OS MOVIMENTOS SOCIAIS EM MANAUS E AQUELES QUE FINGEM SE MOVIMENTAR

Movimento é tudo aquilo que produz o novo através de um discurso que não pode ser capturado por aqueles que estão aprisionados no falso pragmatismo do espaço estriado. Movimento aquele capaz de transformar uma realidade e produzir uma nova livre de opressão.

Os movimentos sociais buscam conquistar através da luta democrática trazer novas formas de discursos que se propaguem em um debate permanente na luta pelos direitos populares. Os movimentos sociais são formados por pessoas que possuem uma responsabilidade com o mundo e dedicam sua vida para uma transformação coletiva.

O que tem se visto com uma série de passeatas por todo o Brasil, pessoas que buscam seus 15 minutos prometidos para destoar como “lider de movimento, porta-voz do movimento, participante do movimento”. Assim eles buscam apenas o frisson que a moda de protestos vem trazendo. Eles consideram que cada grupinho que está na rua protestando é um movimento social legítimo que abraça e se propõe a transformar todos os problemas do mundo com sua voz. Porém o que estes jovens que se intitulam “os do movimento”  estão produzindo e transformando nos bairros de Manaus e junto com seus retrospectivos moradores?

Há em Manaus um grupo (em até então  em pequeno número) acampado na Assembleia Legislativa do Amazonas e afirmando que não sairão de lá até terem suas propostas recebidas. Dentre as propostas estão basear os salários de deputados pelo salário mínimo, fim dos cargos comissionados e benefícios etc. Este movimento que se denomina “União dos Movimentos de Manaus” é formado por vários “movimentos” que afirmam ter participado das passeatas mas que se apresentam com um número muito pequeno, incapaz de eleger nem um líder comunitário.

A que ponto a ferramenta dos facebooks conseguem produzir mudanças sociais e na própria juventude? O que acontecerá com estes jovens quando a moda, ou quem sabe a lombra, passar? Imagina ainda com uma série de movimentos que se degladiam querendo mostrar mais seus rostos e acusando os outros de ser mais ou menos partidários, enquanto não se toma partido.

É o mesmo discurso impotente de sempre, uma vez que perdeu sua força ao ser tanto repetido. Frases de (d)efeito gritadas pelas mesmas vozes de sempre desde o tempo que existia futebol no Amazonas. Frases como : “o dinheiro do meu pai não é capim”, a propaganda automobilística “Vem pra Rua”, “Você aí parado também é explorado”, “o povo unido jamais será vencido” e tantas outras.

Pensemos na situação em São Paulo que desencadeou a série de movimentos no país. Iniciado pelo Movimento Passe Livre (MPL), as passeatas envolveram um número muito maior de gente em forma mais organizada. Mas por que? O MPL é sim um movimento social. Não se aproveita do oba oba da classe média descontente. O MPL existe há quase 8 anos e trabalha nos bairros periféricos de SP com palestras, bate-papos, eventos artísticos em escolas, centros comunitários. Um movimento que transforma cotidianamente.

Muitos podem perguntar se nosso bloguinho está muito pessimista ou está apenas rejeitando os movimentos manoquins. Não. Estamos afirmando que isto que se mostra como movimento é um fogo fátuo, um fogo de palha que não continuará nas microlutas cotidianas (Foucault) junto as comunidades. Portanto falaremos sobre os movimentos de Manaus.

DOS MOVIMENTOS SOCIAIS EM MANAUS

Em Manaus existem diversas produções dos movimentos sociais que se fazem presente na transformações dos problemas da cidade. Estes reais movimentos sociais tem o discernimento da situação que ocorre e através de sua inteligência não estão participando do grito vazio que vem ocorrendo ultimamente em Manaus.

Pensemos no Movimento dos Catadores de Materiais Recicláveis, Fórum permanente das mulheres de Manaus,  Rede de Educação Cidadã, Fórum Permanente de Políticas Públicas, as Pastorais Sociais, Escola de Formação Fé e Política, Movimento de Luta por Moradia, Movimento Afro-descendente do Amazonas , Comunidades Eclesiasticas de Base, Grupos de mães e vários outros. Nenhum deles está indo para rua junto aos jovens. Não pois não pensam que a luta deles não é justa, não por que eles se sintam melhores ou que sua causa seja outra. Eles lutam pela cidade diariamente, e quando acabar estas passeatas des-movimentadas, os movimentos sociais continuarão suas discussões e trabalhos junto várias comunidades para que quando sairem para rua sua voz além de plural venha de dentro do peito, de sua vivência neste mundo capitalista que nos faz escravos. Estes gritos serão os que ecoam, pois as telas não podem gritar e nem os olhos que é hipnotizado por elas. É necessário desligar o botão, se envolver em um real movimento para que finalmente possa se ecoar que existe um jovem povo na não-cidade de Manaus.

0 Responses to “OS MOVIMENTOS SOCIAIS EM MANAUS E AQUELES QUE FINGEM SE MOVIMENTAR”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

Acesse esquizofia.wordpress.com

esquizofia.wordpress.com

CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

_________________________________

BLOG PÚBLICO

Propaganda Gratuita

Você que quer comprar entre outros produtos terçado, prego, enxada, faca, sandália, correia, pé de cabra ou bola de caititu vá na CASA UYRAPURU, onde os preços são um chuchu. Rua Barão de São Domingos, nº30, Centro, Tel 3658-6169

Pão Quente e Outras Guloseimas no caminho do Tancredo.
PANIFICADORA SERPAN (Rua José Romão, 139 - Tancredo Neves - Fone: 92-8159-5830)

Fique Frio! Sabor e Refrescância!
DEGUST GULA (Avenida Bispo Pedro Massa, Cidade Nova, núcleo 5, na Rua ao lado do DB CIdade Nova.Todos os dias).

O Almoço em Família.
BAR DA NAZA OU CASA DA VAL (Comendador Clementino, próximo à Japurá, de Segunda a Sábado).

Num Passo de Mágica: transforme seu sapato velho em um lindo sapato novo!
SAPATEIRO CÂNDIDO (Calçada da Comendador Clementino, próximo ao Grupo Escolar Ribeiro da Cunha).

A Confluência das Torcidas!
CHURRASQUINHO DO LUÍS TUCUNARÉ (Japurá, entre a Silva Ramos e a Comendador Clementino).

Só o Peixe Sabe se é Novo e do Rio que Saiu. Confira esta voz na...
BARRACA DO LEGUELÉ (na Feira móvel da Prefeitura)

Preocupado com o desempenho, a memória e a inteligência? Tu és? Toma o guaraná que não é lenda. O natural de Maués!
LIGA PRA MADALENA!!! (0 XX 92 3542-1482)

Decepcionado com seus desenganos? Ponha fé nos seus planos! Fale com:
PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ (Rua Belforroxo, S/N - Jorge Teixeira IV) (3682-5727 / 9154-5877).

Quem tem fé naõ é um qualquer! Consultas::
PAI JOEL DE OGUM (9155-3632 ou paijoeldeogum@yahoo.com.br).

Belém tá no teu plano? Então liga pro Germano!
GERMANO MAGHELA - TAXISTA - ÁGUIA RADIOTAXI - (91-8151-1464 ou 0800 280 1999).

E você que gostaria de divulgar aqui seu evento, comércio, terreiro, time de futebol, procurar namorado(a), receita de comida, telefone de contato, animal encontrado, convites diversos, marocagens, contacte: afinsophiaitin@yahoo.com.br

Outras Comunalidades

   

Categorias

Arquivos

Blog Stats

  • 4.242.168 hits

Páginas

julho 2013
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Arquivos


%d blogueiros gostam disto: