A ARROGÂNCIA DO MINISTRO JOAQUIM BARBOSA EM SUA PARANÓIA DEUSIFICANTE

Barbosa

A filosofia platônica acredita qu no mundo das idéias existe uma ideia/imagem perfeita e que a partir delas diversos corpos buscam se aproximar desta por seus atributos e semelhança, sendo pretendentes desta perfeição presente no mundo das ideias. Assim o mais próximo da ideia perfeita que um corpo aparente mais importância ele tem.

Esta teoria foi usada por Santo Agostinho para erguer a hierarquia da igreja e levando os homens (pretendentes) a se aproximar de Deus e seguir as ordens do pretendente mais próximo de Deus (na hierarquia religiosa)

Ontem tivemos uma demonstração da paranóia deusificante do presidente do Supremo que crente em ser o representante maior da justiça representativa se sentiu o pretendente mais próximo do deus-justiça e acabou agredindo verbalmente diversos magistrados.

oi em clima de tensão que o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, recebeu hoje (8) os dirigentes de entidades de classe da magistratura. É o primeiro encontro desde que Barbosa começou sua gestão, em novembro do ano passado.  A audiência ocorreu no gabinete da presidência do STF e foi marcada por duras críticas aos dirigentes classistas.

Segundo a Agência Brasil “em pelo menos duas vezes, os ânimos se acirraram e Barbosa determinou que os convidados baixassem o tom de voz ou só se dirigissem a ele quando solicitados, além de criticar a presença de pessoas que não foram chamadas. A audiência estava sendo pleiteada há meses para apresentação das demandas corporativas, mas a relação estremecida entre Barbosa e as associações dificultou a aproximação.”

O fato ocorreu durante sessão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) onde dirigentes e representantes de Associações de magistrados como Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) se reuniram com Barbosa.

Quando os juristas falaram sobre a criação de quatro tribunais federais no país que tinha sido articulado pela Ajufe e aprovado pelo congresso, o ministro Barbosa se mostrou áspero dizendo que houve uma justiça articulada “na surdina”, sem consulta a nenhum orgão do estado em um projeto que segundo o ministro terá impacto financeiro  de cerca de R$ 8 bilhões. Barbosa falou que “A visão corporativista distorce as coisas. A Justiça Federal está crescendo de forma impensada e irracional”.

No início da audiência os magistrados sugeriram propostas para fortalecer o Estado de Direito e foram logo contrariados pelo presidente do STF que em sua fala afirmou “O senhor acha que o Estado [Democrático] de Direito no Brasil está enfraquecido? Temos seguramente a democracia mais sólida da América Latina. Me causa estranheza pedido para que não haja enfraquecimento”. 

Sabemos de vários momentos onde se mostra que este Estado de Direito Constituido não serve para nada principalmente no Judiciário quando a justiça passa por cima do já constituido e na possibilidade de produção constitutiva como no caso da usurpação da lei do ficha limpa ou do julgamento do mensalão pelo STF.

Porém quando na audiência os juristas falaram sobre a criação de quatro tribunais federais no país que tinha sido articulado pela Ajufe e aprovado pelo congresso, o ministro Barbosa se mostrou áspero dizendo que houve uma justiça articulada “na surdina”, sem consulta a nenhum orgão do estado em um projeto que segundo o ministro terá impacto financeiro  de cerca de R$ 8 bilhões. Barbosa falou que “A visão corporativista distorce as coisas. A Justiça Federal está crescendo de forma impensada e irracional”.

Em seu estado paranóico Barbosa citou as investidas das entidades contra o CNJ, criticando a tática de usar a imprensa para atacá-lo. “Quando tiverem algo a acrescentar, antes de irem à imprensa, dirijam documento à minha assessoria, não vão primeiro à imprensa para criar clima desagradável”.

Percebe que Barbosa se sentindo o referente mais próximo a verdadeira representação da justiça acredita deveria saber de tudo antes e por isto sente perseguido qualquer há qualquer decisão que não passe primeiro por ele. Bom seria ser onisciente e onipresente, mas para platonicamente isto só estará no mundo das ideias e nunca um pretendente conseguirá alcança-lo.


Ouvimos no áudio o tratamento dado por Barbosa a um dos magistrados: “O senhor abaixe a voz que o senhor está na presidência do Supremo Tribunal Federal” e ao final acrescenta algo como “Só me dirija a palavra quando eu lhe pedir.”

Percebe-se além da agressividade, autoritarismo e arrogância presente na fala duas representações: a primeira do Supremo como mundo das ideias , e Barbosa como primeiro pretendente que dita o “controle” da casa.

A brutalidade de Barbosa na verdade é constituida no discurso altamente castrador que o próprio Estado de Direito é e que busca aniquilar qualquer força que possa aparece rompendo suas membranas. Barbosa fala “você está na presidência do Supremo” como se lá fosse o local de respeito por produzir a verdadeira justiça. Fato que nem a democracia representativa afirmaria já que para ela este “apse da justiça” nada mais é do que o molde dos modos e leis já constituidos, assim a democracia estaria escrita tanto em uma ação cotidiana quanto em um julgamento. Obviamente que o glamour do STF não é descartado e na prática esta justiça como fluxo social não ocorre, pois o Estado de Direito é sempre hierarquizado.

Portanto o medo de Barbosa ao ser confrontado é o de não ser reconhecido como o “mais próximo do deustf” e por isto ele tenta admoestar o magistrado a partir da instituição, que logo o remete como lider supremo do supremo. Terá ele medo de o tomarem o trono/cargo? Não se sabe até onde Joaquim quer chegar em seu processo delirante, quem sabe ele realmente busque a presidência e tentar ser o primeiro pretendente da ideia perfeita do judiciário e executivo.

Mas Barbosa não deve esquecer que na democracia há um povo, movimentos sociais, instituições democráticas que correm por fora enfraquecendo o já constituido, assim como dentro das instituições democráticas há movimentos “sorrateiros e na surdina” que virtualmente vai decompondo este discurso do estado impositivo. Conseguirá ele dormir lembrando que sua coroa imaginária poderá um dia cair-á.

0 Responses to “A ARROGÂNCIA DO MINISTRO JOAQUIM BARBOSA EM SUA PARANÓIA DEUSIFICANTE”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

Acesse esquizofia.wordpress.com

esquizofia.wordpress.com

CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

_________________________________

BLOG PÚBLICO

Propaganda Gratuita

Você que quer comprar entre outros produtos terçado, prego, enxada, faca, sandália, correia, pé de cabra ou bola de caititu vá na CASA UYRAPURU, onde os preços são um chuchu. Rua Barão de São Domingos, nº30, Centro, Tel 3658-6169

Pão Quente e Outras Guloseimas no caminho do Tancredo.
PANIFICADORA SERPAN (Rua José Romão, 139 - Tancredo Neves - Fone: 92-8159-5830)

Fique Frio! Sabor e Refrescância!
DEGUST GULA (Avenida Bispo Pedro Massa, Cidade Nova, núcleo 5, na Rua ao lado do DB CIdade Nova.Todos os dias).

O Almoço em Família.
BAR DA NAZA OU CASA DA VAL (Comendador Clementino, próximo à Japurá, de Segunda a Sábado).

Num Passo de Mágica: transforme seu sapato velho em um lindo sapato novo!
SAPATEIRO CÂNDIDO (Calçada da Comendador Clementino, próximo ao Grupo Escolar Ribeiro da Cunha).

A Confluência das Torcidas!
CHURRASQUINHO DO LUÍS TUCUNARÉ (Japurá, entre a Silva Ramos e a Comendador Clementino).

Só o Peixe Sabe se é Novo e do Rio que Saiu. Confira esta voz na...
BARRACA DO LEGUELÉ (na Feira móvel da Prefeitura)

Preocupado com o desempenho, a memória e a inteligência? Tu és? Toma o guaraná que não é lenda. O natural de Maués!
LIGA PRA MADALENA!!! (0 XX 92 3542-1482)

Decepcionado com seus desenganos? Ponha fé nos seus planos! Fale com:
PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ (Rua Belforroxo, S/N - Jorge Teixeira IV) (3682-5727 / 9154-5877).

Quem tem fé naõ é um qualquer! Consultas::
PAI JOEL DE OGUM (9155-3632 ou paijoeldeogum@yahoo.com.br).

Belém tá no teu plano? Então liga pro Germano!
GERMANO MAGHELA - TAXISTA - ÁGUIA RADIOTAXI - (91-8151-1464 ou 0800 280 1999).

E você que gostaria de divulgar aqui seu evento, comércio, terreiro, time de futebol, procurar namorado(a), receita de comida, telefone de contato, animal encontrado, convites diversos, marocagens, contacte: afinsophiaitin@yahoo.com.br

Outras Comunalidades

   

Categorias

Arquivos

Blog Stats

  • 4.243.182 hits

Páginas

Arquivos


%d blogueiros gostam disto: