O DEPUTADO ENGAJADO JEAN WYLLYS (PSOL) DISSE QUE CUNHA É SOCIOPATA. E OS OUTROS?

images-cms-image-000473931

O movimento da antipsiquiatria se manifestou na década de 60 como um devir-político contrário aos principais fundamentos da psiquiatria ortodoxa e a psicanálise que reduziam seus fundamentos aos diagnósticos classificadores que rotulavam os pacientes qualificados como loucos relegando-os a produtos do complexo de Édipo. Ou seja, as psicoses se fundamentam na cena triangular. Assim, como também, o fator narcísico. Diagnosticar, rotular, confinar afastando o louco como ameaça social.

Os dois grandes antipsiquiatras dessa década são o sul-africano David Cooper e o inglês David Laing que apresentaram seus trabalhos impulsionados pelos conceitos dos filósofos Marx e Sartre, sem deixar de lado as formas de expressões das artes como o teatro, a música, a pintura, a literatura, a poesia o cinema, entre outras que fundamentos para conhecer as relações interpessoais e suas manifestações. Como ocorre sempre quando um devir-político se manifesta os dois foram muito contestados. Mas não adiantaram as contestações. Seus novos conceitos antipsiquiátricos tocaram no dogma da psiquiatria ortodoxa e na psicanálise.

Paralelamente ocorria o movimento da desinstitucionalização dos hospitais psiquiátricos comandados por Franco Basaglia com sua Psiquiatria Democrática Italiana que se espalhou pelo mundo, chegando até ao Brasil com grande força de mudança. É um movimento que até hoje se encontra em ação. Livrar o paciente das garras perversas da institucionalização psiquiátrica para ele se tornar, também, sujeito responsável por sua cura. Se que ele é um doente, já que, como diz Marx, as instituições sociais no sistema capitalista são manifestações patológicas.

Também ainda na década de 60, mas se mostrando com maior clareza e textura na década de 70, os filósofos Deleuze e Guattari realizaram com a obra O Anti-Édipo a revolução que tocou fortemente nas raízes da psicanálise principalmente em seu dogma maior o Complexo de Édipo, a menina dos olhos de Freud que sem ela nem Freud e nem a psicanálise existiriam. Como eles mesmos mostraram no desdobramento do Anto-Édipo, com a obra Mil Platôs, trata- se da verdadeira filosofia política. Tudo é uma questão de política. Até a antipolítica praticada no Congresso Nacional brasileiro.

Como é possível entender, os três movimentos se assemelham em um enunciado: enfraquecer o poder de rotular para imprimir nas pessoas rotuladas o conceito-discriminador de louco ou anormal. Uma forma de alienar e excluir pessoas de suas condições existenciais. Um recurso não muito visível usado pelo capitalismo para tornar a sociedade um mundo das aparências, mas que Marx com sua perspicácia tornou visível. Daí porque todos os três movimentos têm relação direta com o pensamento do filósofo Mouro de Trier.

Entretanto, existem alguns sujeitos-sujeitos que têm comportamentos que obrigam a comunidade a recorrer a alguns conceitos da psiquiatria com o propósito de torná-los mais visíveis, no meio em eles se alocam para que essa comunidade se resguarde das ameaças que esses sujeitos-sujeitados representam contra ela. Foi nessa situação que o engajado, honrado e atuante deputado Jean Wyllys (PSOL/RJ), recorreu ao conceito psiquiátrico de sociopatia para revelar a sociedade brasileira a síndrome Eduardo Cunha.

“Eduardo Cunha é um homem vil, ordinário, um sociopata, que praticamente colocou o Brasil a beira por interesses pessoais. Ele saiu do controle, da medida, hoje ele virou um problema. Ele deve ser cassado e preso em decorrência dos crimes que vem praticando há muito tempo”, diagnosticou Wyllys o Cunha.

O conceito psiquiátrico de Jean Wyllys sobre Eduardo Cunha sai de alguns sintomas que o deputado investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e em processo de cassação no Conselho de Ética na Câmara Federal por quebra de decoro parlamentar, apresenta em seus comportamentos.

  • Ele mente compulsivamente.
  • Não respeita as normas sociais que estabelecem as formas de comportamentos das relações entre os homens em sociedade.
  • Não apresenta qualquer sinal de remorsos resultante de seus atos prejudiciais ao meio em que se encontra.
  • Tem impulsiva e compulsiva disposição para agir só em seu benefício.

Jean Wyllys diagnosticou Eduardo Cunha, mas não diagnosticou outros que lhe auxiliam em suas ações antidemocráticas, visto que ele sozinho não teria toda essa performance que apresenta. Esses outros também mentem compulsivamente e devem ter sido eleitos em seus estados através da mentira e a mentira partidária é mentira social. Mentira que atinge a sociedade. Ao mentir eles não apresentam qualquer remorso, já que seus comportamentos saem da disposição impulsiva e compulsiva para agirem em seus benefícios. E aí se encontram todos os golpistas, visto que esse golpe é anticonstitucional, mas eles não sentem qualquer remorso diante de seus interesses. Logo, no sentido político, o sociopata é o anormal da democracia. Conceito político que certamente Cooper, Laing, Basaglia, Deleuze e Guattari não negariam.  

Mas Jean Wyllys não deve se desesperar, assim como milhões de brasileiros que cogitam o mesmo, Eduardo Cunha, segundo informações correntes, a Procuradoria-Geral da República (PGR) tem em sua disposição documentos que podem tirar Eduardo Cunha da presidência da Câmara Federal, já no começo de janeiro.

Não precisa nem esperar “quando o carnaval chegar”, como diz o filósofo da música brasileira Chico Buarque.

1 Response to “O DEPUTADO ENGAJADO JEAN WYLLYS (PSOL) DISSE QUE CUNHA É SOCIOPATA. E OS OUTROS?”


  1. 1 Rodrigues sexta-feira, 25 dezembro, 2015 às 3:37 pm

    Pela psiquiatria esse cidadão como a maioria dos políticos e classisificado dentro do transtorno chamado Anti-social, antes chamados de psicopatas, E essas características ora citada e de pessoas com esse transtorno. Parabéns pela análise!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

Acesse esquizofia.wordpress.com

esquizofia.wordpress.com

CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

_________________________________

BLOG PÚBLICO

Propaganda Gratuita

Você que quer comprar entre outros produtos terçado, prego, enxada, faca, sandália, correia, pé de cabra ou bola de caititu vá na CASA UYRAPURU, onde os preços são um chuchu. Rua Barão de São Domingos, nº30, Centro, Tel 3658-6169

Pão Quente e Outras Guloseimas no caminho do Tancredo.
PANIFICADORA SERPAN (Rua José Romão, 139 - Tancredo Neves - Fone: 92-8159-5830)

Fique Frio! Sabor e Refrescância!
DEGUST GULA (Avenida Bispo Pedro Massa, Cidade Nova, núcleo 5, na Rua ao lado do DB CIdade Nova.Todos os dias).

O Almoço em Família.
BAR DA NAZA OU CASA DA VAL (Comendador Clementino, próximo à Japurá, de Segunda a Sábado).

Num Passo de Mágica: transforme seu sapato velho em um lindo sapato novo!
SAPATEIRO CÂNDIDO (Calçada da Comendador Clementino, próximo ao Grupo Escolar Ribeiro da Cunha).

A Confluência das Torcidas!
CHURRASQUINHO DO LUÍS TUCUNARÉ (Japurá, entre a Silva Ramos e a Comendador Clementino).

Só o Peixe Sabe se é Novo e do Rio que Saiu. Confira esta voz na...
BARRACA DO LEGUELÉ (na Feira móvel da Prefeitura)

Preocupado com o desempenho, a memória e a inteligência? Tu és? Toma o guaraná que não é lenda. O natural de Maués!
LIGA PRA MADALENA!!! (0 XX 92 3542-1482)

Decepcionado com seus desenganos? Ponha fé nos seus planos! Fale com:
PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ (Rua Belforroxo, S/N - Jorge Teixeira IV) (3682-5727 / 9154-5877).

Quem tem fé naõ é um qualquer! Consultas::
PAI JOEL DE OGUM (9155-3632 ou paijoeldeogum@yahoo.com.br).

Belém tá no teu plano? Então liga pro Germano!
GERMANO MAGHELA - TAXISTA - ÁGUIA RADIOTAXI - (91-8151-1464 ou 0800 280 1999).

E você que gostaria de divulgar aqui seu evento, comércio, terreiro, time de futebol, procurar namorado(a), receita de comida, telefone de contato, animal encontrado, convites diversos, marocagens, contacte: afinsophiaitin@yahoo.com.br

Outras Comunalidades

   

Categorias

Arquivos

Blog Stats

  • 4.241.860 hits

Páginas

dezembro 2015
D S T Q Q S S
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Arquivos


%d blogueiros gostam disto: