FÓRUM BRASIL DE COMUNICAÇÃO PÚBLICA 2014 DISCUTE FIM DO MONOPÓLIO DAS MÍDIAS E BUSCA DE IGUALDADE

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É do conhecimento até dos desinformados que o caso das mídias é um caso de política. Política no sentido mais sintético: a potência social. Mas como se vive em uma democracia representativa, é lógico que essa potência também se estende até o Congresso, embora a maioria de seus representantes não seja traspassada por essa potência.

 É caso de política, porque só a política pode enfraquecer e afastar todas as formas de tiranias, visto que as tiranias são resultantes do fracasso da política. E é isso que se observa e se lamenta quando se trata das mídias no Brasil. Há no país uma verdadeira tirania das mídias comandada pelas Organizações Marinho, especificamente, Rede Globo conjuminada com os jornais Folha de São Paulo, Estadão, Globo, revistas Veja, Época, IstoÉ, e inúmeras emissoras de rádios.

Essa tirania, de certa maneira, é beneficiada pelas verbas distribuídas pelo governo federal de forma não igualitária, privilegiando poucas concessões de televisão e rádio, onde a TV Globo aparece como a mais beneficiada, abocanhando 88% do montante da verba para publicidade. E com o desplante de se fazer a maior força opositora usada contra os governos populares. Embora, em todos os períodos de eleições presidenciais essas mídias se manifestem como o mais forte cabo-eleitoral que trabalha contra o candidato do governo, todavia, nessas eleições elas exorbitaram de suas tiranias fascistas. Como ficou explícito o caso da suja revista Veja que ampliou seu jornalismo terrorista contra a candidata à reeleição Dilma Vana Rousseff, cujo sujo intento não foi alcançado. Dilma foi reeleita para o bem da democracia.

Pois é com esse objetivo de analisar e buscar novas formas de política midiática que está sendo realizado o Fórum Brasil de Comunicação Pública 2014 na Câmara dos Deputados. Na abertura a deputada do PCdoB, Jandira Feghalli falou sobre as mídias comerciais e sua ingerência nas eleições e das mídias alternativas. Participaram também do fórum autoridades e parlamentares.

“Temos agora, a oportunidade de fazer esse debate em um período pós-eleitoral, no qual se viu o embate da mídia comercial brasileira e forma como ela entra nas decisões políticas brasileiras.

Pudemos ver que, livres ou alternativas, as mídias se comportaram de outra forma durante o processo político eleitoral. Além disso, enquanto mais de 2 mil rádios comunitárias estão sendo processadas há uma Editora Abril agindo da forma como agiu”, observou a deputada.

Orlando Guilhon, da Associação de Rádios Públicas do Brasil (Arpub), disse que é difícil os gestores desses veículos mostrarem essa ideia diferente para a sociedade.

“A própria EBC (Empresa Brasileira de Comunicação), mostra isso. Precisamos ter mais dinheiro para, inclusive, fazer propaganda e divulgação, na busca de audiência para esses veículos, e fazer contraponto à mídia comercial, sem se tornar chapa branca”, disse Orlando Guilhon.

Para Nelson Breve, presidente da EBC, a sociedade deve tomar posição para fazer com que a comunicação pública seja uma questão de Estado.

“Se não reivindicar e não pressionar quem tem poder para decidir as prioridades do Estado, os recursos da comunicação pública sempre serão escassos para o desafio. Até porque é muito caro fazer comunicação, em função da necessidade de uma base de infraestrutura muito forte e sustentável.

O país precisa de uma comunicação pública independente, democrática e apartidária. Eu já tornei pública minha posição sobre isso em outras oportunidades. Sou a favor da desvinculação da EBC e Secom.

Há mais de 5 mil emissoras públicas em todo o país. Com isso, a dificuldade na construção de unidade na diversidade. E isso não é fácil fazer, seguindo princípios e objetivos comuns, e sem um bom modelo de governança”, afirmou Breve.

O que se torna necessário nessa questão é a participação da sociedade civil como potência capaz de influir na aprovação da lei da democratização dos meios de comunicação. Com isso a sociedade já estará mostrando o que tipo de mídia pretende para si e qual a realidade comunicacional lhe é necessária.

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USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

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VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

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