SABATINA MIDIÁTICA

Êxtase da informação: simulação. Mais verdadeira que a verdade. Jean Baudrillard

Êxtase da informação: simulação. Mais verdadeira que a verdade. Jean Baudrillard

@ stf ministros mensalãoO Supremo Tribunal Federal divulgou nesta semana, no Diário da Justiça Eletrônico, o acórdão do julgamento da Ação Penal 470, vulgo mensalão. Em seu conteúdo o documento que inicia na página 39 traz informações que servem para recursos dos condenados como os votos e decisões do julgamento.

O texto segue para publicação na segunda (22) e os advogados têm até 2 de maio para recorrer de duas maneiras: via embargos de declaração no sentido de esclarecer algum ponto ou via embargos infrigentes para reanalisar a decisão. Além disto os réus não serão presos nem    pagarão  multas enquanto houver recursos possíveis. Somente após o chamado trânsito em julgado, onde não há mais apelações para se apreciar, que é expedida a carta de sentença e começa a execução da pena.

O acórdão traz as informações dos julgamentos do supremo desde o início do processo até a decisão do tribunal datadas cronologicamente. Há também a forma em que foram julgados cada crime separadamente e as respectivas decisões do tribunal. Na decisão final do dia 17 de dezembro se lê: “O Tribunal, por unanimidade e nos termos do voto do Relator, Ministro Joaquim Barbosa (Presidente), negou provimento ao agravo regimental”.

No caso do Supremo Tribunal Federal sabemos que este acórdão representa uma publicação de uma ação penal pautada em uma conivência direta com a mídia reacionária e a direita. Para tanto utilizaram uma teoria do direito “dos fatos” para que fosse possível condenar quem o tribunal achava que fosse merecido, mesmo que as provas não concluissem nada. Como vitória vemos um STF vinculado a interesses externos e com um interesse político na condenação. Aos que acreditam que as ações penais sobre a ligação corrupta dos partidos da direita com Daniel Dantas, Marcus Valério entre outros vão ser julgados resta apenas a eterna espera de justiça.

@unasul maduro dilma mujica kischner morales Após terminarem seu encontro na madrugada de sexta-feira, a União de Nações Sul-Americanas (Unasul) declarou que o mundo deve respeitar o resultado da eleição na Venezuela que tornou Nicolas Maduro representante maior da nação. A Unasul considerou o CNE venezuelano como soberano, parabenizou Maduro pela eleição, e prometeu investigar os atos violentos provocados nesta última semana pela oposição.

Além da presidenta Dilma Vana Rousseff e Maduro estavam presentes Cristina Kirchner, José Mujica, Evo Morales, Sebastián Piñera e José Manuel Santos. Este posicionamento da Unasul vai de encontro com dezenas de nações no mundo que também reconhecem a soberania venezuelana e a decisão popular em escolher Maduro como presidente. Poucas nações como os Estados Unidos se recusaram a reconhecer o pleito.

Tendo em vista as manifestações violentas da oposição, o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) decidiu auditar 46% das urnas usadas nas eleições presidenciais que deram a vitória ao candidato Nicolás Maduro. Os outros 54% já forram verificados. O oposicionista Henrique Capriles aceitou a decisão do CNE e falou que “O que estávamos pedindo está aqui na nossa Constituição e fortalece nossa democracia”.

De acordo com o CNE haverá uma seleção de “uma amostra que será auditada inicialmente por dez dias. O processo se completará por ciclos de dez em dez dias até completar 30 dias e no final o resultado será entregue em um informe ao país.”. Haverão ainda a presença de técnicos de Maduro e Capriles que acompanharão e aguardarão o resultado que sai nesta semana.

O evento da recontagem dos votos provavelmente não comprometerá o processo eleitoral e nem o novo presidente empossado, visto que a Venezuela é uma das democracias cujo as eleições são das mais confiantes do mundo. Além disto acredita-se que não haverá nenhuma forma de manipulação como ocorreu na recontagem das eleições norte-americanas que deram a presidência ao líder microfacista George Bush.

Espera que tanto a oposição quanto o governo aceite este processo democrático. Porém, difícil para Capriles é saber que o sindicalista Maduro é a continuação do governo Chávez e que faz este último continuar mais vivo do que nunca. Mal para a direitaça latino-americana. Mal para o imperialismo norte-americano. Bom para os povos das Américas.

@ navegando-na-internet-e-assistindo-tvDois estudos divulgados nesta semana revelam a relação dos brasileiros com as teletecnologias. Segundo uma pesquisa do Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas, o Brasil possui 118 milhões de computadores, se somarmos os corporativos e domésticos, o que quer dizer que há três computadores a cada cinco habitantes.

Além disto o estudo que é feito anualmente desde 1999 mostra que o número de computadores dobrou no período de quatro anos, sendo que este ano estima-se a venda de 22,6 milhões de unidades. A pesquisa ainda considera que no futuro haverá um computador por pessoa, seja pc, notebook, ou ainda tablets, que também são considerados computadores para os pesquisadores.

A seguunda pesquisa feita pela Motorola Mobility afirma que os brasileiros estão entre as seis populações que mais assistem televisão no mundo. Os Estados Undos são o país quue mais assiste tv com 23 horas semanais por pessoa dedicada à TV, enquanto o brasileiro em média gasta 20 horas semanais. Além disto a pesquisa revelou que os brasileiros preferem assistir televisão no quarto.  69% dos entrevistados usam tablets para assistir tv, enquanto 63% assistem a TV em smartphones.

O que se percebe nestas duas pesquisas é que além do aumento de renda que o país vem passando há uma mudança de hábitos da forma que se usa as tecnologias. De que adianta assistir 20 horas semanais de inutilidades como são os programas da televisão com várias exceções. Percebe que com o aumento do consumo e queda na desigualdade social, o Brasil se torna um país classe média, o que não produz cidadãos ativos e sim consumidores. Resta aos educadores e ativistas lutarem para que a tecnologia não continue a escravizar as relações humanas.

0 Responses to “SABATINA MIDIÁTICA”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

Acesse esquizofia.wordpress.com

esquizofia.wordpress.com

CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

_________________________________

BLOG PÚBLICO

Propaganda Gratuita

Você que quer comprar entre outros produtos terçado, prego, enxada, faca, sandália, correia, pé de cabra ou bola de caititu vá na CASA UYRAPURU, onde os preços são um chuchu. Rua Barão de São Domingos, nº30, Centro, Tel 3658-6169

Pão Quente e Outras Guloseimas no caminho do Tancredo.
PANIFICADORA SERPAN (Rua José Romão, 139 - Tancredo Neves - Fone: 92-8159-5830)

Fique Frio! Sabor e Refrescância!
DEGUST GULA (Avenida Bispo Pedro Massa, Cidade Nova, núcleo 5, na Rua ao lado do DB CIdade Nova.Todos os dias).

O Almoço em Família.
BAR DA NAZA OU CASA DA VAL (Comendador Clementino, próximo à Japurá, de Segunda a Sábado).

Num Passo de Mágica: transforme seu sapato velho em um lindo sapato novo!
SAPATEIRO CÂNDIDO (Calçada da Comendador Clementino, próximo ao Grupo Escolar Ribeiro da Cunha).

A Confluência das Torcidas!
CHURRASQUINHO DO LUÍS TUCUNARÉ (Japurá, entre a Silva Ramos e a Comendador Clementino).

Só o Peixe Sabe se é Novo e do Rio que Saiu. Confira esta voz na...
BARRACA DO LEGUELÉ (na Feira móvel da Prefeitura)

Preocupado com o desempenho, a memória e a inteligência? Tu és? Toma o guaraná que não é lenda. O natural de Maués!
LIGA PRA MADALENA!!! (0 XX 92 3542-1482)

Decepcionado com seus desenganos? Ponha fé nos seus planos! Fale com:
PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ (Rua Belforroxo, S/N - Jorge Teixeira IV) (3682-5727 / 9154-5877).

Quem tem fé naõ é um qualquer! Consultas::
PAI JOEL DE OGUM (9155-3632 ou paijoeldeogum@yahoo.com.br).

Belém tá no teu plano? Então liga pro Germano!
GERMANO MAGHELA - TAXISTA - ÁGUIA RADIOTAXI - (91-8151-1464 ou 0800 280 1999).

E você que gostaria de divulgar aqui seu evento, comércio, terreiro, time de futebol, procurar namorado(a), receita de comida, telefone de contato, animal encontrado, convites diversos, marocagens, contacte: afinsophiaitin@yahoo.com.br

Outras Comunalidades

   

Categorias

Arquivos

Blog Stats

  • 4.242.170 hits

Páginas

Arquivos


%d blogueiros gostam disto: