AÉCIO E O LEVIANO

As pessoas que escaparam do senso comum sabem que somos introduzidos na vida social pelos corpos linguísticos. O que significa que somos primeiro efeito do que causa. Os adultos, com seus conceitos e seus objetos, apresentam a criança o mundo que para eles representa sua realidade.

As primeiras palavras que uma criança aprende é efeito do ter ouvido. O que os adultos falam. Assim, como os primeiros objetos que ela domina é efeito do que ela viu. Ou melhor, do lhe mostram acompanhado de um signo linguístico que vai se tornar corpus imagem-sonora em sua mente. Ela começa a representar o mundo pelo que ouviu e viu. Esta sua primeira vivência de fé na objetividade que foi criada pela forma de subjetivação posta pelos adultos.

Como a criança ainda encontra-se em processo evolutivo físico e mental, ela só repete o que lhe foi falado e mostrado. Para o filósofo holandês Spinoza, esse é o mais baixo grau de conhecimento que elabora as imagens e os signos que serão usados para criação da imaginação e da superstição. Ainda não há na criança um processual racional. O que significa que ela vive na ordem do pré-conceito. Como não evoluiu cognitivamente, ela usa os conceitos sem realizar os seus exames. Pode-se afirmar que ela fala por falar, preconceituosamente. Ela pré-concebe os conceitos que lhe foram oferecidos.

Se lhe mostram um objeto acompanhado pelo signo mamadeira. Ela acredita e repete. Se lhe dizem essa é a “mamãe”. Ela acredita e repete. Se lhe mostram “essa flor foi criada por Deus”. Ela acredita e repete. Assim, vai sendo concebido seu mundo imagético e sonoro. Quer dizer, linguístico. Tudo em forma de preconceito. Como todo signo linguístico tem elementos político, social, econômico, antropológico, estético, moral, a criança não aprende enunciados vazios, mas enunciados que representam um mundo agenciado por enunciações de sujeito coletivo. Entretanto, a criança não sabe, que quando lhe apresentam um objeto, como uma cadeira, que por trás desse corpo existem milhares de trabalhadores, salários, opressão, exploração imprimidas pelo capital.

Se os adultos lhe apresentam o negro, índio, a mulher, o homossexual, o pobre, de forma repulsiva, ela assim também concebe. Do mesmo modo que ela acredita que um Deus criou o mundo, porque os adultos lhes disseram. Dessa forma, todos nós ingressamos no mundo pela condução do preconceito. Também conhecido, banalmente, como senso comum. Por isso, a maioria das pessoas, até muitas com curso superior, são agentes tautológicos da semiótica dominante. Os conceitos que aprenderam quando crianças continuam como suporte sensível e cognoscível de suas existências como corpos petrificados. É por esta razão que é muito difícil encontrar pessoas singulares. E por essa razão, quando você encontrar uma pessoa singular a cative e componha com ela bons encontrso.

Como pode ser observado e entendido, esse sujeito que repete o que lhe foi falado e mostrado, é um sujeito-sujeitado como efeito. Jamais causa. E como efeito ele continua no mais baixo grau de conhecimento. O que leva Spinoza a afirmar que ninguém nasce racional. Para ser racional é preciso deixar de ser efeito e se tornar causa de si mesmo ou conhecer o corpo que lhe afeta. Ou melhor, analisar os corpos que lhes afetam e sair do estado de afecção passiva. Atingindo o grau racional a pessoa examina os conceitos que herdou de sua infância e procura seu verdadeiro significado. Feito isso, ela tem um mundo resultante de seu processual intelectivo, fora dos corpos mitificados e mistificados que os adultos lhes apresentaram. É uma pessoa que sente mais e pensa em outra dimensão. Um ser livre diferente do homem cativo.

Aécio Cunha, candidato das direitas, porta-vozes e agentes do capitalismo internacional, tem nos mostrado que é um triste efeito do estado do ouvir, ver e repetir. Quando ele, em um debate, chamou Luciana Genro, de leviana, assim como também Dilma, ele só estava repetindo o signo sem examinar seu conteúdo para dominá-lo e usá-lo. Aécio não sabe que o conceito leviano carrega como corpos enunciativos o sentido da não responsabilidade e da não reflexão. Um corpo moral e outro epistemológico. Ser responsável implica moralidade. Refletir implica conhecimento.

Nem Luciana Genro e nem Dilma tiveram condutas levianas, visto que o que elas enunciaram saiu da reflexão responsável. Luciana e Dilma se referiram sobre o aeroporto construído por Aécio Cunha com dinheiro público em terreno de seu tio. Um fato já envolvido em análise jurídica. Daí nenhum ato de irresponsabilidade e nem irrefletido pelas duas candidatas. Mas como Aécio Cunha não conhece o sentido do conceito leviano, ele usa da forma como aprendeu sendo efeito do que lhe disseram sem qualquer exame linguístico. Sem qualquer sentido político-histórico.

 Da mesma forma ele usa o conceito mentira. Quando Dilma mostra os comportamentos de seu partido PSDB, e os seus como antidemocráticos, ele recorre á tautologia e grita “mentira, mentira, mentira”, como qualquer pessoa que pretende se defender com palavras vazias porque não sabe argumentar e não carrega os corpos dialéticos do conhecimento. Ele recorre ao conceito mentira para se convencer que não existe verdade. Para e verdade é a mentira que pronunciar como signo contestador. A verdade de que foi seu partido quem iniciou a prática da corrupção no Brasil recente, para ele mentira. Mesmo que a história já tenha confirmado essa prática de seu partido.

No mais, Aécio Cunha, incapaz de construir argumentos racionais, reage compulsivamente recorrendo às palavras que ele ouviu sem ter examinado. Daí, que sendo ele efeito e não causa, chega até a quem lhe observa uma compreensão, que ele sequer leu O Diário de Um Mago, do sobrenatural escritor Paulo Coelho. O mestre da literatura supersticiosa. O mais baixo grau de conhecimento.

É por isso que essa eleição é um bom momento para um exame linguístico-equizoanalítico. Ou uma psiquiatrização social, porque há um grande número de eleitores tautológicos. Agentes-efeitos, meros repetidores do que lhe impuseram. Uma condição nada democrática, posto que democracia é causa social produzida pelas potências de todos. 

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Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

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