SEGUNDA-FEIRA DOMINICAL

Dia das boas almas

# ABr2013_WDO023015Neste sábado, dia 23, na capital federal, alguns protestos, realizados simultaneamente, pediram o afastamento do presidente do senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Os protestos, organizados através das redes sociais, fizeram com que pessoas afirmassem que o “ativismo de sofá”, expressão utilizada para se referir a quem só protesta pela internet, está sendo enfraquecido.

“A coisa está mudando, o pessoal está  começando a sair do conforto de suas casas”. “A coisa está  mudando, o pessoal está começando a sair do conforto de suas casas”, disse o analista de sistemas brasiliense Rogério Salvia, 33 anos, um dos organizadores da manifestação e integrante do Movimento Contra a Corrupção do Distrito Federal.

ABR20130223_0010

De acordo com reportagem da Agência Brasil, “as convocações divulgadas pela internet, ocorreram em Brasília e eventos semelhantes foram programados para São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Recife, Fortaleza, Goiânia, Lins (SP) e Ribeirão Preto (SP). Para amanhã (24) (domingo), os internautas brasileiros estão sendo chamados a participar de mais protestos contra Renan Calheiros, a partir das 11h, em cidades brasileiras e também em capitais do exterior, entre elas, Lisboa, em Portugal, e Dublin, na Irlanda”.

Entre os protestos, também foi realizada uma mobilização pela coleta de assinaturas para a criação da organização não governamental Avaaz, que organiza petições pela internet. Nesta semana que passou, participantes de diversos movimentos anticorrupção organizaram um ato para entrega de um abaixo-assinado firmado por 1,6 milhão de pessoas a um grupo de seis senadores para a cassação do presidente do senado Renan Calheiros. O número de assinaturas é uma tentativa de criar um projeto de lei de iniciativa popular. Contudo, de acordo com a Secretaria da Mesa Diretora do Senado, um processo para a cassação do presidente deve começar com uma denúncia no Conselho de Ética da Casa e não com um projeto de lei.

ABr2013DSC_1911108Tais protestos demonstram o quanto o mundo virtual da internet pode ser uma ferramenta capaz de expandir as consciências rumo à produção de inteligências coletivas. Contudo, como afirma Antonio Negri a respeito do espaço imaterial da internet, “Não é apenas desenvolver informações, mas exprimir potência”. Diríamos ainda: exprimir paixões positivas na afirmação da diferença. Ou seja: protestar contra a corrupção, ao mesmo tempo em que se conservam as instituições da democracia representativa, é fazer com que o povo seja um elemento secundário nas decisões sobre sua própria existência, é preservar as causas desta mesma corrupção e maximizar as relações de soberania de dominação onde sempre há os que comandam e os que são comandados.
Sendo assim, o que Renan Calheiros tem de tão importante que sua saída da presidência do senado poderia resultar em uma vitória da inteligência coletiva?

Em tempos em que a informação é mais rápida que a produção de sua verdade, o que leva muitos a crer que a verdade de uma notícia está em sua batida repetição mundo a fora, as várias analogias, convenientes para a mídia nativa acéfala, entre os protestos contra a blogueira Yoani Sánchez e defensores da “ditadura” cubana, vão perdendo seu fôlego quando percebemos o texto do insigne jornalista Leandro Fortes, publicado terça-feira, 19, no sitio eletrônico da Carta Capital.

Yoani-Sánchez-300x211O texto tem o titulo “Yoani reloaded”. Em seu corpo, o texto vai cortando as fantasias engendradas sobre a blogueira que tantas dores sofreu na obrigatória estadia na ilha de Cuba. Ao fazer uma observação sobre os protestos contra um documentário da blogueira na Bahia, Fortes escreve:

“De minha parte, acho ótimo que tenha gente disposta a se manifestar contra Yoani Sánchez, uma oportunista que transformou dissidência em marketing pessoal. Não vi ainda nenhuma matéria que informe ao distinto público quem está pagando a turnê de Yoani por 12 (!) países – passagens aéreas, hospedagens, traslados, alimentação, lazer e banda larga”. E continua: “Nem a Folha de S.Paulo, que até em batizado de boneca do PT pergunta quem pagou o vestido da Barbie, parece interessada nesse assunto. E eu desconfio por quê”.

A dissecação das fantasias sobre a blogueira continua: “Yoani Sánchez é a mais nova porta-bandeira da liberdade de expressão em nome das grandes corporações de mídia e do capital rentista internacional. É a direita com cara de santa, candidata a mártir da intolerância dos defensores da cruel ditadura cubana, a pobre coitada que tentou, vejam vocês, 20 vezes sair de Cuba para ganhar o mundo, mas só agora, que a lei de migração foi reformada na ilha, pode viver esse sonho dourado. Mas continuo intrigado. Quem está pagando?”

Leandro Fortes mostra-se surpreso pelo fato da blogueira ter tentado sair vinte vezes de Cuba, mas ter morado na Suíça antes, onde poderia criticar as perversidades do terrível regime cubano.

Ontem, Raúl Castro foi reeleito como presidente de Cuba. Nada melhor para melhor perceber esta nova etapa no governo de Cuba do que ler o texto de Leandro Fortes.

# anistia_mulheres_450Nesta semana em Brasília a Comissão de Anistia se reuniu e julgou quinze pedidos de filhos de perseguidos políticos durante a ditadura militar e concedeu a todos eles a anistia. A comissão que existe desde 2001 julgou mais de 60 mil casos como estes, sendo que 40 mil receberam perdão do Estado e a maioria foram indenizados.

Nestes vários casos há sempre histórias de violência, tortura e desrespeito aos direitos humanos. Histórias como a de Silvia Perrone que foi anistiada nesta semana e que há décadas mora em outro país. Ela foi separada de seu pai, o então deputado estadual perseguido Fernando Perrone,  que se exilou pro Chile reencontrando a família, que logo depois partiu pra França.

Silvia tem diversas lembranças da época e em uma entrevista a Agência Brasil contou que tem “boas lembranças do Chile. Nossa casa era aberta e recebíamos muitas pessoas e, para a gente, era uma bagunça sempre. Na França, caiu a ficha. Meu pai percebeu que não poderia mais voltar e as coisas ficaram mais difíceis. [Em Paris] Meu pai era visto como se fosse um monstro. Os brasileiros turistas tinham medo de manter contato com a gente. Tinha polícia secreta em todo lugar.”

A Comissão de Anistia vem exatamente buscar reparar algo que dificilmente tem reparação: a ausência de liberdade, o clima de perseguição, a constante tensão e em muitos casos a desestruturação de toda família. A importância deste trabalho vai além de um simples reconhecimento, mas coloca em evidência uma parte da história brasileira que foi ocultada e onde de todas as formas os militares tentaram a eliminar.

Dada tamanha importância, o presidente da comissão Paulo Abrão explica que trata-se de ” um reconhecimento de anos de restrições. Os danos causados pelo período da ditadura são transgeracionais e são psicológicos, físicos e de restrições de direitos nacionais”.

# PROUNI-2012-INSCRIESHoje terminam as inscrições na lista de espera do Programa Universidade para Todos (Prouni). A lista  serve a todos canditados cujos nomes não estiveram presente em nenhuma das chamadas.

O resultado final que inclui os presentes na lista de espera será divulgado na próxima quinta (28). Lembrando que a inscrição na lista pode ser feita tanto para primeira opção do candidato quanto para a segunda opção.

Podem participar com a primeira opção aqueles que não tenham sido pré-selecionado nas chamadas regulares e aqueles que não foram pré-selecionados na segunda opção de curso, independentemente de a instituição de ensino ter emitido o Termo de Concessão de Bolsa.

Quem quer se escrever pela segunda opção são os que não tenham sido pré-selecionados nas chamadas regulares e cadidatos pré-selecionados na segunda opção, mas que não tenham sido aproveitados devido à não formação de turma.

# Fluminense-Gremio-Foto-Bruno-Lima_LANIMA20130221_0011_1Los libertadores brasilianos continuam aprisionados em seu futebol peladeiro. Durante a rodada do meio da semana o campeão dos cupins Fluminense enfrentou o Grêmio, sendo que o último deu uma surra bem dada de 3X0. E nesta outros times brasileiros leva nossos cupins darem umas voltas nas Américas.

Campeonato Paulista jogo Bragantino X Corinthians

No Paulistinha foi só a Macaquinha empatar com as máquinas estacionadas do São Bernardo que o São Paulinho passou a frente ganhando batendo covardemente no café-com-leite do Linense. Mas na crássico da rodada entre Corinthians e Bragantino  os cupins fizeram a festa e foi difícil aos torcedores da arquibancada manterem a vigília, terminando o jogo em 2X2. O periquito e o peixinho que só estavam levando peia conseguiram finalmente uma vitória. De qualquer jeito não serviu de nada pois os cupins tiveram muito trabalho em ambos os lados do campo.

Botafogo-Boavista-Foto-Bruno-Lima_LANIMA20130224_0154_1No Carioquinha  o Foguinho empatou com o Boa Vista e ficou com a vista toda embaçada já que o vasquinho entrou com tudo na sua frente ao ganhar  o Duque de Caxias. Mas não importa o líder pois os cupins trabalham em toda extensão da tabela e há uma grande equiperação de pernas de pau em toda ela. O fluzinho caiu mais uma vez de maduro e empatou com o Madureira. O Menguinho bateu o Olaria de 2X0 e continua em suas regatas futebolisticas cheias de cupins mas com a vista livre de concorrentes.

Palmeiras-Uniao-Barbarense-Reginaldo-Castro_LANIMA20130224_0168_1

0 Responses to “SEGUNDA-FEIRA DOMINICAL”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

Acesse esquizofia.wordpress.com

esquizofia.wordpress.com

CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

_________________________________

BLOG PÚBLICO

Propaganda Gratuita

Você que quer comprar entre outros produtos terçado, prego, enxada, faca, sandália, correia, pé de cabra ou bola de caititu vá na CASA UYRAPURU, onde os preços são um chuchu. Rua Barão de São Domingos, nº30, Centro, Tel 3658-6169

Pão Quente e Outras Guloseimas no caminho do Tancredo.
PANIFICADORA SERPAN (Rua José Romão, 139 - Tancredo Neves - Fone: 92-8159-5830)

Fique Frio! Sabor e Refrescância!
DEGUST GULA (Avenida Bispo Pedro Massa, Cidade Nova, núcleo 5, na Rua ao lado do DB CIdade Nova.Todos os dias).

O Almoço em Família.
BAR DA NAZA OU CASA DA VAL (Comendador Clementino, próximo à Japurá, de Segunda a Sábado).

Num Passo de Mágica: transforme seu sapato velho em um lindo sapato novo!
SAPATEIRO CÂNDIDO (Calçada da Comendador Clementino, próximo ao Grupo Escolar Ribeiro da Cunha).

A Confluência das Torcidas!
CHURRASQUINHO DO LUÍS TUCUNARÉ (Japurá, entre a Silva Ramos e a Comendador Clementino).

Só o Peixe Sabe se é Novo e do Rio que Saiu. Confira esta voz na...
BARRACA DO LEGUELÉ (na Feira móvel da Prefeitura)

Preocupado com o desempenho, a memória e a inteligência? Tu és? Toma o guaraná que não é lenda. O natural de Maués!
LIGA PRA MADALENA!!! (0 XX 92 3542-1482)

Decepcionado com seus desenganos? Ponha fé nos seus planos! Fale com:
PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ (Rua Belforroxo, S/N - Jorge Teixeira IV) (3682-5727 / 9154-5877).

Quem tem fé naõ é um qualquer! Consultas::
PAI JOEL DE OGUM (9155-3632 ou paijoeldeogum@yahoo.com.br).

Belém tá no teu plano? Então liga pro Germano!
GERMANO MAGHELA - TAXISTA - ÁGUIA RADIOTAXI - (91-8151-1464 ou 0800 280 1999).

E você que gostaria de divulgar aqui seu evento, comércio, terreiro, time de futebol, procurar namorado(a), receita de comida, telefone de contato, animal encontrado, convites diversos, marocagens, contacte: afinsophiaitin@yahoo.com.br

Outras Comunalidades

   

Categorias

Arquivos

Blog Stats

  • 4.241.955 hits

Páginas

fevereiro 2013
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
2425262728  

Arquivos


%d blogueiros gostam disto: