Justiça francesa decide investigar morte de Yasser Arafat

A morte de Yasser Arafat, ocorrida em 2004, no hospital militar de Percy de Clamart, sempre esteve cercada de mistério. A Justiça francesa decidiu iniciar uma investigação para determinar os fatores que resultaram na morte, depois que a viúva do líder palestino apresentou queixa por “assassinato”. Instituto suíço descobriu quantidades anormais de polônio, substância radioativa mortal, em restos de Arafat. O artigo é de Eduardo Febbro.

Eduardo Febbro – Paris

Paris – Uma substância mortal comum ronda os cadáveres de dois personagens distintos: o espião russo Alexandre Litvinenko, envenenado em Londres em 2006, e o falecido líder da Autoridade Palestina, Yasser Arafat. Sabe-se com certeza que Litvinenko – que passou de espião a opositor – foi envenenado com polônio, uma substância radioativa altamente tóxica. A morte de Yasser Arafat, ocorrida em 11 de novembro de 2004, no hospital militar de Percy de Clamart, nos arredores de Paris, sempre esteve cercada de mistério. A Justiça francesa deu um passo agora, talvez, na direção da verdade. O tribunal de Nanterre decidiu iniciar uma investigação para determinar os fatores que resultaram na morte de Arafat, depois que, no final de julho, a viúva do líder histórico dos palestinos, Suha Arafat, apresentou uma queixa por “assassinato”.

As provas que cercaram a morte de Arafat entre muitas dúvidas foram se acumulando ao longo dos anos, mas somente há dois meses surgiram os primeiros detalhes tangíveis. O Instituto de Radiofísica de Lousane, na Suíça, analisou os restos biológicos que a viúva entregou e descobriu que na roupa, na escova de dentes e no keffieh (lenço usado na cabeça) de Arafat havia quantidades “anormais de polônio”.

Yasser Arafat chegou a se tratar na França em condições dramáticas. Bloqueado durante três anos pelo exército israelense em seu quartel general de Ramallah – a Muqata’a – o chefe palestino sofreu uma repentina e poderosa enfermidade que jamais foi identificada. Sua viagem a França não melhorou seu estado, pelo contrário. “Me disseram que não se sabia a causa da morte de Arafat”, disse a esposa do líder palestino ao diário Le Figaro. Ela passou anos buscando os elementos de privas mas estes nunca apareciam. Segundo explicou no final de julho ao mesmo jornal, foram “destruídas as mostras de urina e de sangue há quatro anos”. Ainda que, politicamente, nada assegure que a morte de Arafat fosse conveniente para Israel, os dirigentes palestinos sempre estiveram convencidos de que seu chefe havia sido assassinado.

Naquele período, Arafat estava em um momento político delicado: sitiado por Israel e pressionado pelos extremistas das brigadas dos mártires de Al Aksa – foram responsáveis pela onda de atentado dos anos 2000 – Arafat viu seu crédito político despencar. Sua morte, contudo, nunca ficou cientificamente explicada. Os dirigentes palestinos saudaram a decisão da Justiça francesa. O atual presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, pediu ao chefe do Estado francês, François Hollande, “ajuda para investigar as circunstâncias do martírio do presidente Arafat”.

As pesquisas científicas se completaram agora com o exame do corpo de Arafat. Sua viúva autorizou o Instituto de Radiofísica de Lousane a examinar os restos do líder palestino. O corpo de Arafat repousa na Muqata’a. Quando o enterraram na direção de Meca, segundo a tradição dos sunitas, os imãs puseram no ataúde bolsas de terra provenientes da Esplanada das Mesquitas, de Jerusalém, que era onde Arafat queria ser enterrado. Mas o então primeiro ministro israelense, Ariel Sharon, se negou a conceder a ele essa última vontade. Os especialistas são céticos quanto à hipótese do envenenamento com polônio. No entanto, tudo o que cerca a morte de Arafat é duvidoso: desde o malabarismo verbal dos médicos do hospital, que não sabiam o que dizer, passando pela súbita piora de seu estado de saúde, até o fato de que jamais foi realizada uma autópsia.

Ao longo de duas semanas de hospitalização, Arafat perdeu três quilos e a porcentagem de suas plaquetas sanguíneas passou de 177 mil para 72 mil por milímetros cúbicos. Foi diagnosticada uma “coagulação vascular disseminada severa”. Os médicos fizeram muitos exames, incluindo os radioativos, mas nada foi encontrado de “anormal”. No entanto, por seu caráter raro, não se buscou saber se havia polônio no corpo. O mistério ficou no ar e, com ele, as dúvidas, os rumores e as especulações sobre as causas exatas de sua morte.

Tradução: Katarina Peixoto

 

0 Responses to “Justiça francesa decide investigar morte de Yasser Arafat”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

Acesse esquizofia.wordpress.com

esquizofia.wordpress.com

CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

_________________________________

BLOG PÚBLICO

Propaganda Gratuita

Você que quer comprar entre outros produtos terçado, prego, enxada, faca, sandália, correia, pé de cabra ou bola de caititu vá na CASA UYRAPURU, onde os preços são um chuchu. Rua Barão de São Domingos, nº30, Centro, Tel 3658-6169

Pão Quente e Outras Guloseimas no caminho do Tancredo.
PANIFICADORA SERPAN (Rua José Romão, 139 - Tancredo Neves - Fone: 92-8159-5830)

Fique Frio! Sabor e Refrescância!
DEGUST GULA (Avenida Bispo Pedro Massa, Cidade Nova, núcleo 5, na Rua ao lado do DB CIdade Nova.Todos os dias).

O Almoço em Família.
BAR DA NAZA OU CASA DA VAL (Comendador Clementino, próximo à Japurá, de Segunda a Sábado).

Num Passo de Mágica: transforme seu sapato velho em um lindo sapato novo!
SAPATEIRO CÂNDIDO (Calçada da Comendador Clementino, próximo ao Grupo Escolar Ribeiro da Cunha).

A Confluência das Torcidas!
CHURRASQUINHO DO LUÍS TUCUNARÉ (Japurá, entre a Silva Ramos e a Comendador Clementino).

Só o Peixe Sabe se é Novo e do Rio que Saiu. Confira esta voz na...
BARRACA DO LEGUELÉ (na Feira móvel da Prefeitura)

Preocupado com o desempenho, a memória e a inteligência? Tu és? Toma o guaraná que não é lenda. O natural de Maués!
LIGA PRA MADALENA!!! (0 XX 92 3542-1482)

Decepcionado com seus desenganos? Ponha fé nos seus planos! Fale com:
PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ (Rua Belforroxo, S/N - Jorge Teixeira IV) (3682-5727 / 9154-5877).

Quem tem fé naõ é um qualquer! Consultas::
PAI JOEL DE OGUM (9155-3632 ou paijoeldeogum@yahoo.com.br).

Belém tá no teu plano? Então liga pro Germano!
GERMANO MAGHELA - TAXISTA - ÁGUIA RADIOTAXI - (91-8151-1464 ou 0800 280 1999).

E você que gostaria de divulgar aqui seu evento, comércio, terreiro, time de futebol, procurar namorado(a), receita de comida, telefone de contato, animal encontrado, convites diversos, marocagens, contacte: afinsophiaitin@yahoo.com.br

Outras Comunalidades

   

Categorias

Arquivos

Blog Stats

  • 4.246.601 hits

Páginas

Arquivos


%d blogueiros gostam disto: