AÉCIO, SUA INEXISTENTE BARBA, E OS BARBUDOS: CRISTO, MARX E FREUD

??????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????Durante toda pré-história os homens tinham barba. Alguns entendimentos podem ser inferidos sobre essa realidade. Os homens não se preocupavam com ter barba por trata-se de um caso natural, ter barba não lhes incomodavam e, também, porque não havia instrumento técnico para rapa-la. Com as evoluções epistemológicas e, consequentemente, a produção de um instrumento cortante, alguns começaram a fazer uso em si mesmo. O resultado foram barbas raspadas.

Na antiguidade era comum o uso de barba, assim como também na Idade Média. Mas um fato histórico levou muitos a cultuarem a barba: a representação patriarcal simbolizada como autoridade. Daí para frente essa categoria passou a dominar em muitos homens. Entretanto, alguns homens transfiguram o uso da barba com símbolo patriarcal para representação da responsabilidade histórica em que estavam engajados.

O certo mesmo, é que o cultivo da barba tem vários sentidos, mas sempre como expressão social. Houve um tempo em que a maioria dos homens não fazia mais uso do culto à barba. Isso ocorreu, em grande parte, no final do século XIX e XX. Um fator foi o hipócrita conceito burguês de que barba traduzia falta de higiene, sujeira do usuário.

Todavia, com o pós-guerra, e, consequente, com as novas formas de entendimento do mundo, eclodiram movimentos políticos, sociais, artísticos em que seus membros passaram a fazer uso da barba. Por exemplo, na década de 50, oriundo da década de 40, o movimento beatniks, impulsionado pelo poeta Jack Kerouac, que cartografou o movimento hippie. Os barbudos de então, têm na barba uma representação de liberdade que se expressava no protesto contra as forças do império capitalista promoter das guerras colônias, como no caso do Vietnam, com objetivos econômicos.

De lá para cá, uso da barba não perdeu essa representação. Entrou nas universidades, nas comunidades artísticas e operárias. Exemplo honesto de engajamento pela liberdade, Lula e sua barba. No Brasil, com a ditadura civil-militar, era um signo que para as forças repressivas representava subversão. O barbado era comunista, inimigo da ditadura. É muito simples entender essa “sabedoria” repressiva. Burguês não usa barba. Burguês é fariseu: é certinho, reto e limpinho.

Com essa história de cultuar a barba de modo displicente, muito nego ganhou um broto. A barba dava charme ao barbudo. Sem falar que também dava o charme do falso intelectual. Alguns brotos caírem nessa esparrela. Passavam a namorar o barbudo acreditando trata-se de um poeta, intelectual, qual o quê. O cara era um tremendo babaca. Muitas vezes dedo-duro. Porque a repressão usou esse recurso. Era comum descobrir dedo-duro barbado se passando por um cara livre. Um cara enturmado.

Pois bem, dos grandes nomes que elevaram e elevam a humanidade, três se revelaram incontestes barbados históricos. Cristo, Marx e Freud. Mas suas barbas transcendiam às imposições das etapas sociais. Não representavam o patriarcalismo, o compromisso e o modismo. Eram barbas por si mesmas. Portanto, barbas singulares em suas individuações. Só que essas barbas foram entendidas como modelos a serem seguidos. Daí um número de simuladores barbados: têm barbas, mas não têm. Na verdade, apenas uma caricatura.

Como é sabido de alguns brasileiros, Aécio Cunha, deixou a barba crescer. E, como também é sabido de alguns brasileiros, Aécio Cunha é um típico burguês que defende com destemor o ideário do sistema capitalista. E como defensor do sistema capitalista carrega os valores dele.

Sendo assim, sabe-se que a barba de Aécio não tem nenhuma semelhança com as barbas das três grandezas da humanidade. Assemelhar a Aécio com Cristo é destrambelhar a história. Aécio é ressentido. Cultua a vingança. Conspira continuamente contra Dilma que para ele é responsável por seu sofrimento. Ao contrário, Cristo não tem ressentimento. Não culpa ninguém, não persegue a vingança e nem julga. Não carrega um tribunal para condenar, porque não se toma como juiz. Em relação a Marx, não precisa caprichar nas tintas, como diziam nossos avós. Basta reafirmar: Aécio é um burguesaço. Cultua compulsivamente os valores capitalistas, principalmente a ambição. Já, com relação a Freud, é claríssima a confirmação edipiana de Aécio. Toda a carreira de Aécio foi pontuada pelos vínculos da proteção dos códigos do complexo de Édipo. Ele sempre precisou da imagem do pai para colher seus frutos da árvore triangular edipiana. Precisou do avô. O símbolo patriarcal do Édipo como estrutura do familismo. Daí que edipianizado permanece menino. Um quadro preocupante para o país, visto que uma nação não pode ser governada por um menino. Mas essa ameaça já passou. Mas em sua fantasia Aécio continua a ordenação edipiana. Por exemplo, a proteção que as mídias aberrantes lhes concedem. Aécio não escapa de Édipo.

Em síntese, a barba de Aécio não reporta a nenhuma dessas grandezas da humanidade. É uma barba caricata que só agrada a ele para poder fantasiar um ‘novo visual’. E poder afirmar fantasiosamente: “Vejam, agora sou outro”.

Mas na verdade, é Freud quem explica mais intrinsecamente essa questão. Para Freud a barba de Aécio não passa de uma ilusão. Porque a ilusão é um desejo sem objeto real. Freud é Freud, rapaziada! Não deu outra: Aécio raspou a barba. Era tudo ilusão!

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