O FILÓSOFO NIETZSCHE E O ÓDIO DAS DIREITAS PROJETADO EM DIRCEU

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“ – Ele desagrada-me. – Por quê? – Não estou a sua altura” –                 

     Jamais um homem respondeu assim”

Nietzsche

A história vem do passado, no tempo em que as direitas procuravam manter-se no poder como mandarins, imaginando manter o metalúrgico Lula, como operário de fábrica até que a aposentadoria lhe inativasses. Distante como uma ameaça catastrófica, daquelas que desequilibram todas as regras sistêmicas que mantém a segurança dos capitalistas vorazes. Entretanto, como de todo sistema paranoico escapam variáveis, resíduos, elas tiveram que se encontrar cara a cara com ele. E não ficou só nisso. Encontraram nesse caminho traçado por elas mesmas, José Dirceu, ministro da Casa Civil. José Dirceu, personagem com um passado histórico, cintilação de inteligência, coragem e abnegação. Corpos fundamentais para constituir uma existência comprometida. Corpos inexistentes nelas, que se mostram como organismo anoréxico e niilista em relação aos fundamentos ontológicos. O que trata o ser como originalidade no Mundo.

Daí para cá, passaram a odiar Dirceu como se Dirceu fosse o responsável pelo estado de ódio em que elas encontram-se imobilizadas e tudo fazem para esconderem de si mesmas. Um afeto que se apossa das pessoas que tomam as outras como suas superioras. “Não se odeia enquanto se despreza, mas só quando se preza algo como… superior” lembra o filósofo da existência ativa, Nietzsche.

Depois que encontraram Dirceu, as direitas passaram a demonstrar que do encontro resultaram marcas dolorosas que impulsionam o ódio contra ele. O encontro revelou um homem que deveria ser odiado, porque, talvez, esse homem tenha se apresentado com uma estatura ontológica dimensionada além do que elas estavam acostumadas. Quem sabe uma estatura interpretada como sentimento de superioridade, onipotência,  condições que despertam ameaças existenciais aos que carregam medo da existência.

Como se sabe, o ódio mata. Mas tem gente que não se importa, contanto que a morte seja suavizada pele ilusão do sofrimento causado no sujeito odiado. Mas há um grande erro de interpretação por parte daquele que odeia outro e que acredita que se morrer por causa de seu ódio valeu a pena, porque o odiado sofreu. É que o odiado pode não compor com o ódio daquele que lhe odeia, porque sabe que se compor também odiará e morrerá por esse ódio. E o pior, morrerá por um ódio que não era seu, mas o ódio do outro que lhe odiava. Uma morte malograda, porque existe morte autêntica. A morte de que se escolheu em liberdade. Uma morte malograda é uma morte como triste consequência.

Daí que odiar significa negar a vida, diz o filósofo Nietzsche, sobre as pessoas que odeiam. São pessoas perigosas porque são reativas e fazem do deslocamento da vida um refúgio para se esconder entre suas fantasias niilistas. O niilismo da vida pelo desejo de morte. A vida para elas é um infinito Não. Nunca dizem Sim à Vida. E quando dizem sim, é para se homogeneizar com os corpos que compõem a negação da vida. Por isso, o filósofo da Vontade de Potência diz, que todo ódio é negação da vida. O que mostra que a morte não é um fator exclusivamente biológico. Para negar esse fator fundamental, o doutor Schwartzenberg, afirma que a morte não é um problema biológico, mas metafísico e ético. Não há ética no ódio.

Como verdadeiro psicólogo, o filósofo Nietzsche, nos mostra, para entender alguns comportamentos nossos, que o comportamento atual de uma pessoa não pode responsabilizar a causa aparentemente próxima. “É necessário buscar na consciência todos os antecedentes de um ato e que os buscando, os acharemos como motivos”, nos mostra o filósofo em sua obra Crepúsculo dos Ídolos no aforismo, O Erro da Causalidade Falsa.

Para o nosso caso, ninguém odeia outro porque esse outro se mostrou nesse exato momento para nós como contrário a nós, mas porque nós já éramos carregados pela afecção do ódio. Nós só fizemos o eleger nesse agora, o sujeito de nosso ódio. Mesmo que nós tenhamos o adereço e a indumentária de uma condição existencial como ocorre com as direitas que imagina que seu manto e seus gestos capitalistas os asseguram como classe pura e nobre, sem qualquer marca de degeneração de seu ser, como o ódio.

Dirceu não é o responsável pelo ódio das direitas. Dirceu se sintetiza nele mesmo. Já as direitas atuais, que lhe projetam ódio, são reflexos seculares da subjetividade capitalista que tem como estrato maior e mais forte de sua estrutura, o lucro. Uma estrutura de dominação que odeia e persegue todo corpo contrário ao seu. 

“Por fim, deve ser como sempre foi: as coisas grandes são reservadas para os grandes, os abismos para os profundos, as delicadezas e os arrepios para as almas delicadas e, de um modo geral, tudo que seja raro para os raros (Nietzsche. Da obra, Para Além do Bem e do Mal. Capítulo segundo – O Espírito Livre. Aforismo 43).

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"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

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