DIZEM QUE, COM RARÍSSIMA EXCEÇÃO, NÃO HÁ VIDA INTELIGENTE NO FUTEBOL. RONALDO AFIRMA A REGRA

O futebol teve seu corpo projetado na estrutura do sistema capitalista inglês. Era uma forma de entretenimento para a burguesia tanto como participante do esporte  como também espectadora. Entretanto, nunca deixou de ser um território dos mais rudes. Nos países mais explorados pelo capital e, onde o esporte era bem aceito, serviu para alguns jovens encontrarem nele uma segurança, principalmente, quando se tornou uma profissão.

No Brasil, onde a crônica futebolista cognominou de país do futebol, em função da realidade biológica, étnica e histórica o futebol passou a ser o esporte mais apreciado e praticado. É muito difícil se encontrar alguém, seja mulher ou homem, que não saiba controlar a pelota e dar seus dribles. Mas quis também o sentido cruel de propriedade privada que o futebol ficasse ligado a pessoas que fizeram dele meios de lucros.

Enquanto a Europa organizava em empresas os clubes de futebol, no Brasil os Euricos Mirandas se tomavam como proprietários dos clubes. Para esses chamados cartolas o que interessava (e ainda interessa para muitos) mesmo era contratar jogadores de lhes auxiliassem em suas carreiras de capitalistas-futebolísticos. Com essa consciência exploradora, não se preocupavam com a existência afetiva e cognitiva dos jogadores.

Foi nessa subjetividade opressiva que a maioria dos jogadores brasileiros adentrou e se perdeu. Aí, foi cunhada a enunciação “não há vida inteligente no futebol”. Não só em relação aos jogadores, mas também em relação aos dirigentes e profissionais do jornalismo esportivo. Salvo raríssima exceção como Paulo César Caju, Afonsinho, Sócrates, Raí, Marcial, Wladimir, Casagrande, um pouco Zico, e outros poucos. Nem Pelé, conhecido como rei do futebol, saiu da vida sem inteligência. Tanto é que Maradona, um dos raríssimos, o chama de garoto propaganda da FIFA. E com toda razão. Algum vascaíno pode perguntar: “E o Romário não é raríssimo, também?” Não. Romário só pronuncia clichês. E os clichês não refletem pensamento, porque são signos linguísticos desativados. Não servem para produção de pensamento.

Foi, então, que mesmo participando da regra, contra a exceção, e por ser conhecido mundialmente (não pela inteligência) que Ronaldo foi convidado para ser um dos membros da organização da Copa do Mundo. Assim, como Lula convidou o escritor de devaneios-pessoais, alienação metafísica, Paulo Coelho, para o acompanhar no tempo da escolha das sedes para essa Copa. Como o jogador Ronaldo é sujeito-sujeitado do mundo futebolístico sem inteligência, era de se esperar que seus pronunciamentos fossem apenas a confirmação da linguagem instrumental, também em forma de clichês. Uma linguagem muito bem situada e usada pelos meios de comunicação que são contrários aos governos populares e que se pretendem criadores da opinião pública.

Aí, não deu outra. Ronaldo reverberou a afasia da comunicação midiática alienígena.

“E de repente chega aqui essa burocracia toda, uma confusão, um disse me disse, são os atrasos. É uma pena. Eu me sinto envergonhado, porque é o meu país, o país que eu amo, e a gente não podia estar passando essa imagem para fora”, lançou sua mimeses linguística, Ronaldo.

Ronaldo fala em burocracia sem saber o que seja. Fala em vergonha por causa de futebol no mesmo tom que o conservador Boris Casoy, ecoa. É risível. No primeiro caso não se vai exigir do jogador um entendimento sobre burocracia nos pensamentos dos filósofos Hegel e Marx. E no segundo, não querer que ele saiba com Marx o que seja vergonha. É querer demais.

Mas, como Dilma não fala através de clichês, ela aproveitou seu discurso junto a União da Juventude Socialista, para colocar o jogador de futebol no seu lugar de porta-voz das mídias alienígenas.

“A Copa do Mundo se aproxima, tenho certeza que nosso país fará a Copa das Copas. Tenho certeza da nossa capacidade, do que fizemos. Tenho orgulho das nossas realizações, não temos do que nos envergonhar e não temos complexo de vira-lata, tão bem caracterizado por Nelson Rodrigues se referindo aos eternos pessimistas de sempre”, discursou Dilma.

É claro que Nelson Rodrigues não é lá uma boa indicação de referência. Ele era um reacionário apoiou a ditadura enquanto seu filho era preso e torturado. E além de que, ao relacionar o cachorro com o psicológico e a moral humana ele se mostra um seguidor do antropomorfismo. E os animais dispensam essa comparação feita por ele: complexo de vira-lata. A lata como objeto de colocar lixo, é produção do homem e não do cachorro.

0 Responses to “DIZEM QUE, COM RARÍSSIMA EXCEÇÃO, NÃO HÁ VIDA INTELIGENTE NO FUTEBOL. RONALDO AFIRMA A REGRA”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

Acesse esquizofia.wordpress.com

esquizofia.wordpress.com

CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

_________________________________

BLOG PÚBLICO

Propaganda Gratuita

Você que quer comprar entre outros produtos terçado, prego, enxada, faca, sandália, correia, pé de cabra ou bola de caititu vá na CASA UYRAPURU, onde os preços são um chuchu. Rua Barão de São Domingos, nº30, Centro, Tel 3658-6169

Pão Quente e Outras Guloseimas no caminho do Tancredo.
PANIFICADORA SERPAN (Rua José Romão, 139 - Tancredo Neves - Fone: 92-8159-5830)

Fique Frio! Sabor e Refrescância!
DEGUST GULA (Avenida Bispo Pedro Massa, Cidade Nova, núcleo 5, na Rua ao lado do DB CIdade Nova.Todos os dias).

O Almoço em Família.
BAR DA NAZA OU CASA DA VAL (Comendador Clementino, próximo à Japurá, de Segunda a Sábado).

Num Passo de Mágica: transforme seu sapato velho em um lindo sapato novo!
SAPATEIRO CÂNDIDO (Calçada da Comendador Clementino, próximo ao Grupo Escolar Ribeiro da Cunha).

A Confluência das Torcidas!
CHURRASQUINHO DO LUÍS TUCUNARÉ (Japurá, entre a Silva Ramos e a Comendador Clementino).

Só o Peixe Sabe se é Novo e do Rio que Saiu. Confira esta voz na...
BARRACA DO LEGUELÉ (na Feira móvel da Prefeitura)

Preocupado com o desempenho, a memória e a inteligência? Tu és? Toma o guaraná que não é lenda. O natural de Maués!
LIGA PRA MADALENA!!! (0 XX 92 3542-1482)

Decepcionado com seus desenganos? Ponha fé nos seus planos! Fale com:
PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ (Rua Belforroxo, S/N - Jorge Teixeira IV) (3682-5727 / 9154-5877).

Quem tem fé naõ é um qualquer! Consultas::
PAI JOEL DE OGUM (9155-3632 ou paijoeldeogum@yahoo.com.br).

Belém tá no teu plano? Então liga pro Germano!
GERMANO MAGHELA - TAXISTA - ÁGUIA RADIOTAXI - (91-8151-1464 ou 0800 280 1999).

E você que gostaria de divulgar aqui seu evento, comércio, terreiro, time de futebol, procurar namorado(a), receita de comida, telefone de contato, animal encontrado, convites diversos, marocagens, contacte: afinsophiaitin@yahoo.com.br

Outras Comunalidades

   

Categorias

Arquivos

Blog Stats

  • 4.241.948 hits

Páginas

Arquivos


%d blogueiros gostam disto: