A REDUNDÂNCIA/SIGNIFICANTE DA ENUNCIAÇÃO “EXTREMAMENTE GRAVE” USADA POR AÈCIO E SEMELHANTES

ad4f7-aecio-neves-jpg_195624“A linguagem não é mesmo feita para que se acredite nela, mas para obedecer e fazer obedecer”, dizem os filósofos Deleuze e Guattari. A assemelha-se a B, B assemelha-se a C, C assemelha-se a D e assim se mostra o destino inglório incomunicante. O ouvinte A obedece a mensagem sem analisa-la, e passa para B que lhe obedece. Por sua vez, depois de obedecer A, C se faz obedecer por D, o mesmo D faz com C e assim ao infinito o significante se imobiliza no vazio como ilusão de comunicação. Ou seja, ninguém fala e, consequentemente, ninguém ouve. É a tirania do discurso indireto.

Na verdade o que se tem é a imobilidade da palavra de ordem, expressada no significante, que se quer como veracidade comunicativa através da linguagem. Triste querer, já que a linguagem não é para que se acredite nela. Tudo não passa de uma ecolalia. Ou, se alguém se apetecer, tautologia. A redundância do mesmo. O significante sem referência real, apenas como abstração-linguística. Para um entendimento mais simples: o discurso do vazio. Ironicamente: dizer nada não dizendo. Escárnio-linguístico: se o nada é o nada sempre há nada que dizer. Daí que o ecolálico é o puro modelo do vazio-linguístico.

A redundância ou a mostra espectral do significante é o suporte dos meios de comunicação de massa, mesmo quando as expressões parecem ser diferentes. Se não houvesse a força cristalizadora da redundância-significante não haveria meios de comunicação de massa, cujo propósito é fazer com que todos os códigos que se apresentam como diferentes sejam, ao mesmo tempo, os mesmos em seus objetivos: colar como necessários no sujeito-sujeitado ou sujeito massificado.

Tanto os meios de comunicação de massa quanto os sujeitos-sujeitados ou sujeitos massificados apresentam um atributo necessário para que a imobilidade linguística se faça na ordem viral. É necessário que eles encontrem-se socialmente na ordem do clone ou do replicante. Que eles sejam cópias de um modelo virtual que não tem referência real. O que significa que não possuem essência, origem natural, função, substância de troca como afirma o filósofo Jean Baudrillard. São meros espectros fractais.

Pois é nesse quadro da redundância/significante, da ecolalia/clonada, que o senador derrotado, ressentido e conspirador-cômico, Aécio Cunha, e outros da mesma estirpe-afásica, flutua em suas enunciações quando recorre ao “extremamente grave” ao fantasiar sobre uma notícia que ele acredita que pode atingir o governo popular da presidenta Dilma Vana Rousseff. Como Aécio já demonstrou que não é homem de estudo, ele não pode entender que esse recurso tautológico jamais atingirá o governo, visto, que como toda redundância/significante, não tem referência no mundo real. Daí que se trata de uma empresa patética que só causa frouxos risos nos que entendem que tudo não passa de simulação-linguístico.

Ao fazer uso do superlativo “extremamente”, Aécio Cunha, o ressentido, acredita que pode influenciar outras pessoas a tomarem o adjetivo “grave” como fator-movente que as levem a se posicionarem contra o governo Dilma. Patética intenção-tautológica, visto que a maioria da sociedade brasileira tem uma existência real e não virtual. Nem seus semelhantes ele influencia, já que se eles acreditam no “extremamente grave” é porque já se encontram clonados na ordem da redundância/significante da simulação-virtual. Ou seja, já se encontram sujeitados a afazia e a surdez que nega a linguagem criadora de significados como troca de valor comunicacional. Estão clonados como entes replicantes dos mesmos códigos-molares.  

Em síntese: neles falta o confronto o Eu e o Outro como alternância de existência ontológica. O que constitui o fundamento político dos que vivem em sociedade-democrática.

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"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

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