A INCONTESTÁVEL DIFERENÇA DE DILMA EM RELAÇÃO A AÉCIO É DA ORDEM DAS BIOGRAFIAS: UMA HISTÓRICA E A OUTRA DOMÉSTICA

O filósofo Francis Bacon diz que um grande homem é aquele que se compromete com as grandes questões da natureza e do mundo envolvidas nos interesses da humanidade. Nesse sentido entende-se que existiram e existem grandes homens como Spinoza, Machiavel, Marx, Engels, Freud, Rosa Luxemburgo, Simone Weil, Hannah Arendt, Sartre, Simone Beauvoir, Mandela, Che, entre tantos outros e muitos brasileiros como Lula.

Os grandes homens, por seus compromissos referentes às questões da condição humana, carregam biografias relevantes construídas pelos seus engajamentos históricos. Seus percursos compostos com as condições matérias que encontram em seus tempos, como diz o filósofo Marx. O que mostra que “um homem não é o que ele pensa de si, mas o que faz (Marx)”. Assim, todos os grandes homens são suas realizações em liberdade, como diz o filósofo Sartre.

Considerando o tema biografia, existem dois tipos de biografias. Uma biografia doméstica e uma biografia histórica. Entretanto, a biografia doméstica pode ser entendida em diferentes perspectivas. Como essa biografia encontra-se expressa através dos modus de ser das pessoas em relação às suas experiências familiares, de certa forma nos surge duas expressões dessa biografia com conteúdos diferentes.

Há uma biografia doméstica que mesmo que tenha sido construída por via das experiências familiares ela não se resume ao interior desses segmentos. Os modos de relações de seus membros com suas ideias não ficam imobilizados nessa interioridade. Escapa para a coletividade. Um exemplo simplíssimo. Os pais educam seus filhos com ideias que vão se concretizar em comunhão com a coletividade produtora de modus de existência democrática.

O que significa que embora os pais tenham uma existência típica de família harmônica, entretanto, eles carregam signos democráticos que são concretizados nas relações de seus filhos com os outros segmentos político-sociais democráticos. O que impede que seus filhos sejam individualistas, trapaceiros, chantagistas e manipuladores como os conhecidos “filhinhos de papai e mamãe” alienados em suas eternas maneiras de bebês-epígonos que nunca crescem, pois já nascem de cabelos brancos.  

Se essa biografia doméstica vai às ruas para comunhão coletiva como sentido democrático, a outra biografia doméstica se mostra como contrária. Simplesmente, porque seus membros são captativos, o mundo tem que se submeter aos seus interesses. Conhecido, na sabedoria popular, como “meu pirão primeiro”. É essa a biografia de Aécio neves. A biografia doméstica do pequeno burguês. Tudo que ele representa vem dos planos traçados na classe dominante que sua família integrava e integra. Esse mundo já lhe esperava.

Aécio é o típico personagem do romance burguês muito bem apresentado pelo escritor francês Vitor Hugo. Quando Aécio nasceu já havia um mundo todo formado e segmentado para ele só transitar. Sua adolescia foi própria dos nascidos em pompa de classe tida como alta. Aos 17 foi agraciado com uma sinecura no Legislativo que lhe permitia não comparecer no cargo indicado. Aos 25 anos foi elevado ao cargo de vice-presidente das Loterias da Caixa Econômica sem concurso. Foi eleito usando o nome do avô paterno, materno e pelo nome do pai e do tio. Assim, tem sido em sua doméstica existência.

Nada do que representa foi resultado de sua produção própria. E nessa representação doméstica ele encontrou, em sua traçada existência de classe privilegiada, outros sujeitos domesticados com quem teceu uma forte relação de domesticidade. Uma sociedade que reflete o sentido solipsista, egoíco, de família da classe burguesa que visa só seus interesses. Não é por acaso que a classe burguesa, em todas suas facetas, nacional e internacional apoia sua candidatura.

 Aécio nunca saiu de casa. Nunca foi para rua. Quando está na rua geograficamente, mantém a segmentaridade e o discurso familiar que lhe permitem a ilusória segurança de classe privilegiada. Valores fundidos da classe burguesa. Recorrendo ao filósofo Nietzsche no tema representado por Aécio, ele, ao contrário de ser ontologicamente um homem livre, que carrega corpos universais, é um homem cativo. O homem que se resume a linguagem e os modos de sua classe.

Assim, enquanto a biografia de Aécio é eminentemente doméstica sem qualquer questão superior apontada pelo filósofo Francis Bacon para os grandes homens, já biografia de Dilma se revela como uma grandeza histórica. Na mesma idade, entre os 17 e 21, em que Aécio vivia surfando nas praias cariocas e recebendo um salário extraído do erário público sem trabalhar, Dilma lutava pelas liberdades democráticas contra a ditadura que lhe rendeu prisão, tortura e ameaça de morte. Depois de solta, Dilma, não esmoreceu continuou lutando pela liberdade não só sua, mas do mundo, posto que a pátria da liberdade é o mundo que se constitui como o princípio fundamental da condição humana. Aí uma nota insigne de sua grandeza.

Envolvida nas questões fundamentais da natureza e do mundo, criando políticas para melhorar as condições dos brasileiros mais pobres, Dilma encadeou comportamento próprio da humanidade, já que um homem não se reduz a si mesmo, porque ele é todos os homens, como compreende Marx. Ao acabar com a fome no Brasil, de acordo com o relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), ela se universaliza como fluxo para outros continentes que ainda lutam contra essa perversão criada pelo capitalismo mundial integrado (CMI), como é enunciado pelo filósofo Guattari.

Outra nota de sua grandeza humana encontra-se em sua luta pelos direitos dos trabalhadores. Enquanto Aécio, como senador, votava contra o salário mínimo, Dilma lutava pela dignificação da classe trabalhadora. Enquanto ele oferecia o mais baixo salário aos professores de Minas Gerais, Dilma assinava, junto com os trabalhadores, o piso salarial nacional dos trabalhadores. Como o trabalhador é o sujeito histórico por excelência que cria o mundo, Dilma ao lutar junto com os trabalhadores pela valorização da força de produção do trabalhador, ela se propaga mundialmente, visto ser o trabalhador, a maior e mais rica classe no sentido poiético e no sentido da práxis na terra.

Essa a incontestável realidade. Enquanto Dilma tem uma biografia histórica de uma grande mulher, como pensa o filósofo Francis Bacon, Aécio tem uma biografia doméstica, como quer a burguesia. Enquanto a biografia de Dilma é revolucionária, a biografia de Aécio é reacionária. Com rima e tudo.

1 Response to “A INCONTESTÁVEL DIFERENÇA DE DILMA EM RELAÇÃO A AÉCIO É DA ORDEM DAS BIOGRAFIAS: UMA HISTÓRICA E A OUTRA DOMÉSTICA”


  1. 1 El Chavo quinta-feira, 16 outubro, 2014 às 7:55 am

    A onda do funcionário de alto QI (quem indica) sempre foi se dar bem, ou seja, o vale tudo da esperteza em relação aos ao ditos otários, manés. Ele esquece que os bestas, lesos e abestalhados estão se preparando cada vez mais com as oportunidades oferecidas pelo mesmo Estado que ele tanto usufruiu ao longo do anos, de indicações sem nunca ter feito concurso público (Meritocracia que tanto apregoa).


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

Acesse esquizofia.wordpress.com

esquizofia.wordpress.com

CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

_________________________________

BLOG PÚBLICO

Propaganda Gratuita

Você que quer comprar entre outros produtos terçado, prego, enxada, faca, sandália, correia, pé de cabra ou bola de caititu vá na CASA UYRAPURU, onde os preços são um chuchu. Rua Barão de São Domingos, nº30, Centro, Tel 3658-6169

Pão Quente e Outras Guloseimas no caminho do Tancredo.
PANIFICADORA SERPAN (Rua José Romão, 139 - Tancredo Neves - Fone: 92-8159-5830)

Fique Frio! Sabor e Refrescância!
DEGUST GULA (Avenida Bispo Pedro Massa, Cidade Nova, núcleo 5, na Rua ao lado do DB CIdade Nova.Todos os dias).

O Almoço em Família.
BAR DA NAZA OU CASA DA VAL (Comendador Clementino, próximo à Japurá, de Segunda a Sábado).

Num Passo de Mágica: transforme seu sapato velho em um lindo sapato novo!
SAPATEIRO CÂNDIDO (Calçada da Comendador Clementino, próximo ao Grupo Escolar Ribeiro da Cunha).

A Confluência das Torcidas!
CHURRASQUINHO DO LUÍS TUCUNARÉ (Japurá, entre a Silva Ramos e a Comendador Clementino).

Só o Peixe Sabe se é Novo e do Rio que Saiu. Confira esta voz na...
BARRACA DO LEGUELÉ (na Feira móvel da Prefeitura)

Preocupado com o desempenho, a memória e a inteligência? Tu és? Toma o guaraná que não é lenda. O natural de Maués!
LIGA PRA MADALENA!!! (0 XX 92 3542-1482)

Decepcionado com seus desenganos? Ponha fé nos seus planos! Fale com:
PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ (Rua Belforroxo, S/N - Jorge Teixeira IV) (3682-5727 / 9154-5877).

Quem tem fé naõ é um qualquer! Consultas::
PAI JOEL DE OGUM (9155-3632 ou paijoeldeogum@yahoo.com.br).

Belém tá no teu plano? Então liga pro Germano!
GERMANO MAGHELA - TAXISTA - ÁGUIA RADIOTAXI - (91-8151-1464 ou 0800 280 1999).

E você que gostaria de divulgar aqui seu evento, comércio, terreiro, time de futebol, procurar namorado(a), receita de comida, telefone de contato, animal encontrado, convites diversos, marocagens, contacte: afinsophiaitin@yahoo.com.br

Outras Comunalidades

   

Categorias

Arquivos

Blog Stats

  • 4.243.182 hits

Páginas

outubro 2014
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Arquivos


%d blogueiros gostam disto: