SEGUNDA-FEIRA DOMINICAL

Dia das boas almas

# Completando 16 de dias de greve, os professores das universidades federais não conseguiram ver nenhum aceno de  diálogo do governo quanto às suas reivindicações. Já são 46 universidades federais que aderiram ao movimento que lutar para revisão do plano de carreira que segundo o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições do Ensino Superior (Andes) não permite ao professor uma evolução condizente ao longo da profissão.

Dos pontos fechados pelo governo no ano passado, revisão do plano de carreira para 2013, aumento de 4%, e incorporação de gratificações, somente o primeiro ponto não continua pendente. Para discutir esse ponto, foi marcado uma reunião na semana passada no Ministério do Planejamento, mas foi adiada pelo governo por razões de “agenda”.

Mostrando-se preocupado com a paralisação, o ministro da Educação, Aluízio Mercadante, pediu que os professores retornem as salas de aulas, e explicou que a questão do plano de carreira ainda não foi resolvida em razão da morte, em janeiro, do secretário executivo do Ministério do Planejamento, Duvanier Costa, que era o responsável pela negociação salarial de todo servidor público.

Em quanto o impasse continua, a sociedade poderia aproveitar para refletir sobre dois enunciados importantes no contexto politico/produtivo do país. Um, os salários dos funcionários em um Estado burguês, como é o Brasil. Dois, a condição da universidade em ser examinadora desse Estado burguês, e sua possível transformação. O a maioria das universidades não vem fazendo. Nessas universidades os professores são simplesmente funcionários públicos que só perseguem suas carreiras e a satisfatória aposentadoria, não são nada de educadores capazes de auxiliar na transformação desse status quo do Estado burguês.

É em função da alienação desses professores que um dos principais problemas a serem solucionados quando das greves é conseguir o engajamento desses.

# Em 2011, milhares de egípcios descontes há dezenas de anos com a ditadura de Hosni Mubarak, foram às ruas, notadamente à Praça Tahrir, centro de resistência, para obrigar sua renúncia, e então começar um novo Egito sob os desígnios da liberdade do povo. Durante os protestos, as forças militares que protegiam o ditador mataram mais 850 pessoas consideradas inimigas. Os massacres comoveram outros grupos libertários no mundo todo que também se uniram com o clamor popular egípcio. Logo depois, o ditador Mubarak, não suportando a força revolucionário do povo, deixou o poder, sendo preso para esperar seu julgamento.

No sábado, saiu a sentença de seu julgamento, uma sentença que não agradou aos que lutaram por sua saída do poder. O ex-ditador foi condenado à prisão perpétua. A população egípcia queria condenação à pena de morte. Para contrariar ainda mais a opinião egípcia, seis importantes ministros e oficiais de Mubarak, foram absolvidos da acusação de participação nas 850 mortes. Assim como, os membros das forças de segurança, os dois filhos do ditador acusados de corrupção.

Diante desse veredicto, a população passou a ocupar novamente às ruas do Egito, principalmente as cidades do Cairo, Suez, Alexandria e Mansoura, para protestar contra a decisão da Corte egípcia. Para os manifestantes, esse julgamento mostra que o Egito, depois da queda do ditador, não conseguiu realizar reformas que atendessem as aspirações do povo.

Mesmo com as manifestações contrárias ao julgamento a Anistia Internacional, em comunicado, afirmou que a condenação de Mubarak é um significativo passo contra a impunidade no Egito.

Qualquer leigo em ciência política ou política marxista já sabia que as manifestações que conduziram a saída do ditador não significava uma revolução. Mesmo com toda sua potência multitude configurada pela livre decisão popular. Todavia, foi, e ainda é, mesmo o tipo de julgamento, uma clara demonstração de que os reflexos dos enunciados ocidentais nos países árabes não tem força de fundamentação ontológica.

# Antigamente chamavam, em tom ufanista, o Brasil de “pátria de chuteiras” em razão de sua familiaridade com a dendeca que lhe concederam alguns títulos futebolísticos interacionais. Inclusive as Copas do Mundo. O país era respeitado por sua abundância de craques. Garrincha, Vavá, Nilton Santos, Zito, Belline, Jairzinho, Rivelino, Zico, Falcão, Sócrates, Paulo Cezar Caju, Afonsinho, Tostão, Dirceu, Gerson, e outros não menos craues.

Hoje, em plena proximidade da realização da Copa do Mundo de 2014, o país assiste uma realidade peladeira que contraria a “pátria de chuteiras”. São milhares de pernas-de-pau esparramados nos gramados da terra do samba. Uma magna madeireira que a todo momento excita os cupins.

A redução do futebol no Brasil é tamanha que a mídia, que vive da exploração das partidas e dos patrocinadores, resolveu pegar um perna-de-pau para transformá-lo em um simulado craque. Publicar qualidades futebolísticas que o perna-de-pau não tem tentando implantar, como conteúdo da consciência do torcedor, uma névoa fantasiosa para que ele ao ver o perna em campo, ou não veja, acredite que ele é craque, o maior símbolo da Copa de 2014.

Pois foi exatamente esse perna-de-pau que os cupins do México perturbaram na peleja de ontem  que ajudou a seleção da terra de Pancho Vila vencer de 2 a 0. Pois foi exatamente esse perna-de-pau que auxiliou o Brasil a ser agora conhecido como “a pátria sem chuteiras”. Todavia, é uma transformação não de toda ruim, visto que agora arrefece o ufanismo histérico dos que antes se rejubilavam com o tal qualificativo de “pátria de chuteiras”.

A inteligência do futebol brasileiro agradece ao perna-de-pau, Neymar, por sua grande contribuição para construção dessa nova realidade: “a pátria sem chuteiras”.

0 Responses to “SEGUNDA-FEIRA DOMINICAL”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

Acesse esquizofia.wordpress.com

esquizofia.wordpress.com

CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

_________________________________

BLOG PÚBLICO

Propaganda Gratuita

Você que quer comprar entre outros produtos terçado, prego, enxada, faca, sandália, correia, pé de cabra ou bola de caititu vá na CASA UYRAPURU, onde os preços são um chuchu. Rua Barão de São Domingos, nº30, Centro, Tel 3658-6169

Pão Quente e Outras Guloseimas no caminho do Tancredo.
PANIFICADORA SERPAN (Rua José Romão, 139 - Tancredo Neves - Fone: 92-8159-5830)

Fique Frio! Sabor e Refrescância!
DEGUST GULA (Avenida Bispo Pedro Massa, Cidade Nova, núcleo 5, na Rua ao lado do DB CIdade Nova.Todos os dias).

O Almoço em Família.
BAR DA NAZA OU CASA DA VAL (Comendador Clementino, próximo à Japurá, de Segunda a Sábado).

Num Passo de Mágica: transforme seu sapato velho em um lindo sapato novo!
SAPATEIRO CÂNDIDO (Calçada da Comendador Clementino, próximo ao Grupo Escolar Ribeiro da Cunha).

A Confluência das Torcidas!
CHURRASQUINHO DO LUÍS TUCUNARÉ (Japurá, entre a Silva Ramos e a Comendador Clementino).

Só o Peixe Sabe se é Novo e do Rio que Saiu. Confira esta voz na...
BARRACA DO LEGUELÉ (na Feira móvel da Prefeitura)

Preocupado com o desempenho, a memória e a inteligência? Tu és? Toma o guaraná que não é lenda. O natural de Maués!
LIGA PRA MADALENA!!! (0 XX 92 3542-1482)

Decepcionado com seus desenganos? Ponha fé nos seus planos! Fale com:
PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ (Rua Belforroxo, S/N - Jorge Teixeira IV) (3682-5727 / 9154-5877).

Quem tem fé naõ é um qualquer! Consultas::
PAI JOEL DE OGUM (9155-3632 ou paijoeldeogum@yahoo.com.br).

Belém tá no teu plano? Então liga pro Germano!
GERMANO MAGHELA - TAXISTA - ÁGUIA RADIOTAXI - (91-8151-1464 ou 0800 280 1999).

E você que gostaria de divulgar aqui seu evento, comércio, terreiro, time de futebol, procurar namorado(a), receita de comida, telefone de contato, animal encontrado, convites diversos, marocagens, contacte: afinsophiaitin@yahoo.com.br

Outras Comunalidades

   

Categorias

Arquivos

Blog Stats

  • 4.244.587 hits

Páginas

Arquivos


%d blogueiros gostam disto: