Camila Vallejo é a figura mais popular do Chile

Uma sondagem publicada terça-feira pela consultora Imaginación, Rádio Cooperativa e a Universidade Técnica Federico Santa María, revela que 35,3 por cento dos pesquisados elegeu Camila Vallejo como a personagem do ano no Chile. A líder estudantil foi a mais citada como a figura mais relevante de 2011, seguida muito de longe pelo presidente de direita Sebastián Piñera, que recebeu 20,4 por cento das menções.

Christian Palma – Correspondente da Carta Maior em Santiago

Embora tenha perdido a presidência da Federação de estudantes da Universidade do Chile (Fech) – uma das vigas-mestras do movimento estudantil chileno-, ela continua sendo reconhecida como uma liderança que conseguiu instalar a problemática educacional no debate chileno e que se reconhecera transversalmente como um sistema esgotado, falido. Herança da ditadura de Pinochet. Trata-se de Camila Vallejo, a militante comunista que aglutinou as massas e tirou a juventude chilena de sua apatia política.

Uma sondagem publicada terça-feira pela consultora Imaginación, Rádio Cooperativa e a Universidade Técnica Federico Santa María, revela que 35,3 por cento dos pesquisados elegeu Camila Vallejo como a personagem do ano no Chile.

A líder estudantil foi a mais citada como a figura mais relevante de 2011, seguida muito de longe pelo presidente de direita Sebastián Piñera, que recebeu 20,4 por cento das menções, do poeta Nicanor Parra, o último ganhador do prêmio Cervantes (14,8 por cento) e de Alexis Sánchez, o jogador chileno de futebol (14,7 por cento).

Atacada, admirada, vaiada e homenageada. Assim tem sido o clima das aparições públicas de Vallejo, desde que, a meados do ano, começou a aparecer em programas de televisão de conteúdo político e a se tornar conhecida. Também se destacou em suas participações no próprio Congresso Nacional chileno, quando defendeu a qualidade e a gratuidade da educação ou ao enfrentar públicos de até 500 mil pessoas em algumas das marchas realizadas este ano.

Graças a ela e a outros líderes de universitários, como Giorgio Jackson ou dos secundários, como Freddy Fuentes, se conseguiu que o governo de Piñera tivesse que dar um novo impulso às reformas educacionais, implementar bolsas e outros auxílios para estudantes, a reprogramação de créditos universitários e a criação da superintendência de educação superior. Ainda que não respondam à totalidade das demandas estudantis, é um passo que jamais teria sido dado sem este movimento.

Em uma de suas últimas entrevistas, Camila Vallejo, que continuará ligada ao movimento estudantil no cargo de vice-presidente da Fech, se permitiu falar francamente a respeito do mundo político. Disse, por exemplo, que presentearia o ministro de Educação, Felipe Bulnes, com uma garrafa de álcool para que “ele fique brando como pessoa e politicamente, de coração e de cabeça e que entenda que isto não é una guerra contra o governo”.

Em relação à Piñera, a dirigente estudantil lhe ofereceu como presente “um curso de marketing ou uma assessoria comunicacional”.

Além disso, reiterou sua crítica ao Parlamento pela aprovação do Orçamento da Educação, cujo montante de US$ 12 bilhões não satisfez aos dirigentes. “Porque não tivemos 80% (dos votos) no Parlamento, se 80% da população sinalizam uma coisa? Então nós acreditamos que o movimento tem que disputar esses espaços através de seus representantes”, sustentou. Isto em um cenário onde os universitários voltaram às urnas internas em suas correntes e que, de transpor isto ao mundo político, poderia modificar qualquer cenário ou projeção nas próximas eleições municipais de 2012 e presidenciais de 2014.

Adicionalmente, a pesquisa de opinião revelou que 46,6 por cento estimam que o principal tema do ano é a educação, enquanto 25,3 por cento citam a delinqüência e 20,8 por cento os movimentos sociais.

A respeito da educação, 66,2 por cento dos entrevistados está de acordo com a eliminação do sistema municipalizado, enquanto 81,9 por cento acreditam que é necessário a eliminação do lucro na educação e 60,3 por cento dos pesquisados está de acordo que a educação seja gratuita para todos.

Na área econômica, 37,1 por cento considera que o governo está manejando bem os temas econômicos no país, o que representa uma diminuição de 42 pontos porcentuais quando comparado a avaliação de setembro deste ano.

Finalmente, 80,4 por cento dos consultados não se sentem protegidos frente a eventuais abusos que as grandes empresas, as instituições de crédito e emissores de cartões do comércio possam cometer.

Tradução: Libório Júnior

0 Responses to “Camila Vallejo é a figura mais popular do Chile”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

Acesse esquizofia.wordpress.com

esquizofia.wordpress.com

CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

_________________________________

BLOG PÚBLICO

Propaganda Gratuita

Você que quer comprar entre outros produtos terçado, prego, enxada, faca, sandália, correia, pé de cabra ou bola de caititu vá na CASA UYRAPURU, onde os preços são um chuchu. Rua Barão de São Domingos, nº30, Centro, Tel 3658-6169

Pão Quente e Outras Guloseimas no caminho do Tancredo.
PANIFICADORA SERPAN (Rua José Romão, 139 - Tancredo Neves - Fone: 92-8159-5830)

Fique Frio! Sabor e Refrescância!
DEGUST GULA (Avenida Bispo Pedro Massa, Cidade Nova, núcleo 5, na Rua ao lado do DB CIdade Nova.Todos os dias).

O Almoço em Família.
BAR DA NAZA OU CASA DA VAL (Comendador Clementino, próximo à Japurá, de Segunda a Sábado).

Num Passo de Mágica: transforme seu sapato velho em um lindo sapato novo!
SAPATEIRO CÂNDIDO (Calçada da Comendador Clementino, próximo ao Grupo Escolar Ribeiro da Cunha).

A Confluência das Torcidas!
CHURRASQUINHO DO LUÍS TUCUNARÉ (Japurá, entre a Silva Ramos e a Comendador Clementino).

Só o Peixe Sabe se é Novo e do Rio que Saiu. Confira esta voz na...
BARRACA DO LEGUELÉ (na Feira móvel da Prefeitura)

Preocupado com o desempenho, a memória e a inteligência? Tu és? Toma o guaraná que não é lenda. O natural de Maués!
LIGA PRA MADALENA!!! (0 XX 92 3542-1482)

Decepcionado com seus desenganos? Ponha fé nos seus planos! Fale com:
PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ (Rua Belforroxo, S/N - Jorge Teixeira IV) (3682-5727 / 9154-5877).

Quem tem fé naõ é um qualquer! Consultas::
PAI JOEL DE OGUM (9155-3632 ou paijoeldeogum@yahoo.com.br).

Belém tá no teu plano? Então liga pro Germano!
GERMANO MAGHELA - TAXISTA - ÁGUIA RADIOTAXI - (91-8151-1464 ou 0800 280 1999).

E você que gostaria de divulgar aqui seu evento, comércio, terreiro, time de futebol, procurar namorado(a), receita de comida, telefone de contato, animal encontrado, convites diversos, marocagens, contacte: afinsophiaitin@yahoo.com.br

Outras Comunalidades

   

Categorias

Arquivos

Blog Stats

  • 4.244.842 hits

Páginas

Arquivos


%d blogueiros gostam disto: