FALSOS PROBLEMAS PREJUDICAM ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO DO AMAZONAS

O ano letivo escolar nas duas redes de ensino, SEDUC-AM e SEMED-MANAUS iniciaram no dia 04 de fevereiro de 2013.

A falta de organização antecipada das duas secretarias vem causando prejuízos para muitos pais,  estudantes e professores.

Esse desrespeito com a educação escolar no Estado do Amazonas só neste início de ano já mereceu neste intempetivo pelo menos três posts, quatro com este abordando essa questão (veja alguns aqui e aqui).

No final deste ano teremos uma avaliação externa de grande escala que é a Prova Brasil.

Na SEMED-MANAUS, existe escolas que até esta data ainda não iniciaram o ano letivo porque estão fazendo pequenas reformas que vão durar longo tempo. No Bairro Tancredo Neves há, por exemplo, a EMEF Francisco Guedes de Queiroz que está nessa situação.

Na SEDUC-AM foram convocados todos os professores concursados e mais professores aprovados no processo seletivo simplificado. Mesmo assim, existem escolas que ainda  estão com o quadro de professores incompletos.

A SEDUC-AM depois de muita cobrança e exigência do Movimento Livre de Professores de Manaus e por determinação de Lei Federal colocou em prática não na totalidade o HTP (Horário de Tempo Pedagógico) no Ensino Fundamental e Médio. Nas séries iniciais e EJA não há. Na SEMED já existe a muitos anos no ensino fundamental. Falta nas séries iniciais e EJA.

Na SEDUC-AM foi adotado este ano, por exigência do MEC que o professor trabalhe exclusivamente na sua área de formação.

Muitos professores neste momento  que não conseguiram  carga completa de 20 horas na mesma escola devem completá-la noutra escola com “ponta” de carga.

Essa situação  junto com a implantação do HTP vem causando uma série de contratempos. Um deles é que neste momento nenhuma escola possui um horário de aula definido. Diretores de escolas com professores em mais de uma escola devem elaborar horários que não conflitem. Há ainda, por parte de diretores, confusão quanto ao estabelecimento  do HTP. Uns estão colocando num determinado dia apenas um tempo de aula e os quatro restantes professores de uma determinada área de formação deverão se reunir para debater sobre educação, planejar, corrigir atividades escolares dos alunos. Há outros que estão deixando determinado dia sem nenhuma aula mais que o professor obrigatoriamente deve cumprir o HTP ou ATP.   

No final do ano além da Prova Brasil, o governo do Estado fará uma avaliação interna chamada SADEAM – Sistema de Avaliação da Educação no Amazonas, que institui o 14º, 15º salários  e o Escola de Valor – prêmio de R$ 50.000,00 para escolas que atingem melhores índices na avaliação. Avalia-se português e Matemática.

Com todos esses falsos problemas muitos diretores das Escolas Estaduais estão trabalhando apenas com funcionários administrativos na parte de Secretaria. Faltam na maioria das Escolas Pedagogos (as) e um diretor pedagógico. Os antigos “apoios pedagógicos”, tradicional desvio de função anteriormente praticado tiveram que assumir suas cargas de aula de acordo com suas habilitações.

A data base dos professores da SEDUC-AM é no mês de março. Até este momento o Sindicato da categoria não se posicionou reivindicando aumento salarial. Quem está chamando os professores para uma Assembléia é o MLPM. E a categoria quer uma equiparação com o Plano de Cargos  Salários e Subsídios da SEMED-MANAUS que consta além do vencimento, alimentação, vale transporte e plano de saúde.   

Com tudo isso, a educação escolar no Amazonas ainda vai levar muito tempo para alcançar os índices exigidos por organismos nacionais e internacionais. E não é por falta de sugestões e críticas. Nós, da Associação Filosofia Itinerante temos nos posicionado sobre isso e sobre a própria Educação que para nós vai além do ensignar, pois a Educação deve promover a produção de novos saberes e dizeres, novas formas de pensar e criar e que entende que reformar escolas em período de aula é um crime, bem como iniciar as aulas sem pedagogos, professores e horário definido demonstra desorganização e falta de compromisso com  a comunalidade.

 

 

 

    

1 Response to “FALSOS PROBLEMAS PREJUDICAM ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO DO AMAZONAS”


  1. 1 anacristinalima665g@mail.com segunda-feira, 25 fevereiro, 2013 às 11:56 am

    a minha filha esta terminado o ensino fudamental e a te agoro eu nao comsigo vaga pra ela numa escola estadual . como eu faço para mi consequi vaga ela


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"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

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