UMA ABORDAGEM POLÍTICO-HISTÓRICA DESTE BRASIL QUE VAI ÀS URNAS NESTE 05 DE OUTUBRO DE 2014

2014

Os brasileiros irão às urnas neste domingo para escolherem o (a) Presidente(a) da República, Governadores(as), Senadores(as) e Deputados(as) Federais e Estaduais.

Nosso país  tem sua história ligada à dominação e exploração portuguesa, inglesa, holandesa e norte-americana em governos que antecederam Lula.  Foi colônia de exploração. Exploraram o trabalho indígena, depois capturaram e prenderam africanos e os escravizaram. Roubaram nosso ouro, pedras preciosas, diamantes e mataram muitas pessoas.

Hoje, apesar do jogo sujo das direitas, demonstra maturidade política, e desde 1982 vem realizando eleições gerais com ampla participação popular.

Nestes 192 anos de República fomos governados por marechais, generais, fazendeiros, cafeicultores na sua maioria das maiorias. Por trabalhadores duas vezes. Um metalúrgico, com vários títulos de Doutor Honoris Causa concedidos por importantes universidades estrangeiras.

A classe dominante, rica, que controla os meios de produção e consequentemente através da ideologia burguesa influencia o comportamento, cognição e a atitude dos que vendem sua força de trabalho, durante todo esse tempo beneficiou-se desse estado de coisas para manter-se no poder.

Nosso país durante a República viveu momentos difíceis. Os golpes militares que não foram poucos, sempre fragilizaram nossas instituições e por trás disso haviam interesses nada republicanos, mas de capitais sem pátria atendendo interesses imperiais.

Os interesses imperiais continuam vivos e se sentem sempre ameaçados. Quando um chefe de Estado se diz contra ações intervencionistas em países soberanos ele comete gafe. Falar em defesa da vida é querer o bem da humanidade. Mas constrange a elite porque é defender terrorista.

Como terrorista? Quem é terrorista? Pessoas?  Estados não são terroristas? A guerra não é terrorismo? Matar crianças indefesas na Palestina, na Síria, Trípoli, cidades Mesopotâmicas, Paquistão, Afeganistão não é terrorismo? Derrubar as torres gêmeas não é terrorismo? Proteger famílias sauditas não é terrorismo?

Quem defende  isso é a classe dominante, os ricos. Os exploradores da mão de obra assalariada.

Seus agentes políticos, os candidatos reproduzem em discursos vazios esses interesses.

Filhos de trabalhadores, que foram às escolas e “que nada quiseram aprender” são usados como representantes para manter o poder político, econômico e ideológico dominando corações e mentes.

Isso se torna mais fácil quanto temos um país dominado pela fome, miséria e analfabetismo.

Que não é o caso do Brasil.

Pelo que foi apresentado de realizações dos governos populares eleitos pelo povo, nosso país é outro.

A fome que antes mereceu uma obra de Josué de Castro, A Geografia da Fome, não se viu nem ouviu mais falar em fome zero. A fome zerou.

Para os que têm, segundo eles, do bom e do melhor, feijão, arroz, jabá é motivo de preconceito. Esse alimento é comum na mesa do povo. Assim como jaraqui na mesa do amazonense.

Esquecem os ricos que quem os fazem ricos são  os trabalhadores explorados na sua força de trabalho.

Que esses trabalhadores “têm de estar em condições de viver para poderem fazer história. Mas da vida fazem parte sobretudo, comer e beber, habitação, vestuário e ainda algumas outras coisas.”

Nos últimos onze anos no Brasil, quando os impérios viram a transformação do Estado do Bem Estar Social implantado nos States após a hecatombe do capitalismo a partir de 1929 ser engolido pelo capital e transformando-o no Estado mínimo neoliberal, nosso país o adota com Fernando Collor e depois com os governos social democratas.

O neoliberalismo contrapondo-se ao Estado do Bem Estar Social propõe os fim dos benefícios sociais garantidos pelo Estado e o fim das empresas públicas; o fim do planejamento econômico pelo Estado; predomínio do capital financeiro sobre o capital produtivo; a fragmentação e dispersão global da produção, de maneira a enfraquecer a classe trabalhadora e suas organizações; a destinação da riqueza pública às empresas para investimento em tecnologia de ponta.

Pelo apresentado no programa eleitoral da candidata do Partido dos Trabalhadores e que não era divulgado, percebeu-se que nada do neoliberalismo foi praticado. Agora, que os Bancos privados e as grande multinacionais continuaram lucrando, isso ninguém questiona.

Enquanto isso, o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, BNDES, fugindo ao rentimos capitalizaram-se e através de custeios repassaram recursos para setores produtivos, com isso praticando políticas sociais que bancos privados não fazem.

A Petrobras agigantou-se indo ao fundo do mar e passou a explorar o pré-sal. Como houve candidato que não daria atenção à essa riqueza parafrasearam campanha da era Vargas:  “O pré-sal é nosso.”

Banco que não investe no social e se beneficia com dinheiro alheio tem nome.

Essas corporações é que dominam o planeta Terra. Nos Estados Unidos eles são numa média de seis os maiores, com tentáculos em várias partes da Terra. Em São Paulo estão na Avenida Paulista e nos Jardins.

Enquanto essas corporações…

O governo brasileiro numa ampla distribuição de renda criou uma série de políticas sociais visando os esquecidos e abandonados pelo Estado mínimo.

No Amazonas,  cada cinco amazonenses saiu da extrema pobreza devido o Bolsa Família; foram matriculados 132 mil amazonenses no PRONATEC, sendo 89% negros; 44 mil moradias entregues ou contratadas pelo Minha Casa, Minha Vida, Mais Médicos, Luz para Todos, Pró-Chuva, prorrogação da Zona Franca de Manaus por mais 50 anos.

Estamos a poucas horas do primeiro turno. Observamos que contra o governo que se preocupa com o povo, com a classe trabalhadora, serão feitas várias investidas  a exemplo do que já ocorreu em 2006 e 2010.

A direita se contorce de inveja de ser governada por um representante do povo. Eles sempre foram poderosos. Eles sempre dominaram o povo. Mas, o povo aprende. O povo não é otário.

O povo não é mais analfabeto.

E por não ser analfabeto é matemático. Conhece números.

Ele conhece os candidatos.

Isso as pesquisas demonstraram nas espontâneas.

Mesmo com avanços mencionados. Infelizmente, práticas ilícitas existem. Existem por parte dos que querem o poder pelo poder. Se eles soubessem que o poder não existe, não agiriam como ignaros.

Incentivariam o que está dando certo na educação, na saúde, nos programas sociais, no emprego e no crescimento econômico que é bom para a elite. Ah! Mas essa elite, diferente de muitos empresários que investem no país, que pagam salários e impostos, estes não estão preocupados com a vitória de uma representante do povo, porque são brasileiros e pensam no Brasil e no seu povo.

Agora os brasileiros que pensam que este país não mudou, que vendem sua força de trabalho por um  salário, só temos um propósito, conversar, dialogar e  dizer que na sociedade só há duas classes sociais, a dos donos dos meios de produção e a dos que vendem sua força de trabalho em troca de um salário que por ser mínimo enriquece o patrão que não trabalha.

Créditos: Karl Marx e Marilena Chauí in Ideologia Alemã e Iniciação à Filosofia.

0 Responses to “UMA ABORDAGEM POLÍTICO-HISTÓRICA DESTE BRASIL QUE VAI ÀS URNAS NESTE 05 DE OUTUBRO DE 2014”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

Acesse esquizofia.wordpress.com

esquizofia.wordpress.com

CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

_________________________________

BLOG PÚBLICO

Propaganda Gratuita

Você que quer comprar entre outros produtos terçado, prego, enxada, faca, sandália, correia, pé de cabra ou bola de caititu vá na CASA UYRAPURU, onde os preços são um chuchu. Rua Barão de São Domingos, nº30, Centro, Tel 3658-6169

Pão Quente e Outras Guloseimas no caminho do Tancredo.
PANIFICADORA SERPAN (Rua José Romão, 139 - Tancredo Neves - Fone: 92-8159-5830)

Fique Frio! Sabor e Refrescância!
DEGUST GULA (Avenida Bispo Pedro Massa, Cidade Nova, núcleo 5, na Rua ao lado do DB CIdade Nova.Todos os dias).

O Almoço em Família.
BAR DA NAZA OU CASA DA VAL (Comendador Clementino, próximo à Japurá, de Segunda a Sábado).

Num Passo de Mágica: transforme seu sapato velho em um lindo sapato novo!
SAPATEIRO CÂNDIDO (Calçada da Comendador Clementino, próximo ao Grupo Escolar Ribeiro da Cunha).

A Confluência das Torcidas!
CHURRASQUINHO DO LUÍS TUCUNARÉ (Japurá, entre a Silva Ramos e a Comendador Clementino).

Só o Peixe Sabe se é Novo e do Rio que Saiu. Confira esta voz na...
BARRACA DO LEGUELÉ (na Feira móvel da Prefeitura)

Preocupado com o desempenho, a memória e a inteligência? Tu és? Toma o guaraná que não é lenda. O natural de Maués!
LIGA PRA MADALENA!!! (0 XX 92 3542-1482)

Decepcionado com seus desenganos? Ponha fé nos seus planos! Fale com:
PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ (Rua Belforroxo, S/N - Jorge Teixeira IV) (3682-5727 / 9154-5877).

Quem tem fé naõ é um qualquer! Consultas::
PAI JOEL DE OGUM (9155-3632 ou paijoeldeogum@yahoo.com.br).

Belém tá no teu plano? Então liga pro Germano!
GERMANO MAGHELA - TAXISTA - ÁGUIA RADIOTAXI - (91-8151-1464 ou 0800 280 1999).

E você que gostaria de divulgar aqui seu evento, comércio, terreiro, time de futebol, procurar namorado(a), receita de comida, telefone de contato, animal encontrado, convites diversos, marocagens, contacte: afinsophiaitin@yahoo.com.br

Outras Comunalidades

   

Categorias

Arquivos

Blog Stats

  • 4.243.047 hits

Páginas

outubro 2014
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Arquivos


%d blogueiros gostam disto: