PAIS, PROFESSORES, ALUNOS E FUNCIONÁRIOS SE REÚNEM PARA REIVINDICAR DIREITOS EDUCACIONAIS NA ESCOLA ARTHUR AMORIM, EM MANAUS

IMG-20150830-WA0017“Antes do ser há a política”, afirma o filósofo-psiquiatra Guattari. A política é a potência que processa a criação de saberes e dizeres que constituem o mundo das experiências necessárias à existência que posteriormente vai possibilitara a presença ontológica do ser. Sem política não mundo necessário, mas tão somente simulação de existência. A política não é um marcador de poder, porém uma potência de produção livre de formas continuamente novas de existir. Daí, porque educação é um caso de política.

Simples! Muito simples! Mas não é tão simples para os governantes, já que estes têm da política um discurso partidário como marcador de poder. Principalmente seu poder pessoal ou de seu grupo. Divorciados da política como potência criadora, os governantes tomam a educação como uma mera manutenção do discurso estabelecido pelo Estado como necessário à continuação dos corpos social e cultural que refletem, para eles, a tradição da sociedade que deve ser protegida.

Com esse entendimento, eles reduzem a educação ao investimento econômico nas escolas, visto que a educação como instituição do Estado deve funcionar através de via material, onde a política potência criadora não existe. Assim, o que se tem é uma educação como espectro, e não como devir-criador. Espectro que só confirma a redução cognitiva desses governantes em relação ao campo educacional. Não há neles o entendimento de que educação multiplicidades de corpos que ao se encadearem, como desejo, produzem outras formas de existências como necessidade de todos que se encontram como política potência criadora.

IMG-20150830-WA0016 IMG-20150830-WA0021 IMG-20150830-WA0027 IMG-20150830-WA0029Mas, no Amazonas, mormente em Manaus, nem esse entendimento espectral de educação os governantes têm. A educação como manutenção do estado de coisa já estabelecido sem perigo de mudar. A simples manutenção de escola, para que o educando, os professores, funcionários e pais possam frequentar é uma cruel realidade que avilta o sentido de experiência escolar. São inúmeras escolas em Manaus que não oferecem condições materiais para que seus agentes possam vivenciar a prática educacional.

 Entretanto, as escolas não apresentam somente carência material como falta de aparelho de ar condicionado nas salas – uma violência corporal e psíquica visto que Manaus tem temperaturas quase sempre altas em virtude de seu clima quente e úmido -, bebedouros sem funcionar, ausências de carteiras, quadros avariados, falta de merenda, prédios sem reformas; elas apresentam também ausências de professores. Faltam professores nas escolas. Não é falta provocada pelo professor, mas falta porque o estado e o município não contratam professores para as escolas. Embora tenha havido concurso, os concursados ainda não foram chamados. Então, a cena é irônica ( não para os governantes): enquanto os professores concursados esperam ser chamados, os alunos esperam os professores que não foram chamados pelos governantes.

IMG-20150830-WA0034 IMG-20150830-WA0036 IMG-20150830-WA0037 IMG-20150830-WA0039 IMG-20150830-WA0047 IMG-20150830-WA0044 IMG-20150830-WA0045 IMG-20150830-WA0012 IMG-20150830-WA0038Pois foi exatamente experimentando esse quadro deplorável contra a educação, que pais de alunos da Escola Estadual Arthur Amorim, no Núcleo 15 do Bairro Cidade Nova IV se reuniram na sexta-feira passada com professores, funcionários e estudantes para debaterem o estado de coisa agressivo à educação que vem impedindo que o processual educacional se torne realidade nesse estabelecimento de ensino.

Como resultado da reunião, ficou acordado entre os participantes um ato de repúdio ao estado de coisa que fere a educação, que será realizado em data a ser marcada para ocorrer na frente da escola com a participação da Associação Comunitária do núcleo e mais moradores das ruas adjacentes. Na ocasião, serão tiradas pautas para novas atuações e audiência com as chamadas autoridades do ensino do Amazonas.

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USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

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VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

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