DIA INTERNACIONAL EM MEMÓRIA ÀS VÍTIMAS DE ACIDENTES E DOENÇAS DE TRABALHO

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O filósofo Georg Lukács diz que o trabalho, como potência produtora e transformadora, é a categoria fundante do devir-humano responsável pelo desenvolvimento de cada sociedade. O que significa dizer que a estrutura de uma sociedade está fincada na força de produção do homem.

Entretanto, o trabalho não é o responsável pela forma final das relações sociais. As relações sociais embora tenham seu nascedouro no trabalho, elas são concretizadas através de engendramentos de outros setores sociais. Como por exemplo, o setor patronal que estabelece a forma de salário dos trabalhadores levando em consideração a lógica do mercado. E dessa forma de salário sai o modo de existência do trabalhador que tanto preocupou o filósofo que Lukács é seguidor, Karl Marx, e que no dia 5 de maio faz aniversário. Ele nasceu no dia 5 de maio de 1818. Um nascimento que toda a burguesia, embora cristã, gostaria que tivesse sido um aborto.

A TRISTE COMEMORAÇÃO

Hoje, 28 de abril, é comemorado o Dia Internacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças de Trabalho. O que significa entender que ao contrário do que enuncia o poeta delirante, de que só o trabalho dignifica o homem, o trabalho na sociedade capitalista é uma forma de violentar o homem. Não só pela chancela salarial, mas como também pela forma como trabalhador é tratado no local de trabalho. E mais, ainda, a maneira como se encontra sujeito a uma produção alienante onde a superprodução lhe impõe situações contra sua própria natureza racional e sensorial de ser que compõe o mundo.

DOENÇA DO TRABALHO VAI PARA CASA

É nesse mundo alienante e violento que o trabalhador adoece. Um mundo, como diz Marx, em que ele só se sente bem quando está distante de sua força opressora. Quando se encontra em casa com os familiares e ele pode comparar os dois mundos. O que lhe violenta e o que lhe ampara. Mas ocorre que o próprio mundo que lhe ampara não exerce só ação restauradora de suas potências, mas também tem a ação de lhe proporcionar melhora em sua saúde abalada por doenças adquiridas no mundo de trabalho violento. É em casa que o trabalhador constata o quanto sofre na empresa que trabalha que só lhe tem consideração como força de trabalho que permite o lucro do patrão. Dai que as doenças de que ele é vítima não ficam na empresa, são conduzidas até o interior de suas casas. Também, compartilhadas com seus familiares. São doenças físicas e emocionais. Cardiopatias, hipertensões, gástricas, musculares, depressões, ansiedades, pânicos, fobias e outras que completam o quadro psicossomático oferecido pelo fator trabalho-capital: lucro.

O CONLUIO, CAPITALISTAS E SOCIEDADE DE CONSUMO

Embora seja necessário mostrar o Dia Internacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças de Trabalho, para chamar a atenção da sociedade sobre a violência que atinge milhares de trabalhadores no mundo, todavia, tem um signo de perverso deboche que nos leva a indagar: Que sociedade é esta que vitima seus trabalhadores e precisa criar um dia para chamar atenção sobre o mal que ela mesma criou? Quando se diz sociedade quer se afirmar que a voracidade da superprodução não é resultante apenas da ambição do lucro do capitalista, mas também da forma voraz como grande parte da sociedade capitalista é neurótica (ou psicóticas) por consumo. O que garante sempre um bom mercado de lucro aos capitalistas. O que na lógica mais ingênua se concebe que se não houvesse esse conluio entre essa parte da sociedade de consumo e os capitalistas diminuiria a compulsão pela superprodução.

ONDE O LUCRO NÃO CHEGA AO TRABALHADOR

Alguém poderia raciocinar: ”Mas diminuiria a oferta de empregos”. Não diminuiria. E tem mais, a superprodução que é um fator gerador de doenças no trabalhador, não transfere parte do lucro para o salário dele.

PARA MUDAR O CONCEITO DE TRABALHO

Essa semana é a semana da comemoração do Dia do Trabalho. Um bom momento para que todos reflitam sobre o conceito de trabalho, já que todos nós estamos ligados a esse fator predominante de uma sociedade. O devir-humano que funda a sociedade. Até os mendigos.

Todo conceito muda com uma práxis e uma poièses, como diz o filósofo Henri Lefebvre, depois imitado por Deleuze e Guatarri. Não muda pela imaginação. A não ser que seja imaginação criadora, como diz o outro filósofo francês Bergson. Mas é imprescindível a práxis, visto que práxis é movimento-mutante. Salto ontológico qualitativo, como diz Lukács. Uma outra realidade. No capitalismo essa práxis é muito difícil. Entretanto, por mais paranoico e fechado que seja um sistema, sempre é possível escapar uma variável, um desvio. Ou, como diz novamente Lefebvre, “um resíduo”.

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"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

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