A PRODUÇÃO DE NAGISA OSHIMA SE FINDA

Nagisa Oshima cinema ai no corrida realm of senses

O cineasta japonês Nagisa Ôshima parou sua produção hoje deixando um legado de mais de 50 filmes sendo o mais recente Tabu de 1999. Conhecido mundialmente por sua obra erótica em O Império dos Sentidos e O Império da Paixão, a cinematografia de Oshima vai muito além d0 erotismo.

Nagisa nasceu em Quioto, Japão no ano 1932 quando o horror da Segunda Guerra Mundial ainda não tinha feito seu estrago. Uma figura de destaque no cinema pós-guerra Oshima estudou direito e se especializou em história política. Porém aparentemente o cinema foi mais importante para o diretor que em 1954 passou a fazer parte de uma produtora de filmes e trabalhou como argumentista e assistente.

Seu primeiro trabalho como diretor foi um curta produzido  em 1959 chamado Asu no taiyô , O Sol de Amanhã em português que foi filmado em uma espécie de trailer de um filme que nunca existiu (idéia que foi usada posteriormente por Pedro Almodóvar).No mesmo ano dirigiu  Uma Cidade De Amor E De Esperança (Ai To Kibo No Machi) um drama que de certa forma foi bastante político e revolucionário sendo inclusive suspenso por seis meses. Seu terceiro filme de 1960 Juventude Desenfreada (Seishun zankoku monogatari) marca o início da Nouvelle Vague Japonesa (ou Nuberu Bagu) mostrando jovens outsiders que vagam pela cidade, pelo crime, pelo amor. Frequentemente comparado à Nouvelle Vague francesa, e a Godard em particular, Oshima na verdade realizou um cinema paralelo às tendências européias da época.

Oshima dirigiu alguns filmes focados na máfia, na violência e na sexualidade mas sempre fazendo uma contextualização política do Japão e da cultura ocidental. Desiludido com o movimento estudantil produz Noite e Neblina no Japão (Nihon no yoru to kiri) cujo o título lembra o cinema de Alain Resnais. Em 1965 dirige Diário de um Yunbogi (Yunbogi no nikki) que mostra a pobreza e destruição da Coréia pelo Japão através da guerra. Ele demonstrou sempre um posicionamento político contra o preconceito japonês contra o coreano como filmou no drama Kaette kita yopparai e Kôshikei, ambos de 1968.

Seus próximos filmes misturavam artes marciais dos samurais como a bela animação O grupo de ninjas (Ninja Bugei-Cho,1967), erotismo em Os prazeres da carne (Etsuraku, 1965) e Nihon shunka-kô (1967)  e política como em O Homem Que Deixou Seu Testamento No Filme (Tokyo Senso Sengo Hiwa,1970).
Nagisa Oshima cinema imperio dos sentidos ai no corrida
Seu grande sucesso em todo o mundo, mas principalmente no Ocidente veio com o cinema O império dos sentidos (Ai No Corrida) de 1976. Este conta a história de uma ex-prostituta que trabalha como empregada em um hotel e acaba conhecendo o senhorio do hotel o senhor Kichizo Ishida que a molesta e ambos acabam vivendo um caso de amor tórrido e obsessivo que começa a ultrapassar todos os limites. Envolvendo sadismo, cenas inusitadas e muito sexo o filme se baseia em uma história real que chocou a moral japonesa de outrora.

Censurado Oshima teve que completar a produção na França e ao ser exibido no Japão teve várias partes cortadas. Com cenas bastante audaciosas, Oshima colocou um ator com uma estatura peniana pequena, mas que deitava e fumava enquanto sua companheira enlouquecia de prazer.  O ator com certeza mexeu com o sentimento de inferioridade masculina dos ocidentais que se buscam a industria pornográfica americana do Oh my god!

Complexos e audaciosos, vivazmente iconoclastas, e combinando violência, erotismo, política e auto reflexão, os filmes de Oshima representam uma ligação crucial entre o modernismo e a percepção não-ocidental das coisas.

Nagisa Oshima cinema Ai no borei Empire of Passion

Seu próximo êxito foi O Império da paixão (Ai no Borei) de 1978 que conta a história de um velho condutor de riquixá que não tem mais forças para fazer honrar sua mulher Seki. Esta então busca o jovem Toyoji, de quem se torna o amante. Rapidamente o marido transforma-se num empecilho. Baseado em uma história policial real esta produção rendeu a Ôshima o prêmio de Melhor diretor em Cannes. Cinco anos depois lançou o drama de guerra Furyo, Em Nome da Honra (Merry Christmas, Mr. Lawrence) que tem no elenco David Bowie, Tom Conti, o músico Ryûchi Sakamoto, e o cineasta Takeshi Kitano.

Este conta uma história baseada no livro  de Sir Laurens Van der Post sobre os prisioneiros ingleses em solo japonês durante a 2a Guerra mundial. Em 1994, Nagisa documentou os 100 anos do cinema japonês. Dois anos depois sofre um derrame, mas que não impediu de fazer seu último filme Tabu que foi muito premiado contando a história de um jovem samurai na era Shogun.

Nagisa Oshima não se dedicou ao cinema erótico da pinku eiga japonesa e também não se focou apenas em mostrar filmes de samurai ou da máfia japonesa. Ele tinha um entendimento que o cinema é um instrumento político que serve para movimentar a existência e criar novas percepções. Por isso suas produções foram e continuam sendo novas, indo além do constituido e orientando novas produções.

1 Response to “A PRODUÇÃO DE NAGISA OSHIMA SE FINDA”


  1. 1 Deusarino de Melo terça-feira, 15 janeiro, 2013 às 7:26 pm

    Iconoclasta e de novas percepções, pelo que sobre ele (pois filmes mesmo não asisiti a nenhum), o cineasta Oshima deixou o que deve deixar o cinematógrafo: Imaginação fértil aliada a uma soberana capacidade de tornar real qualquer ficção! Fica uma lacuna imensa…
    Da opinião pessimista de que um homem não pode ter um pequeno pênis, ao desabrochar da gueera sem limites contra a crise racial entre Japãp, Coréia, China e similares, ele foi capaz de trazer do TIBET o mais introvertido clima de suspense e segredo para os palcos orientais e ocidentais, repletos de extasiado público serm idéia do que iriam ver na tela e sem um sequer esboço do que dali em diante lhes viria à mente, ante a realidade tão mafiosa e tão doce ao mesmo tempo.
    Pessoas assim se eternizam por si mesmos, através de seu trabalho….


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

Acesse esquizofia.wordpress.com

esquizofia.wordpress.com

CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

_________________________________

BLOG PÚBLICO

Propaganda Gratuita

Você que quer comprar entre outros produtos terçado, prego, enxada, faca, sandália, correia, pé de cabra ou bola de caititu vá na CASA UYRAPURU, onde os preços são um chuchu. Rua Barão de São Domingos, nº30, Centro, Tel 3658-6169

Pão Quente e Outras Guloseimas no caminho do Tancredo.
PANIFICADORA SERPAN (Rua José Romão, 139 - Tancredo Neves - Fone: 92-8159-5830)

Fique Frio! Sabor e Refrescância!
DEGUST GULA (Avenida Bispo Pedro Massa, Cidade Nova, núcleo 5, na Rua ao lado do DB CIdade Nova.Todos os dias).

O Almoço em Família.
BAR DA NAZA OU CASA DA VAL (Comendador Clementino, próximo à Japurá, de Segunda a Sábado).

Num Passo de Mágica: transforme seu sapato velho em um lindo sapato novo!
SAPATEIRO CÂNDIDO (Calçada da Comendador Clementino, próximo ao Grupo Escolar Ribeiro da Cunha).

A Confluência das Torcidas!
CHURRASQUINHO DO LUÍS TUCUNARÉ (Japurá, entre a Silva Ramos e a Comendador Clementino).

Só o Peixe Sabe se é Novo e do Rio que Saiu. Confira esta voz na...
BARRACA DO LEGUELÉ (na Feira móvel da Prefeitura)

Preocupado com o desempenho, a memória e a inteligência? Tu és? Toma o guaraná que não é lenda. O natural de Maués!
LIGA PRA MADALENA!!! (0 XX 92 3542-1482)

Decepcionado com seus desenganos? Ponha fé nos seus planos! Fale com:
PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ (Rua Belforroxo, S/N - Jorge Teixeira IV) (3682-5727 / 9154-5877).

Quem tem fé naõ é um qualquer! Consultas::
PAI JOEL DE OGUM (9155-3632 ou paijoeldeogum@yahoo.com.br).

Belém tá no teu plano? Então liga pro Germano!
GERMANO MAGHELA - TAXISTA - ÁGUIA RADIOTAXI - (91-8151-1464 ou 0800 280 1999).

E você que gostaria de divulgar aqui seu evento, comércio, terreiro, time de futebol, procurar namorado(a), receita de comida, telefone de contato, animal encontrado, convites diversos, marocagens, contacte: afinsophiaitin@yahoo.com.br

Outras Comunalidades

   

Categorias

Arquivos

Blog Stats

  • 4.243.165 hits

Páginas

Arquivos


%d blogueiros gostam disto: