DO ESPAÇO DA APARÊNCIA AOS PREDADORES-URBANOS

Greek Theater, Sicily

O modus de ser da democracia mais autenticamente político é o diálogo dos iguais. O pletus: a pluralidade dos singulares. Que se mostra na homologia, a igualdade da linguagem, e a homonoia, a igualdade do pensamento. Igualdades que não eliminam as doxas (opiniões) diferentes que constroem a alteridade. Que produz a democracia. Mas, a democracia como sociedade dos amigos, como afirmam os gregos, precisa de território-coletivo, além da morada, oikia, habitação, onde os indivíduos possam dialogar processando suas doxas diferentes, o que a filósofa Hannah Arendt chama de Espaço da Aparência, também conhecido como logradouro da Esfera Pública. Para muitos, a ágora – praça pública -, território das altercações de ideias políticas. O palco da cena dialética-democrática.

A DIALÉTICA NO ESPAÇO DA APARÊNCIA

É no Espaço da Aparência, ou ágora-pública, que os indivíduos se tornam seres visíveis democráticos, produzindo enunciados políticos que podem ser traduzidos, posteriormente, em discursos públicos. A dialetização das ideias. O Espaço da Aparência é o coração da Polis –cidade – que pulsa coletivamente, porque os indivíduos formam a Polis-Democrática através de suas relações que vão validar a vida na cidade. Daí que os discursos políticos são produzidos por enunciados filosóficos, educacionais, econômicos, sociais, estéticos, religiosos, etc. É certo que, para que haja essa política-dialógica os indivíduos devem ser constituídos de princípios de civilidade. Serem civis, os que podem viver eticamente em sociedade, ou seja, tenham convivência: vivência como democratas. Vivência promovida pelas faculdades sensível e racional. Nisso todas as formas de diálogo se afirmam como devirianas. Aquilo que muda como sentido coletivo, para todos viverem bem entre todos.             

DA ÁGORA-PÚBLICA A IRRACIONALIDADE

No brasil, felizmente, a maioria da população carrega corpus constitutivos da Polis-Democrática que assegura a práxis social. São indivíduos que sabem colocar o diálogo como fator político para às transformações que a sociedade necessita. Quando se colocam no Espaço da Aparência, na ágora-pública, carregam ideias/temas coletivos a serem examinados em benefício da coletividade. Todavia, há, também, no Brasil indivíduos que não alcançaram o modus de ser mais autêntico da democracia. Não foram lá fora, não se exteriorizaram, não saíram do em si pelo por si, como diz o filósofo Hegel. Permaneceram no solipsismo, no só em-si-mesmo. Daí, não conseguirem atualizar o diálogo. Esses não carregam os corpus constitutivos da práxis democrática. Neles prevalece a brutalidade que a ausência da razão e os sentidos elevados possibilitam.    

 A VISIBILIDADE DAS MÁSCARAS

São esses os responsáveis pela destruição dos movimentos democráticos reivindicatórios que as classes de trabalhadores tentam realizar de maneira pacífica no Espaço da Aparência mostrando o que são à visibilidade. Enquanto eles, como não concebem em si o Espaço da Aparência, tentam se mostrar na invisibilidade através de máscaras sobre as máscaras de suas ruínas ontológicas. São os que tentam cobrir não só suas visibilidades como também as visibilidades dos que lhes autorizam.

Sim, porque, segundo Jonas Tadeu Nunes, advogado dois rapazes acusados da morte do cinegrafista Santiago Ilídio Andrade, esses jovens invisíveis-visíveis, são aliciados por grupos e partidos políticos para, quando na ágora-pública, se transformarem em predadores-urbanos. Uma forma estúpida de tentar criar uma anomia social no Brasil, e de quebra, como qualquer alienado sabe, atingir o governo Dilma. Uma demonstração brutal de como são apolíticos e sendo assim, desnecessário para a democracia.

DO ALICIAMENTO NAZIFASCISTA

Uma certeza extraída das palavras do advogado dos dois jovens, Fábio Raposo, o tatuador, acusado de entregar o rojão a Caio Souza, acusado de acendê-lo.

“Os jovens que participam das manifestações de forma pacífica, não recebem nada, mas aqueles que promovem atos violentos são aliciados e ganham por isso.

Esses jovens pobres não têm dinheiro para comprar máscara de gás, capacetes e rojões. Eles recebem tudo isso de graça. São apanhados em casa para promover a desordem.

Manifestações violentas são engendradas. Existem organismos responsáveis para aliciar esses jovens miseráveis e de baixo discernimento.

Ele sempre foi aliciado, sempre recebeu dinheiro. Quanto mais páginas esses jovens abrirem nas redes sociais, quanto mais convocações fizerem para outros jovens, eles são recompensados. Tem um fomento financeiro, mas não sei de onde vem.

Esta é conclusão que fiz como advogado e ouvindo alguns jovens. Eu não ouvi nomes. O Caio participava das manifestações porque queria completar o salário que recebia do hospital onde trabalhava”, afirmou o advogado Jonas Tadeu Nunes que disse, também, que Caio ganhava R$ 150 por cada manifestação que participava.

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USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

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Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

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