EM MANAUS ULTRACONSERVADORES ELEGEM O DIREITISTA ARTHUR, MAS O PSDB NÃO LEVA

Ontem, dia 28 de outubro de 2012, eleitores de 17 capitais e 33 municípios foram às urnas para escolherem candidatos ao cargo de prefeito. Em algumas dessas capitais e municípios candidatos representaram disputas símiles, embora adversários partidários. As programáticas desses candidatos em nada diferiam umas das outras. Tratava-se apenas de uma disputa insípida de um cargo sem qualquer comprometimento com a práxis política. Nesse caso, o vencedor não foi tão vencedor visto a semelhança com o perdedor. Do ponto de vista dos eleitores foi apenas uma questão de cumprir o dever cívico de votar. Esse quadro de semelhança mostra qual o entendimento de democracia dos candidatos, e também dos eleitores.

Em outras capitais e municípios ocorreu o contrário. Houve uma clara disputa de modelos programáticos dos candidatos que disputaram o cargo de prefeito. Alguns candidatos, cujos partidos têm uma visão ampliada do que vem ser práxis politica, ofereceram uma programática envolvida com as políticas sociais praticadas pelos governos Lula e Dilma. Políticas voltadas para beneficiar as classes populares com o objetivo de as libertarem da escravidão que a miséria proporcionada pelo capitalismo lhe ofereceu. Trata-se de uma programática cuja práxis realiza as forças sócias da sociedade civil. Por outro lado, outros candidatos foram disputar o cargo de prefeito apresentando as mesmas propostas elaboradas e disseminadas pelo capitalismo do neoliberalismo que acredita somente em uma democracia de mercado, que tem como modelo os Estados Unidos.

Em capitais e municípios onde predominam a programática do capitalismo de mercado, os candidatos diferentes foram os que apresentaram suas campanhas calcadas nas políticas sociais que valorizam a existência da população mais pobre e a tira da exclusão. Entendendo essas duas oposições, fica fácil compreender que os partidos representantes dessas ideias sãos os dois principais partidos no Brasil: PSDB e PT. O PSDB do neoliberalismo e economia de mercado e o PT das políticas públicas solidárias e transformadoras.

Assim, compreende-se que em uma capital ou município onde predomina o modelo do PSDB, os ultraconservadores, os adversários são os agentes das transformações Como muitos expressaram em suas propagandas, a mudança. Um exemplo pedagógico e convincente dessa realidade foi visto na eleição na triste e desesperada Manaus. Apoiado por um prefeito notoriamente reacionário e amante das privatizações, Amazonino Mendes, o candidato do PSDB Arthur Neto, eleito com os votos dos ultraconservadores de Manaus, é a confirmação do modelo retrógado do neoliberalismo com sua economia de mercado tão defendida pelos governos de seus congêneres em São Paulo. E por sua vez, a candidata Vanessa Grazziotin do PCdoB, não eleita, representava a mudança que eliminaria os mais de vinte anos da sombra fantasmagórica de Amazonino na prefeitura de Manaus.

Com esse resultado predominou a tendência reacionária de grande parte do eleitorado de Manaus que há quase trinta anos elege os defensores da economia capitalista no modelo norte-americano. É um tipo de eleitorado tão bem situado que vota sempre na mesma representação típica. Os ultraconservadores que elegeram Arthur são os mesmos que votam em Amazonino, Eduardo Braga, e já votaram no ex-governador, falecido, Gilberto Mestrinho. Daí que a eleição de Arthur é apenas um reflexo desse conservadorismo que grassa em Manaus.

ELEIÇÃO EM SÃO PAULO AFIRMA SUA POTÊNCIA NACCIONAL

Mas há uma fruir essencial nessas eleições e que tem uma preponderância excelsa na cena política nacional e que é totalmente contrária ao que defende o PSDB: eleição em São Paulo. A vitória de Fernando Haddad do Partido dos Trabalhadores sobre o ressentido José Serra, maior representante da burguesia-ignara, os ultraconservadores paulistanos, foi o significado inconteste da necessidade de mudança em São Paulo dominada pela direita há anos. Foi um fato com um valor magno porque trata-se da capital do estado por onde passam todas os conceitos, opiniões e anseios políticos do Brasil. São Paulo tem linha direta com Brasília. Querer Brasília é ter que ter de qualquer forma uma relação estreita e impulsionadora em São Paulo. Por isso, o desespero da direita paulistana comandada pelo PSDB, empresários e a mídia acéfala que agora ver seu candidato derrotado para seu mais invejado rival: PT.

Foi por entender esse fundamental significado de São Paulo na cena da política nacional que o ainda candidato, na hora votar, Fernando Haddad, disse aos jornalistas que “São Paulo é o Brasil”. Não foi uma proclamação teluricamente ufanista ou bairrista, foi a expressão de uma análise sobre o que é entendido do que São Paulo representa para as definições das ações políticas futuras. Principalmente às referentes às eleições de 2014. E no caso mais específico, a disputa presidencial.

Para se entender sem qualquer esforço de raciocínio o que foi a derrota do PSDB em São Paulo para seus planos futuros basta considerar a importância da eleição de Arthur para cena política nacional: zero. Manaus não tem qualquer força política no cenário nacional como poder de decisão, ainda mais uma prefeitura. Vencer em Manaus tem apenas uma insípida condição de domesticidade: viver no círculo do familiar. Como diria um sociólogo menos sociólogo: é servir de matéria para os fuxicos das crônicas sociais. Governo próprio de Vila que nunca chega sequer a Província.

Daí que para o PSDB seria preferível ter perdido todas as prefeituras, mas jamais perder em São Paulo. Mas agora que há um PT no seu futuro, só lhe resta contar as prefeituras que conseguiu. Até a de Manaus lhe serve. Mas mesmo assim, essa contabilidade não lhe tira o sabor de ter ganhou, mas não levou.

1 Response to “EM MANAUS ULTRACONSERVADORES ELEGEM O DIREITISTA ARTHUR, MAS O PSDB NÃO LEVA”


  1. 1 Anderson Roberto segunda-feira, 29 outubro, 2012 às 2:09 pm

    Quantos votos o Arthur ganhou daqueles que votam em quem está na frente nas pesquisas?. O povo de Manaus em sua maioria é despolitizado. Não sabe de onde vem o dinheiro do SUS, que sinais de radio e tv são concessoes publicas, assim como o transporte coletivo. A maioria da população continuará sofrendo por mais 4 anos e achará que isso é por que Deus assim quer e não pela sua escolha errada na hora do voto. E o PT nacional erra ao ouvir demais Eduardo Braga.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

Acesse esquizofia.wordpress.com

esquizofia.wordpress.com

CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

_________________________________

BLOG PÚBLICO

Propaganda Gratuita

Você que quer comprar entre outros produtos terçado, prego, enxada, faca, sandália, correia, pé de cabra ou bola de caititu vá na CASA UYRAPURU, onde os preços são um chuchu. Rua Barão de São Domingos, nº30, Centro, Tel 3658-6169

Pão Quente e Outras Guloseimas no caminho do Tancredo.
PANIFICADORA SERPAN (Rua José Romão, 139 - Tancredo Neves - Fone: 92-8159-5830)

Fique Frio! Sabor e Refrescância!
DEGUST GULA (Avenida Bispo Pedro Massa, Cidade Nova, núcleo 5, na Rua ao lado do DB CIdade Nova.Todos os dias).

O Almoço em Família.
BAR DA NAZA OU CASA DA VAL (Comendador Clementino, próximo à Japurá, de Segunda a Sábado).

Num Passo de Mágica: transforme seu sapato velho em um lindo sapato novo!
SAPATEIRO CÂNDIDO (Calçada da Comendador Clementino, próximo ao Grupo Escolar Ribeiro da Cunha).

A Confluência das Torcidas!
CHURRASQUINHO DO LUÍS TUCUNARÉ (Japurá, entre a Silva Ramos e a Comendador Clementino).

Só o Peixe Sabe se é Novo e do Rio que Saiu. Confira esta voz na...
BARRACA DO LEGUELÉ (na Feira móvel da Prefeitura)

Preocupado com o desempenho, a memória e a inteligência? Tu és? Toma o guaraná que não é lenda. O natural de Maués!
LIGA PRA MADALENA!!! (0 XX 92 3542-1482)

Decepcionado com seus desenganos? Ponha fé nos seus planos! Fale com:
PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ (Rua Belforroxo, S/N - Jorge Teixeira IV) (3682-5727 / 9154-5877).

Quem tem fé naõ é um qualquer! Consultas::
PAI JOEL DE OGUM (9155-3632 ou paijoeldeogum@yahoo.com.br).

Belém tá no teu plano? Então liga pro Germano!
GERMANO MAGHELA - TAXISTA - ÁGUIA RADIOTAXI - (91-8151-1464 ou 0800 280 1999).

E você que gostaria de divulgar aqui seu evento, comércio, terreiro, time de futebol, procurar namorado(a), receita de comida, telefone de contato, animal encontrado, convites diversos, marocagens, contacte: afinsophiaitin@yahoo.com.br

Outras Comunalidades

   

Categorias

Arquivos

Blog Stats

  • 4.242.170 hits

Páginas

Arquivos


%d blogueiros gostam disto: