SABATINA MIDIÁTICA

Êxtase da informação: simulação. Mais verdadeira que a verdade. Jean Baudrillard

Êxtase da informação: simulação. Mais verdadeira que a verdade. Jean Baudrillard

@Dilma-assina-300x249A Presidenta da República Dilma Vana Rousseff  colocou nesta semana na internet a sua prestação de contas do ano de 2012. O documento foi liberado pela  Controladoria-Geral da União (CGU)  e já está disponível para todos os brasileiros. A longa publicação é dividido em sete partes e  possui mais de 880 páginas.

O documento foi  elaborado pelos ministérios da Fazenda e do Planejamento, Orçamento  e Gestão (Mpog) e pela CGU e traz desde política  econômico-financeira e social do governo até os sistemas de custos  do governo federal.

Segundo a CGU é importante observar nesta prestação de contas a condução das políticas de assistência social, “notadamente as que  envolvem o Programa Brasil sem Miséria, bem como as ações que  garantem o crescimento inclusivo da população”.

Percebe-se que no meio a tantos números, indicadores e programas sociais estão presente um Brasil mais igualitário, com brasileiros sem medo de enfrentar as intempéries da vida e com  fortalecimento social. Vemos que nestes dois anos do governo Dilma um país que continua crescendo tanto economicamente quanto humanamente e que cada vez mais demonstra ser capaz de transformar sua realidade. Que o governo Dilma continue seus progressos para que juntos possamos continuar a crescer.

@ Maduro Capriles Ellecion Venezuela_elecciones-418x215Terminou nesta quinta (11) a campanha dos candidatos  à presidência da Venezuela, cuja eleição ocorre amanhã, domingo (14).  O sucessor de Chávez, Nicolás  Maduro é o favorito para a reeleição e provavelmente abrirá 10 pontos de diferença contra Henrique Capriles, representante da direita reacionária que sempre criticou com violência e afirma buscar uma obscura “nova Venezuela”.

Em seu último comício, o sindicalista Maduro exibidiu trechos com o final da campanha do  presidente Hugo Chávez e seu último discurso em dezembro. No telão Chávez dizia: “Se algo acontecer eu  peço que votem em Nicolás Maduro, porque ele é um dos líderes  jovens com maior capacidade para a Presidência da República. Eu  peço de coração”.

Venezuela-Maduro presidente ChavezMaduro ainda explorou sua  relação pessoal com Chávez, de quem se considera um sucessor:. “Ele inaugurou uma época histórica e democrática de união e  participação das maiorias que foram excluídas”, disse Maduro,  prometendo continuar as missões sociais criadas por Chávez.

2013-04-11T043155Z_2024098013_GM1E94B0YIS01_RTRMADP_2_VENEZUELA-ELECTIONO opositor Capriles  fez muitas promessas, disse que manterá programas sociais  desenvolvidos por Chávez e abrirá aos poucos a Venezuela a uma política internacional menos radical. Para ele “O que virá é uma Venezuela de vida e não de  morte. Vamos eleger entre a segurança para o povo  e esse grupinho que está aí.”

Que a Venezuela e sua soberana população vá às urnas amanhã e seja a grande vitoriosa com a continuidade dos programas sociais iniciados com Chávez, com a importante política internacional no Mercosul e na América Latina e com um governo que continue respeitando as instituições democráticas e a força deste povo bolivariano.

@full_gripe2013 A partir desta segunda-feira (15) começa em todo o país em mais de 65 mil postos de saúde a campanha de vacinação contra a gripe. A vacina traz como grupos  prioritários as gestantes, os idosos com mais de 60 anos, as  crianças entre 6 meses e 2 anos, os profissionais de saúde, índios,  a população carcerária e os doentes crônicos, e espera vacinar 31,3 milhões de pessoas.

Este ano as mulheres em período de puerpério (até 45 dias após o  parto) também vão receber a dose. Outra novidade é que pacientes com doenças crônicas podem ser imunizados nos postos de saúde e não  apenas nos centros de referência. Basta apresentar uma prescrição  médica no ato da vacinação.

Esta importante campanha profilática segue até o dia 26 de abril e pretende proteger contra os seguintes  subtipos de influenza: A (H1N1) ou gripe suína, A (H3N2) e B. Então não deixe de ir aos postos de saúde e levar seus amigos, vizinhos e companheiros para se vacinar.

@ uruguay gay marriageA Câmara dos Deputados do Uruguai aprovou nesta semana o “matrimônio igualitário” que iguala os direitos dos homossexuais e heterossexuais. O texto que será sancionado pelo presidente José Mujica determina que “o matrimônio civil é a união permanente de duas pessoas de sexos diferentes ou iguais”.

A lei também estabelece mudanças no Código Civil, onde determina que a ordem do sobrenome dos filhos obedeça somente à vontade de seus pais, ao contrário da legislação anterior onde sempre era o nome do pai. Além disto direitos como divórcio, pensão alimentícia, a filiação e separação de bens ficam equiparados.

Segundo a advogada, redatora da lei e integrante do grupo Ovelhas Negras, Michelle Suárez “com essa lei, o que se reconhece é o olhar de uma sociedade heterogênea, onde não se determina quais corpos são os corretos, onde não há uma leitura homogeneizante”.

O Uruguai é o segundo país na América do Sul, após a Argentina, a permitir legalmente o casamento entre pessoas do mesmo sexo, apesar do Brasil reconhecer a união estável entre casais homossexuais desde 2011. Devido a aprovação destas e outras leis o Uruguai é considerado por especialistas o país mais avançado da América do Sul nos direitos dos homossexuais e dos direitos civis.

Enquanto isto apesar dos diversos avanços brasileiros como a diminuição da burocratização cartorial, a facilidade de adoção, alguns direitos civis, ainda possuimos um grande retrocesso e preconceito na área educativa e no combate à homofobia, além de termos uma das Comissões de Direitos Humanos  (da Câmara) mais reacionárias e desumanas do mundo.

@ shell_basf_manifestação-em-2009_João-Zinclar_0Nesta semana foi homologado o tão esperado acordo de indenização milionário que Shell e Basf fecharam com os ex-trabalhadores da fábrica de agrotóxicos controlada pelas empresas no município de Paulínia, interior de São Paulo. As imprudentes multinacionais comprometeram-se judicialmente a pagar atendimento médico vitalício a mais de mil ex-trabalhadores diretos e terceirizados, e seus dependentes, o que torna este caso um dos mais abrangentes na história do Tribunal Superior do Trabalho.

Somam-se ainda R$ 200 milhões em indenização por danos morais coletivos e aproximadamente outros R$170 milhões aos ex-trabalhadores e seus dependentes, a título de indenização individual. Como já haviamos debatido aqui,  este processo é bastante antigo e envolveu  a contaminação por agrotóxicos cancerígenos (como os drins) do lençol freático pela empresa e a saúde dos trabalhadores  pela negligência “em relação à saúde, à vida e à integridade física e psíquica dos trabalhadores.”.

Para a milionária Shell esta é “uma excelente oportunidade para o término da disputa judicial” embora para os petrodolarizados norte-americanos “a ocorrência de contaminação ambiental não implicou, necessariamente, em exposição à saúde de pessoas”. Segundo o advogado dos trabalhadores Vinícius Cascone  isto , “significaria dizer que eu pulei numa piscina cheia de água e, ao sair, não fiquei molhado”.  Já a Basf confirmou o acordo e afirmou “compromisso em posicionar-se com transparência em todos os aspectos relacionados a este assunto”.

Para trabalhadores como Ciomara Rodrigues não há muito o que comemorar. Há dez anos, ela briga na Justiça por uma indenização mais adequada para a chácara em que viveu de 1974 a 2003, quando foi forçada a sair de lá, só que ao invés de vendê-la à Shell decidiu acionar a Justiça. “O dinheiro que a empresa quer pagar pela minha propriedade não dá nem para comprar uma casinha na periferia de Paulínia”. Enquanto a ação não for julgada, a Justiça obrigou a Shell a pagar um quarto de hotel para Ciomara e seus dois filhos. Isso faz dez anos, mas ela continua lutando e tem um blog onde faz denúncias referente ao caso e contra a prefeitura de Paulínia que vem dificultando a recuperação ambiental e segundo ela inclusive não protegendo os trabalhadores.

Mesmo com este caso ainda não sendo definitivo, demostram a patogenia das multinacionais em sua irresponsabilidade com os seres humanos e o meio ambiente. A ironia da Shell em dizer que não prejudicou os seres humanos é parte desta degeneração psicopática da empresa. Sabemos de várias políticas internacionais irresponsáveis, sendo inclusive uma das mais poluentes empresas do planeta e sendo responsável por conflitos na África e na Ásia. Mas no Brasil a justiça começa a virar o lado da balança.

0 Responses to “SABATINA MIDIÁTICA”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

Acesse esquizofia.wordpress.com

esquizofia.wordpress.com

CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

_________________________________

BLOG PÚBLICO

Propaganda Gratuita

Você que quer comprar entre outros produtos terçado, prego, enxada, faca, sandália, correia, pé de cabra ou bola de caititu vá na CASA UYRAPURU, onde os preços são um chuchu. Rua Barão de São Domingos, nº30, Centro, Tel 3658-6169

Pão Quente e Outras Guloseimas no caminho do Tancredo.
PANIFICADORA SERPAN (Rua José Romão, 139 - Tancredo Neves - Fone: 92-8159-5830)

Fique Frio! Sabor e Refrescância!
DEGUST GULA (Avenida Bispo Pedro Massa, Cidade Nova, núcleo 5, na Rua ao lado do DB CIdade Nova.Todos os dias).

O Almoço em Família.
BAR DA NAZA OU CASA DA VAL (Comendador Clementino, próximo à Japurá, de Segunda a Sábado).

Num Passo de Mágica: transforme seu sapato velho em um lindo sapato novo!
SAPATEIRO CÂNDIDO (Calçada da Comendador Clementino, próximo ao Grupo Escolar Ribeiro da Cunha).

A Confluência das Torcidas!
CHURRASQUINHO DO LUÍS TUCUNARÉ (Japurá, entre a Silva Ramos e a Comendador Clementino).

Só o Peixe Sabe se é Novo e do Rio que Saiu. Confira esta voz na...
BARRACA DO LEGUELÉ (na Feira móvel da Prefeitura)

Preocupado com o desempenho, a memória e a inteligência? Tu és? Toma o guaraná que não é lenda. O natural de Maués!
LIGA PRA MADALENA!!! (0 XX 92 3542-1482)

Decepcionado com seus desenganos? Ponha fé nos seus planos! Fale com:
PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ (Rua Belforroxo, S/N - Jorge Teixeira IV) (3682-5727 / 9154-5877).

Quem tem fé naõ é um qualquer! Consultas::
PAI JOEL DE OGUM (9155-3632 ou paijoeldeogum@yahoo.com.br).

Belém tá no teu plano? Então liga pro Germano!
GERMANO MAGHELA - TAXISTA - ÁGUIA RADIOTAXI - (91-8151-1464 ou 0800 280 1999).

E você que gostaria de divulgar aqui seu evento, comércio, terreiro, time de futebol, procurar namorado(a), receita de comida, telefone de contato, animal encontrado, convites diversos, marocagens, contacte: afinsophiaitin@yahoo.com.br

Outras Comunalidades

   

Categorias

Arquivos

Blog Stats

  • 4.241.955 hits

Páginas

Arquivos


%d blogueiros gostam disto: