SE HOUVER VIDA PÓS-MORTE, O QUE EDUARDO CAMPOS ESTARÁ SENTINDO AO OBSERVAR AS DIREITAS E SEUS PRÓXIMOS, SEM QUALQUER PUDOR, TRIPUDIANDO SOBRE SEU CADÁVER AINDA QUENTE?

blog 001

A filósofa Marilena Chauí afirma que a classe média de São Paulo é uma aberração. Por suas peculiaridades morais capitalísticas, todas as classes médias são aberrações. A filosofia vitalista como conhecimento construtor da vida, afirma que a burguesia é uma anomalia genética, como também, bastarda da natureza-naturante e natureza-social. Diante dessas afirmações, alguns dirão que se trata de uma conceituação muito cruel. Não é, porque a filosofia é implacável. Não implacável no sentido estritamente moral. Mas implacável quanto ao pensamento. E o pensamento não deve se iludir com as enunciações compassivas e ineficazes que saem dos interesses individuais ou mesmo de classes, como a classe capitalista. Esse o sentido de filosofia implacável e eficaz do filósofo francês Clèment Rosset.

O vitalismo filosófico é movimentado como vida, ao contrário das posições imóveis dos que se agarram nas ilusões das vantagens que a sociedade capitalista produz como forma real de vida. O que em verdade, não passa de abstração onde não existe pudor, alteridade, solidariedade e respeito pelo outro.

A sessão de despudor explícito oferecida pelas direitas e tipos próximos, como Marina, diante da morte do candidato do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Eduardo Campos, confirma o que a filósofa Marilena Chauí conceitua e a filosofia vitalista. Sem qualquer elemento de respeito ao ex-candidato, na mesma manhã de seu falecimento, a Bolsa de Valores já especulava se Marina se encontrava na aeronave do acidente, porque para os especuladores Marina, é a possibilidade de um segundo turno. Da mesma forma a suja revista Veja, também especulava sobre a candidatura daquela que afirmara que seu sonho “é acabar com o demônio PT”, provavelmente, tudo em nome do Deus da Assembleia de Deus, igreja que cultua. No mesmo ponto obituário sem escrúpulo, o Datafolha fez pesquisa para saber em que condições a ‘evangélica’ Marina se encontrava na opinião dos eleitores.

Certa vez, falando sobre a época de 40 que findava, e que alguns já manifestavam suas opiniões sobre o futuro, negando o passado, o filósofo francês Jean Paul Sartre, disse: ”A época está morta, é verdade, mas ainda está quente. Que se tenha o pudor de esperar que o cadáver esfrie um pouco”. É apenas uma comparação com que se encontra ocorrendo com Eduardo Campos, mas a forma de comportamento sórdido dos que já esqueceram de sua existência, serve como suporte para uma análise. Eduardo Campos desapareceu das considerações e das relações dos que lhe dedicavam algum respeito. Ele não mais nem uma lembrança. Algumas citações sobre sua biografia foi o suficiente para homenageá-lo e pronto. Foram feitas as honras. “Rei morto, rei posto”.

Há nesses comportamentos aberrantes e bastardos, duas demonstrações de despudor. Um que representa os objetivos materialistas-capitalistas de muitos empresários e a mídia que querem Marina como sua candidata para tentar afastar Dilma. Outro produzido pela própria Marina, que nem esperou a decisão do PSB e já anda, segundo noticiário, até indicando a mulher de Eduardo Campos para ser sua vice. Todos dois objetivos são repugnantes porque tripudiam da morte de um ser humano. É claro que eles não podem ter o respeito humano, porque não alcançaram a dimensão do humano. Mas o comportamento de Marina é abominável. Ela foi para o PSB em um trapaça partidária, porque não conseguiu registrar seu partido que a levaria a disputa do cargo de presidenta. Como não conseguiu se foi para o PSB e aceitou ser indicada vice. Durante o tempo que andou com Campos, tornou publico sua grande respeitabilidade por ele. Disse que aprendeu muito com ele. Agora, quando ela deveria ser a primeira a não fazer nenhuma insinuação sobre sua candidatura, abriu o cordão da indignidade. Mandou às favas às vivências com Eduardo Campos. Tudo por força de sua insegurança materializada com ambição pessoal. O que ela já mostrado quando membro do Partido Verde.

Mas existe diante, como realidade inalterável, desse despudor às consequências dolorosas que os despudorados vão vivenciar mais uma vez. A reeleição de Dilma, porque com Marina ou sem Marina Dilma, sem qualquer profecia-sobrenatural, ela tem o número suficiente de brasileiros, que melhoraram de vida, que a querem novamente como presidenta. E a lógica é uma só: a sessão explicita de despudor só serviu para comprovar o quanto esses tipos são.

Agora, diante desse quadro grotescamente pintado pelas direitas, se houver vida pós-morte e houver possibilidade de visão sobre essa gente indecente, Eduardo Campos, encontra-se com a certeza que se enganou profundamente com ela. Andou meses com Marina, falando sobre Deus, e não entendeu que quem fala muito sobre Deus tentar esconder seus pecados. E o pior, não atentou para a máxima excludente da teologia bíblica que afirma, “diz-me com quem andas que te direi quem és”. Eduardo não atentou para os ditos-religiosos de Marina. Talvez, por ser um socialista. O socialista não vive proferindo tiradas religiosas para ser considerado um homem bom, como fazem os fariseus. Não é bom porque os credos religiosos assim impõem e sabe-se que toda imposição é sadismo e repressão à liberdade. O socialista trabalha em comunidade como comunitário, porque sabe que, como diz o filósofo Toni Negri, que “não se tem que passar pela privação, porque não é uma condição da filosofia”.

Todavia, também seria bom, não só que houvesse possibilidade de visão sobre a terra pós-morte, mas que os mortos pudessem interferir nas existências dos vivos. Aí nos queríamos ver como essa gente despudora ia suportar as sinceridades de Eduardo Campos.

0 Responses to “SE HOUVER VIDA PÓS-MORTE, O QUE EDUARDO CAMPOS ESTARÁ SENTINDO AO OBSERVAR AS DIREITAS E SEUS PRÓXIMOS, SEM QUALQUER PUDOR, TRIPUDIANDO SOBRE SEU CADÁVER AINDA QUENTE?”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

Acesse esquizofia.wordpress.com

esquizofia.wordpress.com

CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

_________________________________

BLOG PÚBLICO

Propaganda Gratuita

Você que quer comprar entre outros produtos terçado, prego, enxada, faca, sandália, correia, pé de cabra ou bola de caititu vá na CASA UYRAPURU, onde os preços são um chuchu. Rua Barão de São Domingos, nº30, Centro, Tel 3658-6169

Pão Quente e Outras Guloseimas no caminho do Tancredo.
PANIFICADORA SERPAN (Rua José Romão, 139 - Tancredo Neves - Fone: 92-8159-5830)

Fique Frio! Sabor e Refrescância!
DEGUST GULA (Avenida Bispo Pedro Massa, Cidade Nova, núcleo 5, na Rua ao lado do DB CIdade Nova.Todos os dias).

O Almoço em Família.
BAR DA NAZA OU CASA DA VAL (Comendador Clementino, próximo à Japurá, de Segunda a Sábado).

Num Passo de Mágica: transforme seu sapato velho em um lindo sapato novo!
SAPATEIRO CÂNDIDO (Calçada da Comendador Clementino, próximo ao Grupo Escolar Ribeiro da Cunha).

A Confluência das Torcidas!
CHURRASQUINHO DO LUÍS TUCUNARÉ (Japurá, entre a Silva Ramos e a Comendador Clementino).

Só o Peixe Sabe se é Novo e do Rio que Saiu. Confira esta voz na...
BARRACA DO LEGUELÉ (na Feira móvel da Prefeitura)

Preocupado com o desempenho, a memória e a inteligência? Tu és? Toma o guaraná que não é lenda. O natural de Maués!
LIGA PRA MADALENA!!! (0 XX 92 3542-1482)

Decepcionado com seus desenganos? Ponha fé nos seus planos! Fale com:
PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ (Rua Belforroxo, S/N - Jorge Teixeira IV) (3682-5727 / 9154-5877).

Quem tem fé naõ é um qualquer! Consultas::
PAI JOEL DE OGUM (9155-3632 ou paijoeldeogum@yahoo.com.br).

Belém tá no teu plano? Então liga pro Germano!
GERMANO MAGHELA - TAXISTA - ÁGUIA RADIOTAXI - (91-8151-1464 ou 0800 280 1999).

E você que gostaria de divulgar aqui seu evento, comércio, terreiro, time de futebol, procurar namorado(a), receita de comida, telefone de contato, animal encontrado, convites diversos, marocagens, contacte: afinsophiaitin@yahoo.com.br

Outras Comunalidades

   

Categorias

Arquivos

Blog Stats

  • 4.243.222 hits

Páginas

Arquivos


%d blogueiros gostam disto: