OS MÉDICOS-BURGUESES COMO ANALFABETOS PROFISSIONAIS

O filósofo marxista, Lucien Goldmann, cunhou no fim da década de 60 o conceito “especialista analfabeto”. Com esse conceito ele se referia ao sujeito-individual que se especializa em uma área do saber constituído, eliminando, assim, o sujeito coletivo. O sujeito transindividual. O sujeito da ação, da criação e da práxis coletiva.

Entende-se, então, que o “especialista analfabeto”, que hoje é chamado de analfabeto profissional, é um sujeito-sujeitado por um conhecimento estreito e limitado. Sua referência ontológica, seu modus de ser, constitui-se como reflexo de sua profissão. Ou seja, ele é uma reação saída de sua vivência particular conjunta com o resultado do entendimento que teve de sua profissão na sociedade em que vive. Sua relação com o mundo sai tão somente do discurso de sua profissão situado na sociedade que existe. Sua opinião é expressão sintética de sua condição profissional limitada.

Compreende-se assim, que o profissional analfabeto, como reação de sua profissão na sociedade que existe, se relaciona com sua família, com seus comparsas, nos supermercados, shoppings, lojas, aniversários, reuniões sociais, etc., através da linguagem estreita que carrega. Como que diz o filósofo, Sartre, ele é “uma insuportável consequência”. Uma consequência, diria Lucien Goldmann, de sua condição de profissional analfabeto.

DA LIMITAÇÃO INTELECTUAL DO ANALFABETO PROFISSIONAL

Sabe-se quando um profissional é analfabeto a partir do momento que se percebe que ele não carrega outros conhecimentos. Outros enunciados, outros conceitos, outros dizeres. Outras ideias que lhes disponham às altercações dialéticas para que ele possa ser um sujeito-histórico, um sujeito transindividual. Alguém que interpreta o mundo, que conhece suas contradições e tenta criar outras formas de sentir, ver, ouvir e pensar. E sua condição profissional não se encontra isolada das outras formas de agenciamentos coletivos, semióticas econômica, politica, social, histórica, estética, antropológica, ética, tudo que o que não reflete alienação.

Seu discurso não é estruturado com clichês, palavras desativadas, estereótipos, preconceitos. Conceitos assimilados em sua família, sua classe social e posteriormente usados cotidianamente sem passar pelo exame, pela crítica. Porque não há crítica nele. Se não fosse sua profissão, ele seria tomado como alguém sem a faculdade racional.

DR: CANTÍDIO, O MÉDICO-BURGUÊS, PROFISSIONAL ANALFABETO

O médico Cantídio Lima Vieira, que em uma reportagem da revista IstoÉ, em sua edição 2246 foi tratado como um “marajá de jaleco”, em função de possuir uma rede de clinicas e de ser bem pago para trabalhar em um hospital do Senado. É um bom exemplo para se compreender o que é o médico-burguês como profissional analfabeto conceituado pelo filósofo Lucien Goldmann, já que se trata de um exemplo de sujeito-sujeitado a medicina de mercado.

Por isso cabe aqui um trecho da reportagem da revista IstoÉ. “Duas unidades médicas dos funcionários, operam no Sudoeste, outro bairro nobre de Brasília. Uma delas pertence ao médico Cantídio Lima Vieira. Ele tem participação em mais quatro clínicas. Duas delas, a Policlínica Planalto e a Cordis são prestadoras de serviço da mesma associação de médicos contratada pelo Senado”.

Cantídio foi indicado pelo ministro Joaquim Barbosa para fazer parte da equipe que examinaria José Genoíno, cujo resultado poderia mantê-lo em prisão domiciliar ou mandá-lo de volta ao Presídio da Papuda. Como se sabe, o resultado foi o segundo. Como participante da equipe médica, ele assinou o laudo que indicou que Genoíno deveria deixar o tratamento domiciliar.

Mas o exemplo não acaba aí, muito pelo contrário. O “marajá de jaleco” publicou no Faceboock a seguinte frase que torna o exemplo concreto: ”Os médicos do Brasil advertem: Dilma faz mal à saúde”. Lógico que não são os médicos do Brasil são os médicos-burgueses do Brasil. Se o doutor Cantídio tivesse um corpus intelectual multidisciplinar, composto por uma cartografia de saberes saída de uma vivência ética-epistemológica, e fosse um sujeito de enunciação coletiva e não um sujeito-sujeitado ou sujeito de enunciação, como dizem os filósofos Deleuze e Guattari, de uma sociedade alienada de mercado, como dizem os filósofos Marx/Marcuse, ele jamais teria tido o comportamento despudorado de querer ofender a presidenta de um país que é um dos primeiros em desenvolvimento no mundo. A presidenta de uma Nação que por si só merece respeito.

O VAZIO POLÍTICO

O doutor, “marajá de jaleco”, não carrega o discurso dessa cartografia de saberes saída de uma vivência ética-epistemológica. Por isso, ele reverbera o que há de mais baixo grau de conhecimento representado no Brasil, que é o discurso das direitas. O discurso de quem não conhece as desumanas etapas históricas do capitalismo liberal, monopolista e de trustes, de organização, de consumo e financeiro do liberalismo econômico que foi o patrão definidor dos desgovernos de Fernando Henrique.

Por isso, ele não aceita as transformações que Brasil teve a partir dos governos Lula e Dilma. Por isso, ele exibe sua misoginia ao querer ofender Dilma. Que para seu triste propósito, ela não compõe. Portanto, não se sente ofendida.

O SIGNO REVELADOR

Mas houve um signo enunciador-significativo na ofensa dirigida por Cantídio à presidenta. A sociedade brasileira que não é imobilizada por ressentimento, inveja e ódio, ficou sabendo quem são esses médicos-burgueses. Os reduzidos profissionais analfabetos que alguns desconfiam que eles representem uma mutação cognitiva-política-profissional que os tornar antítese de Hipócrates e Che, entre outros médicos que sabem, junto com Marx, que todo profissional é a representação de todos os homens na sociedade. Por tal seu engajamento político-profissional.

Definidos neste quadro-diagnóstico ontológico os médicos-burgueses não podem opinar sobre nada, a não ser reverberar o vazio do significante, como diz o filósofo Baudrillard.

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