MARINA, EM SEU MODUS DE SER MASSIÂNICO, CONFUNDE RELIGIÃO COM LITERATURA E ARTE

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O jornal conservador Folha de São Paulo, publicou na segunda-feira que Marina para tomar decisões, primeiro consulta os versículos da Bíblia. O consagrado e honrado teólogo e filósofo Leonardo Boff, que foi professor de Marina, quando ainda era Osmarina, disse que ela deixou o engajamento da Teologia da Libertação para ser uma pietista fundamentalista e que lhes “bastam orações e leitura literalista da Bíblia”. Leonardo Boff, disse ainda, que Marina tem o sentido de interpretação da Bíblia de dois mil anos passados.

Respondendo contra a matéria do jornal, Marina, afirmou que a religião é uma questão subjetiva como a arte e a literatura. E que é possível extrair insights pela subjetividade tanto da religião como da arte e da literatura.

 A IGNORÂNCIA DE MARINA SOBRE SUBJETIVIDADE

Não pode. São três formas de enunciados e expressões com perspectivas diferentes. Ela confunde subjetividade como topos privado quando não é. A subjetividade é objetividade. Usemos como recurso explicativo o chamado Eu. Um Eu não se resume a uma subjetividade guardada que só se revela como privacidade. O Eu é produto de um agenciamento de enunciação coletiva que estabelece o discurso de um sujeito do enunciado. Daí que todo sujeito enuncia a síntese-dialética de suas experiências exteriores, mesmos que sejam apenas em forma, escapulida, de atos falhos, como diz Freud. O que significa dizer que ninguém vive escondido em subjetividade “torre de marfim” ou ostracismo-desejado. Pelo contrário, nós sempre segregamos no exterior, corpos particulares. O filósofo, Sartre dizia que o exterior é o interior. Nada que se possa esconder. O que Marina, que se toma como seguidora da filósofa Hannah Arendt, não alcança.

 A SUPERSTICIOSA IDEOLOGIA DE MARINA

No caso da crença religiosa ela é fundida na objetividade no momento em que a criança encontra-se no chamado estágio-mágico quando acredita que todo o mundo é animado. Como o homem primitivo. É o chamado animismo que atribui a uma pedra alma. O filósofo Spinoza diz que é o suporte do mais baixo grau de conhecimento. O conhecimento do ter visto e ouvido o que lhe mostraram e falaram e que se formam com pré-conceitos. A criança, ou o já adulto, não conhece a causa das coisas e confunde efeitos com causas. Um encadeamento inter-psíquico que fundamenta a superstição revelada na religião. Aí falta o segundo grau do conhecimento que é o conhecimento das causa das coisas que só ocorre em quem atingiu o estágio racional. Por isso ele diz que não nascemos racionais. Nós nos fazemos racionais.

Traspassado por esse mais baixo grau de conhecimento é entendível porque os chamados religiosos acreditam em seres sobrenaturais como diabo, bestas, fantasmas, lobisomem, vampiro e outros entes do imaginário fantástico distante de qualquer racionalidade. Essa a confusão de Marina, que não fez a crítica da religião que é a auto-alienação do homem, como diz Marx. Nada que Marina carregava, agora confirmado por participação no ‘socialismo’ do PSB.

 COM SUPERSTIÇÃO NA HÁ VIVÊNCIA ESTÉTICA

Como se observa, é impossível a vivência estética em quem se encontra aprisionada na superstição dominadora dos sentidos e da razão. A vivência estética como forma devir-sensível, como a estética marxista apresentada pelo filósofo Georg Lukács, entre outras, necessita que o sujeito-estético esteja com seus sentidos sensibilizados para novas impressões que lhe ocasionarão transformações sensíveis, assim como transformações cognitivas. Em nenhum momento é confundida com a superstição-religiosa, já que os sentidos e a cognição, do supersticioso, estão dominados pelos códigos dogmáticos religiosos que impede a vivência do novo-sonoro que proporciona a arte musical. Exemplo, a música dita religiosa tem um único objetivo: se adequar aos sentidos cristalizados dos fiéis para que eles não atinjam a reflexão, que é produto da razão. 

Assim, quando Marina fala de insight artístico ela confunde com crença estabelecida calcada na mortificação da vida. O contrário da arte que é para a vivência dos ativos e não dos reativos dominados por uma consciência ascética, como nos mostra o filósofo Nietzsche.

LITERATURA É SAÚDE

Quanto à literatura, Marina, divaga assombrageticamente. Fator assombragético muito mais observado através da perspectiva que o filósofo, Deleuze, nos mostra quando diz “que literatura é saúde” e não forma neurótica. Na literatura é necessário estilo, a singularidade do autor que só ele movimenta. A linguística, facilidade de encadear códigos que vão além da linguagem doxa que permite liberar as palavras de seus significantes e significados usuais, como diz o filósofo Baudrillard. O que significa tirar da gramática o seu caráter de marcador de poder com suas regras, sujeitos e predicados enunciativos de uma objetividade dominante. O que aprisiona sujeitos-sujeitados, assim como Marina, postados sempre na ordem da recognição. Sentir sempre o mesmo, imaginar sempre o mesmo, conceber sempre o mesmo e lembrar sempre o mesmo. A conturbação sensório-epistemológica.

SOBRE AS OBSERVAÇÕES DE LEONARDO BOFF

No caso da observação analítica de Leonardo Boff sobre Marina, é fácil compreender. Marina, como messiânica fundamentalista, não pode conceber, fora de seu criacionismo, que a Bíblia é em verdade intelectiva literária, um tratado político da origem e formação do Estado Hebreu, como demonstra o filósofo Spinoza em sua obra, Tratado Teológico-Político. Tem um caráter político-histórico-religioso exclusivamente relativo a esse povo. Lendo esse livro de forma caduca e reacionária, como faz Marina, o que significa uma leitura politicamente analfabética esvaziada pela superstição, não foi por acaso que ela trocou o catolicismo pela Assembleia de Deus, o Brasil corre uma grande perigo se ela for eleita presidenta.     

Marina representará um governo sem Deus e sem política, posto que cultua o pensamento mágico e a superstição.

A Brasil não aguenta uma nova aventura, uma incerteza no seu horizonte”.

Quem está querendo ressuscitar o medo é Dilma”

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