CARTA CAPITAL: ESQUERDA DEBATE CANDIDATO ÚNICO, MAS PT NÃO VÊ SAÍDA ALÉM DE LULA

Eleições 2018

por Marina Gama Cubas — 

Fernando Haddad (PT), Luis Fernandes (PCdoB), Nelson Marconi (PDT) e Natalia Szermeta (PSOL)

Representantes de Manuela e Ciro defendem consenso, mas Haddad afirma que união não ocorrerá se o escolhido não for o ex-presidente

iMarina Gama Cubas

Fernando Haddad (PT), Luis Fernandes (PCdoB), Nelson Marconi (PDT) e Natalia Szermeta (PSOL) durante debate ‘O Que Nos Une’

O debate entre representantes dos pré-candidatos da esquerda e progressistas à Presidência, na sexta-feira 29, deixou claro que as ideias programáticas do PT, PSOL, PDT e PCdoB têm muitas semelhanças. A crítica ao governo Temer, também. No entanto, a sintonia pareceu parar por aí.

O encontro promovido pelo movimento Quero Prévias e que reuniu Fernando Haddad (PT), Luis Fernandes (PCdoB), Nelson Marconi (PDT) e Natalia Szermeta (PSOL) mostrou que não há uma concordância sobre uma união entre eles em torno de um único candidato já no primeiro turno. O assunto permeou todo o debate e incomodou inclusive parte da plateia que assistia ao encontro na Casa do Povo, em São Paulo.

Enquanto os representantes de Manuela D’Ávila e Ciro Gomes, em falas mais que afinadas, defendiam o candidato único nas eleições majoritárias – mesmo que essa candidatura não fosse a do ex-presidente Lula -, Haddad deixou claro do início ao fim que essa união não acontecerá se o ex-presidente não for o nome escolhido.

“Acho que nós deveríamos estar hoje debatendo um programa de um único candidato do nosso campo no primeiro turno das eleições. O Brasil está enfrentando um período gravíssimo e que está em causa a própria existência da nação enquanto país soberano”, argumentou Luis Fernandes, coordenador da campanha presidencial do PCdoB.

“A ameaça que paira sobre nós é gravíssima. Se a violência da cassação da legislatura do companheiro Lula à Presidência da República for confirmada, assim mesmo nós temos condições de ganhar as eleições. Mas para a gente  ganhar as eleições precismos estar unidos no primeiro turno para poder chegar no segundo turno”, completou sob aplausos.

A fala foi seguida de Nelson Marconi, que representou a campanha de Ciro Gomes no encontro. “Realmente a gente tem que pensar nessa união porque no fundo o que está em jogo hoje é que se a esquerda ou os progressistas não ganharem a eleição, o projeto liberal vai ser realmente consolidado nesse país dessa questão de legitimidade.”

Ele afirmou que o projeto neoliberal não possui legitimidade por causa do contexto de golpe, o que pode mudar caso o campo conservador vença a disputa. “A partir do momento em que eles ganham a eleição, aí sim a plataforma liberal pode vir a ser implementada com legitimidade. Então, essa é a questão principal que está em jogo nessa eleição, por isso acho que temos que pensar na união das esquerdas e dos partidos progressistas.”

Szermeta, que apresentava as proposta de Boulos do encontro, não levantou a bandeira de seus antecessores e focou nas propostas de sua legenda, mas sua postura não foi suficiente para finalizar o assunto, que permeou o bloco seguinte e deixou de lado discussões mais aprofundadas sobre estratégias para colocar em prática as reformas que todos os partidos lá representados concordam ser essencial ao país.

Representante petista, Haddad se mostrou confiante nos resultados eleitorais. “Um dos nossos candidatos certamente vai ganhar essa eleição na minha opinião. Acho que essa esquerda vai ganhar a eleição. E acho que as forças progressistas têm que estar unidas em torno de um projeto nacional, inclusive para garantir a sustentabilidade desse governo e a agenda desse governo que vai ter muita coisa em comum.”

A declaração do coordenador de campanha do PT foi rebatida por Marconi. “Tenho um pouco de receio que, se a gente não se unir, não tenho tanta certeza que a esquerda ganhe o primeiro turno. Quero pensar assim de forma otimista, mas não tenho tanta certeza.”

O grau de desesperança foi corroborado por Fernandes. “Certamente se qualquer um de nós consultar mais amplamente os movimentos sociais, as bases de apoio de nossos partidos, na sua maioria, eles acham que deveríamos estar unidos na campanha eleitoral. E que nós estivéssemos unidos já no primeiro turno.” E complementa dizendo que “queria comungar da confiança do Fernando Haddad”.

No quinto e último bloco, insistentemente o representante de Manuela D’Ávila fez questão de concluir sua fala da onde começou. “Do que foi apresentado aqui, há sentido essas candidaturas não estejam unificadas no primeiro turno das eleições?”.

A fala de Luis Fernandes foi aplaudida, porém interpretada por uma senhora como uma desistência à candidatura de Lula. Interrompendo a fala de Fernandes, ela puxou o coro da plateia com o jingle “Ole, ole ole, olá! Lula, Lula” e disse: “essa é uma palavra mágica para unificar a esquerda”.

Em resposta, o representante do PCdoB disse defender o direito do petista “ser candidato e do povo votar nele”. “Mas o ponto que quero levantar é que tenho certeza que estaremos juntos no segundo turno. Mas temo que estejamos juntos fora das urnas.”

Com a palavra final do encontro, Haddad não arredou o pé, Em uma fala que soou como música aos ouvidos do próprio partido – que alimentava desconfiança de parte de seus pares após conversar com Ciro Gomes – manteve a posição da alta cúpula de sua legenda. “Como nós do PT podemos abrir mão do Lula? Não temos condição política, eleitoral, moral, programática. O PT não pode e não vai abrir mão de Luiz Inácio Lula da Silva”.

0 Responses to “CARTA CAPITAL: ESQUERDA DEBATE CANDIDATO ÚNICO, MAS PT NÃO VÊ SAÍDA ALÉM DE LULA”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

Acesse esquizofia.wordpress.com

esquizofia.wordpress.com

CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

_________________________________

BLOG PÚBLICO

Propaganda Gratuita

Você que quer comprar entre outros produtos terçado, prego, enxada, faca, sandália, correia, pé de cabra ou bola de caititu vá na CASA UYRAPURU, onde os preços são um chuchu. Rua Barão de São Domingos, nº30, Centro, Tel 3658-6169

Pão Quente e Outras Guloseimas no caminho do Tancredo.
PANIFICADORA SERPAN (Rua José Romão, 139 - Tancredo Neves - Fone: 92-8159-5830)

Fique Frio! Sabor e Refrescância!
DEGUST GULA (Avenida Bispo Pedro Massa, Cidade Nova, núcleo 5, na Rua ao lado do DB CIdade Nova.Todos os dias).

O Almoço em Família.
BAR DA NAZA OU CASA DA VAL (Comendador Clementino, próximo à Japurá, de Segunda a Sábado).

Num Passo de Mágica: transforme seu sapato velho em um lindo sapato novo!
SAPATEIRO CÂNDIDO (Calçada da Comendador Clementino, próximo ao Grupo Escolar Ribeiro da Cunha).

A Confluência das Torcidas!
CHURRASQUINHO DO LUÍS TUCUNARÉ (Japurá, entre a Silva Ramos e a Comendador Clementino).

Só o Peixe Sabe se é Novo e do Rio que Saiu. Confira esta voz na...
BARRACA DO LEGUELÉ (na Feira móvel da Prefeitura)

Preocupado com o desempenho, a memória e a inteligência? Tu és? Toma o guaraná que não é lenda. O natural de Maués!
LIGA PRA MADALENA!!! (0 XX 92 3542-1482)

Decepcionado com seus desenganos? Ponha fé nos seus planos! Fale com:
PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ (Rua Belforroxo, S/N - Jorge Teixeira IV) (3682-5727 / 9154-5877).

Quem tem fé naõ é um qualquer! Consultas::
PAI JOEL DE OGUM (9155-3632 ou paijoeldeogum@yahoo.com.br).

Belém tá no teu plano? Então liga pro Germano!
GERMANO MAGHELA - TAXISTA - ÁGUIA RADIOTAXI - (91-8151-1464 ou 0800 280 1999).

E você que gostaria de divulgar aqui seu evento, comércio, terreiro, time de futebol, procurar namorado(a), receita de comida, telefone de contato, animal encontrado, convites diversos, marocagens, contacte: afinsophiaitin@yahoo.com.br

Outras Comunalidades

   

Categorias

Arquivos

Blog Stats

  • 4.240.696 hits

Páginas

julho 2018
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Arquivos


%d blogueiros gostam disto: