recuperando minimamente a infra-estrutura básica para o funcionamento dos serviços públicos.

Com a nomeação do novo Arcebispo da Arquidiocese de Porto Príncipe, e a tomada de posse do novo presidente, eleito em segundo turno das eleições, está sinalizada a proposta da normalidade das instituições públicas.

Entretanto, estas iniciativas nem de longe foram suficientes para garantir as condições mínimas de vida à população, e evitar a emigração de milhares de haitianos para diversos países em busca de reconstruir suas vidas e a de suas famílias. No Brasil, centenas de haitianos chegam semanalmente nos Estados do Acre, Rondônia, e, principalmente, no Amazonas, onde se concentram na capital Manaus.

O poder público mostra-se indiferente. Os imigrantes haitianos que chegam pela fronteira do Estado do Amazonas não recebem por parte dos governos federal, estadual ou municipal, ajuda em relação à moradia e alimentação. Estão sendo assistidos pela Igreja Católica e movimentos sociais. Porém, hospedam-se de forma provisória e sem previsão de alimentação suficiente para os próximos dias. Suas possibilidades de inclusão social,econômica e cultural ficam agravadas pelo fato de não dominarem a língua portuguesa, e de não possuírem formação qualificada para ingressar no mundo do trabalho.

As comunidades religiosas Scalabrinianas e o Serviço Pastoral dos Migrantes têm feito grandes esforços para acolher humanitariamente nossos irmãos haitianos que chegam a Manaus, São Paulo e Paraná. No entanto, não tem condições de atender a todos. Ademais, seus esforços e possibilidades estão no limite, pois não encontram em todas as igrejas, na municipalidade e, inclusive no Estado Brasileiro, a solidariedade necessária às garantias da dignidade humana desses imigrantes.

Por isso, conclamamos, mais uma vez, toda a sociedade brasileira a fazer um urgente gesto concreto de solidariedade ao Haiti, promovendo políticas de acolhida digna em favor de sua população imigrante que procura desesperadamente reconstruir suas vidas, seus sonhos, sua dignidade humana em Manaus-AM, Porto Velho-RO ou em outros lugares do território nacional.

Igualmente pedimos solidariedade aos irmãos africanos que chegam de diferentes países do continente, na sua maioria jovens. Eles optam pelo Brasil mas ao chegarem ficam desorientados, sem condições legais para se documentar e totalmente abandonados pelo Estado, aumentando o número dos que vivem sem rumo.

Nosso clamor inspira-se na fé de que somos cidadãos de um mundo sem fronteiras, participantes de um único povo de Deus a caminho da terra prometida.

A construção da cidadania e a solidariedade aos imigrantes é responsabilidade de todos nós!

Dom Demétrio Valentini

Presidente Nacional do Serviço Pastoral dos Migrantes

1 Response to “CARTA ABERTA DE DOM DEMÉTRIO EM SOLIDARIEDADE AOS HAITIANOS REFUGIADOS NO BRASIL”


  1. 1 Deusarino de Melo quarta-feira, 8 junho, 2011 às 11:56 am

    Isso, Dom Demétrio! Faltam às igrejas e aos órgãos governamentais, municipais, estaduais e federais a simples SOLIDARIEDADE que tão sacrificosamente foi demonstyrada e alardeada pelo nosso SALVADOR, Jesus, o Dristo, o Redentor, o Ressurrecto.
    O Haiti, no contexto, é um exemplo pequenino de quão grande é o desapego do povo pelo próprio povo. SOCORRA-NOS, JESUS!!! Nós sabemos que tu não nos abandonas, agora, mais do que verdade, triste verdade, são os teus atos e as tuas palavras estarem sendo tão abandonadas, ao léo, aos ventos…
    Oxalá tenhamos compaixão de nós próprios!!!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

Acesse esquizofia.wordpress.com

esquizofia.wordpress.com

CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

_________________________________

BLOG PÚBLICO

Propaganda Gratuita

Você que quer comprar entre outros produtos terçado, prego, enxada, faca, sandália, correia, pé de cabra ou bola de caititu vá na CASA UYRAPURU, onde os preços são um chuchu. Rua Barão de São Domingos, nº30, Centro, Tel 3658-6169

Pão Quente e Outras Guloseimas no caminho do Tancredo.
PANIFICADORA SERPAN (Rua José Romão, 139 - Tancredo Neves - Fone: 92-8159-5830)

Fique Frio! Sabor e Refrescância!
DEGUST GULA (Avenida Bispo Pedro Massa, Cidade Nova, núcleo 5, na Rua ao lado do DB CIdade Nova.Todos os dias).

O Almoço em Família.
BAR DA NAZA OU CASA DA VAL (Comendador Clementino, próximo à Japurá, de Segunda a Sábado).

Num Passo de Mágica: transforme seu sapato velho em um lindo sapato novo!
SAPATEIRO CÂNDIDO (Calçada da Comendador Clementino, próximo ao Grupo Escolar Ribeiro da Cunha).

A Confluência das Torcidas!
CHURRASQUINHO DO LUÍS TUCUNARÉ (Japurá, entre a Silva Ramos e a Comendador Clementino).

Só o Peixe Sabe se é Novo e do Rio que Saiu. Confira esta voz na...
BARRACA DO LEGUELÉ (na Feira móvel da Prefeitura)

Preocupado com o desempenho, a memória e a inteligência? Tu és? Toma o guaraná que não é lenda. O natural de Maués!
LIGA PRA MADALENA!!! (0 XX 92 3542-1482)

Decepcionado com seus desenganos? Ponha fé nos seus planos! Fale com:
PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ (Rua Belforroxo, S/N - Jorge Teixeira IV) (3682-5727 / 9154-5877).

Quem tem fé naõ é um qualquer! Consultas::
PAI JOEL DE OGUM (9155-3632 ou paijoeldeogum@yahoo.com.br).

Belém tá no teu plano? Então liga pro Germano!
GERMANO MAGHELA - TAXISTA - ÁGUIA RADIOTAXI - (91-8151-1464 ou 0800 280 1999).

E você que gostaria de divulgar aqui seu evento, comércio, terreiro, time de futebol, procurar namorado(a), receita de comida, telefone de contato, animal encontrado, convites diversos, marocagens, contacte: afinsophiaitin@yahoo.com.br

Outras Comunalidades

   

Categorias

Arquivos

Blog Stats

  • 4.243.048 hits

Páginas

Arquivos


%d blogueiros gostam disto: