A presidenta Dilma Vana Rousseff, ao participar do Fórum Social Temático (FST) fez referência aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), chamando a atenção para criação de metas de desenvolvimento sustentável quando da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, Rio+20.
Segundo a presidenta estas metas devem estar centralizadas no combate a pobreza e a desigualdade. Durante seu discurso a presidenta disse que se encontrava alegre por participar do FST, falando também de sua participação na edição do Fórum Mundial Social de 2001, na mesma capital, Porto Alegre, quando era secretária de Energia do governo do Rio Grande do Sul.
Ela também comentou que muitas coisas mudaram durante os 11 anos passados. A crise econômica, por exemplo, que se encontrava latente se manifestou real no ano de 2008, e que as turbulências financeiras dão uma conotação mais forte a Rio+20. A presidenta também fez referência aos governos progressistas que hoje comandam o panorama político e que podem fazer dos primeiros anos do milênio o início de uma nova era.
“Assumimos que é possível crescer e incluir, proteger e conservar (…).
Desde então, essa cidade transformou-se em referência para todos que buscavam criar uma alternativa ao equilíbrio da situação econômica e política global. Aqui, se firmou a idéia de que outro mundo é possível.
Deve ser um momento importante de um processo de renovação de idéias, diferente das COP – Conferência das Partes -. Queremos que a palavra desenvolvimento apareça, de agora em diante, sempre associada à sustentável.
A tarefa que nos impõem esse fórum e a Rio+20 é desencadear o desenvolvimento, a renovação de idéias e de novos progressos absolutamente necessários para enfrentar os dias difíceis que hoje vive ampla parte da humanidade.
É essa esperança que nos uni e nos mobiliza para a Rio+20 e que deve sempre nos guiar na busca de um novo modo de vida, inclusivo e sustentável, sabendo que o papel da sociedade civil será determinante para o êxito da conferência”, discursou a presidenta.
0 Respostas to “DURANTE SUA PARTICIPAÇÃO NO FÓRUM SOCIAL TEMÁTICO, DILMA, DEFENDEU CRIAÇÃO DE METAS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL”