PARA ALÉM DA LEI DA PALMADA

O Senado aprovou na semana passada um dispositivo jurídico-familiar chamado de Lei da Palmada que proíbe e pune todos os adultos que agredirem fisicamente crianças. O nome Lei da Palmada é decorrente do fato, tornado habitual, de pais repreenderem seus filhos com palmadas. Uma violência aceita e praticada por milhares de país e que já foi até estimulada e apoiada pelo reacionário apresentador de TV, Boris Casoy.

A lei, é lógico, não vai exterminar esse mal, visto que ele encontra-se imbricados na maioria dos adultos historicamente através de corpos culturais, econômicos, religiosos, sociais, etc. A própria religião carrega a punição como um dos seus corpos doutrinários. No mundo Ocidental, é dela que segrega o sentido de punição e vingança agenciado pelos valores patriarcais e a moral burguesa. Foi ela, a religião, quem mais propagou o tribunal do castigo como objeto de recompensa, como mostra o filósofo Nietzsche. Uma recompensa que os pais oferecem aos filhos ao vê-los obedientes às suas ordens. Um claro ato de subjugar a criança às imposições dos pais. Na verdade, as frustrações dos pais que jamais se fizeram adultos.

Mas os fatores econômicos que criam formas de relações sociais também propagam perversamente o castigo. Basta entender as “palmadas” que os capitalistas aplicam nos trabalhadores através de seus salários que muitas vezes desdobra-se em suas relações domésticas junto aos filhos. Da mesma maneira que os capitalistas, em suas formas de concorrências entre si, impulsionados pelas leis do capital, entre elas o máximo lucro, aplicam suas palmadas nos concorrentes. Nesse quadro, entende-se que palmadas não faltam, já que as palmadas buscam a obediência através de um sentido patológico de superioridade que domina o agressor diante de alguém considerado inferior. Um ato que por sua própria atitude-violenta, não merece ser obedecido por trata-se de autoria de alguém controlada por impulsos irracionais. Alguém que, sensitiva e cognitivamente, não compõe com a ética dos afetos bons. Afetos das alternâncias-solidárias. 

A moral da palmada tem similitude com o conceito de moral como produção histórica apresentada por Nietzsche. Para o filósofo alemão a moral “é obediência a costumes, não importa quais sejam, mas costumes são a maneira de agir e avaliar”. Por costumes os adultos avaliam seus filhos e agem de acordo com o resultado de suas avaliações. A moral está ligada a uma ideia de personagem superior que se obedece, por tradição. “Se obedece não porque nos ordena o que nos é útil, mas porque ordena”. No passado, alguém que se tomou como superior, ordenou e alguém, inocentemente, acreditou na ordem e obedeceu. E Nietzsche se confirma todo dia em várias famílias quando ouvimos os adultos (?), depois de baterem nos filhos, afirmarem que agem (não agem, reagem, porque são apenas forças de tradição) dessa forma, porque foi assim que foram criados. E afirmam mais: “se deu certo comigo, porque não poder dar certo com meu filho?”.

Assim, compreende-se que uma palmada não se resume nela mesma e acabou. Atrás de uma palmada vem todo um agenciamento de corpos opressores que objetivam anular a criança, porque uma palmada não é só para fazer a criança obedecer, mas lhe impor o medo. E quando o medo domina alguém, a existência caminha para o malogro. Olha a existência da burguesia.    

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"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

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